Numa dessas noites, sem ter assunto para pesquisar, digitei ‘rare ford’ no Google e fui ver os peixes que a rede me trouxe. Quando se trata de Fords, afinal, há sempre algo para ser descoberto.
Acima, a brochura do lançamento da primeira Ford Coupé Utility em 1934.
Muitas páginas adiante, umas carrocerias estranhas de caminhonetes baseadas em Fords antigos apareceram e me chamaram a atenção. Por serem pickups, achei que o assunto seria da alçada do meu amigo Mauricio, que está envolvido num projeto de caminhonete no momento, e por isso mandei para ele os links. No dia seguinte ele me manda umas fotos e o texto misterioso: “acho que foram feitas só na Austrália”. Pronto, ele havia puxado o pino da granada…
Acima, o único Ford Utility Roadster 1933 restaurado que se têm notícia no mundo. Abaixo, um dos poucos Coupé 1934 que restaram, e que só foram fabricados na Austrália.
Meio sem tempo esta semana, apesar da curiosidade, deixei o assunto de lado, mas eis que ontem, assistindo ao novo filme da Nicole Kidman, “Australia“, topei de novo com aquela estranha configuração de pickup, com uma cabine estendida e caçamba incorporada ao conjunto, e aí não teve jeito, fui investigar o assunto.
Acima: em 1931 a Ford comercializou, nos EUA, esta versão de luxo de uma pickup baseada no seu modelo A. Na Austrália isso já acontecia desde 1928.
De fato, como deduziu Mauricio, esse lindo tipo de carroceria (utility coupé, ou seja, uma caminhonete baseada em um carro de passeio) teve sua origem na Austrália e permaneceu praticamente uma exclusividade deles por muitos anos. E, como sempre deve ser nesses caos, há por traz destas carrocerias maravilhosas uma história fantástica que eu gostaria de contar agora.
Acima, um dos estudos de Lewis Bandt que não foram aprovados pela Ford nos EUA. Muito moderno, não?
Diz a história que em 1932 uma carta foi enviada à fábrica da Ford em Geelong, Victoria, Austrália. Foi escrita pela esposa de um fazendeiro local que, cansada de chegar à missa de domingo com as roupas amarrotadas, achou que seria justo questioná-los sobre “por que vocês não fazem um automóvel com o qual possamos ir à Missa aos domingos e vender nossos porcos no mercado na segunda?”. É preciso saber que, na época, os bancos emprestariam dinheiro para um fazendeiro comprar um caminhão mas nunca um carro de passeio.
Uma linda e original Ute 1939. Estou encantado pelas curvas destes Fords.
A carta caiu na mesa do diretor Hubert French que, ao invés de polidamente encaminhar uma desculpa qualquer, a remete a Scott Inglis, gerente de vendas, que por sua vez a leva até o superintendente da fábrica, Slim Westman, e estes decidem mostrá-la ao departamento de design da Ford Austrália que, naquela época, era composto por uma única pessoa, o jovem Lewis Thornet Bandt.
Acima, duas lindíssimas e raras Ford Utility 1949 e 1950, com um pequeno stepside. Veja o caimento das linhas de teto de um utilitário adaptado localmente, sem a participação do staff de Dearborn. Muito bem feito, não?
Na época, Lewis (ao lado) era um jovem de 22 anos e talentoso, tanto que já havia sido indicado para outras oportunidades dentro da Ford. Entrevistado sobre o assunto, pouco antes de sua morte em 1987, Lewis se reocrda quando Inglis e Westman entram em sua sala com a carta na mão. “Tudo começou a germinar naquele momento”, disse ele. Westman imediatamente ponderou que se um carro comum fosse simplesmente cortado para receber uma caçamba atrás, racharia ao meio com o peso. Então Lewis desenha um sistema de reforço da estrutura do carro, que garantiria a segurança necessária “para que os porcos dessem um passeio de luxo por Geelong”, teria dito ele ao seu chefe.
Acima, mais uma Ford Ute Australiana, ano 1939.
Lewis então começa a rabiscar o que se seria o primeiro coupé-utilitário do planeta (ou roadster utility vehicle ou roadster ute) em um quadro negro com 10 metros de extensão. Semanas mais tarde, Westman aprova os desenhos e determina que dois protótipos sejam construídos. Era um desenho engenhoso, combinando duas coisas então inéditas, qual seja a cabine fechada e a caçamba a ela unida pelo prolongamento das laterais e com boa capacidade de carga.
Abaixo, Ford Ute ano 1953 e 1957.

Depois que aprovou os protótipos, Inglis consegue a verba para o ferramental e autoriza que sejam construídos os primeiros 500 Ute. A primeira unidade desce a linha de montagem de Geelong em 1934. Antes disso, é importante que se diga isto, ainda em 1928 a Ford Australiana já produzia uma configuração original de caminhonetes baseada nos Ford modelo A, que também tinham a caçamba em chapa integrada à cabina, o que permitia mais capacidade de carga, o equivalente a um pequeno caminhão só que em um automóvel de carga. Estes ficaram conhecidos como os “Roadster UTE” enquanto estes últimos, prduzidos entre 1934 e 38 (em diante) são chamados por “Coupé UTE”, sendo até hoje o equivalente australiano para as pickups americanas, em muito semelhantes ao nosso mercado nacional com suas picapes médias e com cabines esticadas.
