Eles deveriam saber que o diabo mora nos detalhes!

Duas semanas atrás, a Phoenix Studio mandou pra meio mundo o email abaixo, oferecendo serviços de cromeação com desconto para pedidos ainda neste ano. Com 10% de vantagem na minha frente, atendi ao reclame e respondi ao email – quero um orçamento!

Escrevi para eles, dia 25 de novembro:
“Prezado, preciso de um preço com vocês. Poderia me ajudar?”
E eles responderam, prontamente:
“Olá Nikollas, Qual sua dúvida? Att” (sic). Bem, não era dúvida, era uma informação. E só no terceiro email descobri que não era prezado, mas sim prezada, pois eles na Phoenix não assinam email.
Aí escrevi:
“Simples, prezado amigo! (sic) Eu preciso cromar a frente inteira do meu Ford 1951, e vocês foram altamente recomendados. Queria um orçamento para isso. Inclui pára-choques, traseiro e dianteiro. E queria mais informações sobre frete e forma de transporte. Eu sou de Niterói, RJ.”
Não quero ser chato, mas Ford 51 para o nosso meio é um carro meio comum, para a Phoenix deveria ser ainda mais, por isso não mandei foto. Me tomando por Google, ainda assim a Phoenix me pede:
“Você teria fotos das peças para cromar? Se tiver me envia que mando para a pessoa responsável por cromagem Obrigada“. Bom, foi aí que descobri que 1) eles não conhecem Ford 51 (!) 2) nem  Google (!!) e 3) que quem me atendeu era uma senhora. Vamos lá, mandei a foto. Esta foto abaixo, não a dom meu carro, e relembrei o que havia escrito lá atrás, que era para incluir pára-choques traseiros no dúvida orçamento…

Eu sei o que tu tá pensando, que eu deveria ter mandado a foto do meu carro. Agora que me ocorreu isso, afinal, eles não insistiram. Se fosse importante, teriam. Mas isso é assunto pra discutirmos depois… Continuando, a resposta veio assim, uns três dias depois:

Nikollas, bom dia!
Preliminarmente, este investimento saíra na casa dos R$ 8000,00 a R$ 10.000,00, salvo reavaliação in loco. Prazo estimado em até 30 dias para entrega, se enviado ainda este ano, estamos concedendo 10% de desconto.
A disposição, Alex 41 9837 3738 (sic)

Bom, algumas considerações sobre o atendimento da Phoenix.

Eles não orçam, dão palpite, chutam. Eu não estou fazendo investimento algum, isso é retórica barata, mas contratando um serviço com objeto definido. Se não foi definido nõ o foi por minha causa. Não é admissível, nesse caso, receber uma estimativa de preços que pode variar em 25%, ou mais. E mais, não se preocuparam em informar sobre frete, coisa que eu fui explícito em pedir e sim, têm impacto direto sobre o custo total deste, como disseram?, investimento. Faltou atenção. Para concluir, um orçamento de mais ou menos dez mil reais deveria ser mais cuidadosamente formalizado, revestido daquelas formalidades que deve existir em empresas sérias. Que eu sei que eles são, mas afinal, o diabo mora nos detalhes e eles, como restauradores, têm obrigação de saber disso.

A questão também é que eu nunca achei aquele cromo deles legal, acho um brilho meio artificial, não é o cromo que esses carrinhos tinham 60 anos atrás. Somando tudo isso, vou aqui no pessoal da Penha mesmo deixar meu suado dinheirinho.

14 comentários sobre “Eles deveriam saber que o diabo mora nos detalhes!

  1. ALBERTO JUNIOR disse:

    Nik… já fiz inumeros serviços na Penha…Te aconselho olhar bemmmmmmmmm na hora da retirada pois sempre que mandei, 70% teve de ser refeita… ahhh saudades do Sr. Fernando de Niteroi, era caro mas que cromo… que tato nas peças antes de levarem o abundante banho de cobre que tapava micro arranoes… antes do cromo… Olha falam bem da cromagem Tarumã e da Schnaider (nao sei se escreví certo kkk) de SP. Ma tb te falo que o valor da PHOENIX deve se aproximar senao ultrapassar das mesmas peças novas americanas… e com a qualidade do cromo americano… sei lá Palpite… Abraçao!

  2. Nik disse:

    Alberto, a Penha tá assim é? Hmmm….
    A Tarumã amigos recomenda muito. Acho que são eles inclusive que fazem anúncio com a foto da grade de um Ford 51. E sobre os EUA, que nada, só fazem o conjunto do 1950. E custa $2k, logo…

  3. ALBERTO JUNIOR disse:

    Nik, vai lá na Penha dê uma boa sacada antes e só depois de estar certo que atende seus requisitos de qualidade peça fazer o orçamento… e nao pague nada antecipado…apenas o sinal de praxe (olha eu dando dica a medalhao de guerra!!! kkkkk que folga a minha…)
    Abraçao

  4. Guilherme Gomes disse:

    Nik, talvez tenham pedido fotos para ver o estado da sua grade e parachoques, se com cratéras, ferrugem, amassados, etc… Mas enfim, falharam em não justificar, afinal de contas, o profissional no assunto é a empresa.

  5. Francisco J.Pellegrino disse:

    Aqui em Sampa tem uma ótima, vou lembrar o nome e te mando, tenho um amigo dono de uma cromadora, a empresa tem mais de 40 anos, ele poderia fazer um serviço decente, mas é um muquirana mão de vaca, apesar de na vida pessoal ser MILIONÁRIO, somos amigos de infância, mas não recomendo para ninguém pois os parachoques do meu Camaro ficaram uma droga….como disse o Alberto Junior se economizar no cobre o serviço vai ficar ruim

  6. Nik disse:

    Chico, manda a dica sim. O erro da Phoenix foi pecar no serviço antes do produto. E o que a gente MAIS PRECISA hoje em dia? Serviço!

  7. Mario Buzian disse:

    A Metinbra fazia a cromagem dos Ford Nacionais nos anos 60 e 70, empresa muito boa e séria no ramo. Recomendo que tu faça um orçamento na Schneider também, Nik. Os meus amigos de SP fizram vários serviços com eles e o custo-benefício foi bem interessante…Não tenho o contato, mas via Google deve ser fácil.

  8. Nik disse:

    Vou fazer o seguinte: transformar meu carro num rat rod! Culpa da Phoenix, que me criou mais esse trauma! KKKKKKKKKKKKKK!!!!!!

  9. Nanael Soubaim disse:

    Maldira terceirização! Tenham certeza de que a empresa já perdeu muitas encomendas por falta de gente competente para dar o orçamento.

Deixe um comentário