Esta página veio de um manual da Popular Mechanics, de 1952, intitulado “All about your car”. Aposto que os estimados Chico e Luiz Sampayo tinham um na cabeceira, quando meninos! ;)
Sensacional o método de alinhamento sugerido. Por acaso, piadas a parte, alguém já fez ou viu isto ser feito? Só curiosidade. É que têm tanta coisa que pode influenciar isso…
Via H.A.M.B.
Bons tempos, havia aqui em Sto.André nos anos 60 uma divisão da Pirelli, ótimamente equipada, que atendia os consumidores para balancear e alinhar as ronhas daquela época….com hora marcada ! era o pessoal que trabalhava para a Divisão de Competições da fábrica….outros tempos, hj os carros não tem mais problema, eu me espanto quando preciso frear forte o Camaro (o bicho tem freio a disco nas 4 rodas), foge para todos os lados, insiste em querer fugir das mãos, soluções existem e custam caro, novas suspensões dianteiras com bandeijas tubulares, amortecedores reguláveis, suspensão traseira modificada sem aquelas criticas molas semi-elipticas……………..e principalmente VERGONHA NA CARA DOS GOVERNANTES PARA TERMOS UMA CIDADE MENOS ESBURACADA, ANDO EM MÉDIA 120 KM AOS DOMINGOS E O SOFRIMENTO NESTAS PLAGAS DE SÃO PAULO E DA GRANDE SÃO PAULO É TERRÍVEL…os carros novos não sofrem pois as fábricas já os constroem para estas condições….mas o Camaro é um sofrimento só.
E eu que tive rodas de magnésio (liga mesmo, não são fajutas) da Scorro? Consegui desfrutar 2 anos e só…
É, mas isso aqui é um país corrupto que desvia dinheiro de infraestrutura para as negociatas dos seus gestores. Qual a novidade? Vamos falar de carro antigo, Chico, por favor? ;)
Ademais, temos o raro prazer de andar com carros antigos em estradas de antigamente, tal qual eram no início dos anos 20 quando o Washington Luís afirmou que governar é abrir estradas. De fato, ele abiu várias. Como daí em diante ninguém mais fez quase nada digno de merecimento, força é reconhecer que desde então ninguém mais governou esta república! ;) Cambada de f#!~!
Chico, conta aí, qual corda tu usava pra alinhar as rodas dos Willys? Sisal mesmo ou já era nylon? RSRSRSR!
O método é funcional. Se o sujeito tiver uma boa expertência, paciência, bons olhos e passar um pouquinho de graxa (acima de 80km/h qualquer diferencinha transforma o carro em um massageador) na argola, fica perfeito.
Nikollas, vc acertou qd relaciona tempo do onça e a suposta preferência literária de quem apreciava e precisava praticar debreiagem dupla. Contrariando exemplos que atualmente vem ateh do topo de nossa pirâmide, ainda prefiro me alinhar aos que respeitam toda palavra escrita, das remotas escrituras à Era Internet, passando por aí a sabedoria contida na citada Popular Mechanics e similares. Publicações essas, cuja maioria adquirí casualmente por troca de mt Gibí nos 50s que leio, releio e zelo na mesma consideração como o faço com os velhos volumes dos renomados JAlencar, MAssis ou JVerne. – A forma de balanceamento relembrada, eh simples, eficiente e mtmo antiga…mas para zerar haja paciência, como a de um italiano e competente motorista&mecânico que tive o previlégio de mt ver e ouvir de suas habilidades profissionais. Fraterno Ab