Inicialmente considerado um luxo, nascido da frustrante experiência de uma mulher com os automóveis de sua época, os “ute” foram rapidamente assimilados como uma necessidade, tornando-se um padrão para a vida na fazenda e no campo, ao menos na Austrália de então.
Acima, propaganda de 1949, direto dos billabongs australianos!
Estranhamente, estes primeiros UTE da Ford nunca foram comercializados ou muito menos fabricados nos EUA. Ao contrário, são raríssimos. Estima-se que em 1937 apenas 300 unidades tenham sido produzidas e não mais do que 30 no ano seguinte, 1938. Para piorar o trabalho de investigação sobre a oridem destes veículos fantásticos, a fábrica de Geelong se incendeia anos mais tarde e o fogo destrói todos os registros daqueles primeiros Fords Utility.
Os modelos Ute que eventualmente são vistos em eventos nos EUA foram trazidos à força do exterior. Mas isso não tira o mérito de quem os projetou. Os Ford Utility, como também eram conhecidos, foram os primeiros utility vehicles do mundo, muito antes do próprio Ford Ranchero (1957) e Chevrolet El Camino (1958), a quem a história deu mais destaque. Ou, se você preferir, os Ute Australianos são pioneiros até se comparados com os equivalentes da Studebaker e da Hudson, nos anos 30 e 40, respectivamente.
Acima, a raríssima Mercury Utility 1948.
Para terminar, e como toda boa história que se preze, esta também têm um final surpreendente. Lewis Bandt trabalhou na Ford australiana por 48 anos, tendo desenhado, entre outras coisas, sistemas para os caças Thunderbolt e Spitfire durante a Segunda Guerra Mundial e o Ford Fairlane australiano de 1967. Onze anos após a sua aposentadoria, em 1987, Lewis dirigia pelos arredores de Geelong quando um caminhão de areia desgovernado colide contra seu carro, um Ford UTE que ele mesmo restaurou, ano 1934, vindo a falecer em decorrência deste triste acidente. O seu Ford foi restaurado e remarcado com o chassis nº UT0001, e é o modelo que se vê na foto abaixo.
Acima, o raro Ford Australiano Ute 1934 que vitimou seu próprio criador, Lewis Bandt, em 1987.
Como dito, a história dos primeiros Ford Ute australianos carece de mais detalhes e registros, principalmente os modelos do pré-guerra. Foram inclusive utilizados em condições adversas de uso e manutenção, eis por que tão poucos chegaram até nós. Infelizmente, carros raros como este são cobiçados por customizadores sem criatividade e luz póprias, atrás do seu troféu. É lamentável, ainda mais sabendo que nos EUA abundam outras carrocerias mais comuns e menos importantes para a história do automóvel.
Eu vou continuar pesquisando. E você, já conhecia esta história? Sabe onde podemos encontrar mais informação sobre as Utility? Se souber, deixe um recado que eu estou definitivamente encantado com o estilo destes Ford magníficos.
Há várias fotos das primeiras Ford utility através dos anos aqui neste link. Outras, aqui com uma versão ligeiramente diferente da que apurei em outras fontes.
A título de comparação, abaixo uma Ute Chevrolet 1935, lançada no mercado Australiano um ano após o primeiro coupé da Ford invadir os outbacks. Lindo também, não?
Via FastLane, RoadsterUTE, KitFoster, Ford-Forums e Time Machines. Um lindo Ford 1949 Utility está aqui.
sensacional história e também estou tentando desvendar uma; Meu cunhado tem uma Matford francesa 1937 pickup caçamba de madeira e que simplesmente não encontro nem sinal na internet, somente o sedan e assim mesmo poucas informações. Noto pela construção detalhada da caçamba(madeira e metal) que é serviço de fábrica.
Nunca tinha ouvido ou visto nada parecido. Valeu.
Marcelo, vi umas fotos lindas aqui na internet destes Matford, que se parecem muito com os Ford 37/38, além do nome. Alguma coincidência? E são lindos, vi um woodie aqui então que é muito bonito. Sorte pra vocês! Abraço, Nik.
Otimas fotos,fiquei encantado com os modelos da ford ute da australia!!
Que bom que gostou, Lucas. Se chegou agora, procure posts mais antigos, há muitas coisas que talvez lhe interessem também. Abraço, Nik.
olá , caro colega eu sou facinado por estas reportagem e carros antigos leio e procuro saber tudo sobre estes carros antigos eu não tenho um antigo mais tenho uma marca de carro sabe qual é FORD.
é muito bom a sua materia achei muito importante é 1.000 valeu tudo de bom.
abraços.
Obrigado, Paulo. Seja bem vindo. Abraço, Nik.
Ola pessoal , sou um apaixonado por carros antigos ,mais antigo mesmo , pois muitos diz quem gosta de coisas velha é sucata , então pode me chamar de sucateiro , pois é esses tipos de carros que me deixa sei la oquem , sem palavras.
quero parabenisar aquem fez este site, eu ainda vou compra meu carrão antigo e com minhas propria mão vou reforma-lo. Parabens a todos vocês
abraço , e sempre conquistando o mundo dos velhinhos.
Seja bem vindo, Segio.
E boa sorte com seu carrão.
Abraço, Nikollas.
muito legal eses caros gostei muito moro no Brasil
e gosto muito de esas fotos gostaria de ir um dia
para a australia beijinhos da garota do blogui
sou apaichonado por carros antigos
e gostei muito adorei a historia
muito legas e muitos bonitos
abraço.