100 anos do Ford modelo T

Aproveitando a ocasião do centenário do primeiro automóvel produzido em escala, daqui a dois meses, fui pesquisar mais sobre o assunto e aprendi e relembrei algumas coisas muito interessantes.

O Ford Modelo T 1908.

Henry Ford trabalhou por 20 anos até desenvolver o carro que foi finalmente lançado em 27 de setembro de 1908 como Ford Modelo T. Parte tecnologia existente, parte fruto dos seus próprios aperfeiçoamentos e pesquisas, nascia um automóvel ímpar. O Ford T chegava a 40 milhas por hora, fazia em média 8 kilômetros por litro, tinha motor de 4 cilindros e 20hp com válvulas laterais e transmissão com 2 velocidades.

Vista em corte do motor de 4 cilindros do Ford T.

O Ford T era movido a gasolina, álcool ou etanol, pois gasolina era um item raro então. A idéia era que os fazendeiros usassem álcool de milho para abastecer o seu carro. Mais tarde, com a maior oferta e baixo custo da gasolina, esta idéia perde o sentido. Na sua construção foram utilizados aços mais leves e resistentes, o que lhe conferiu resistência e durabilidade, suas marcas registradas. Enfim, com o modelo T Henry Ford pôs a América e o mundo sobre rodas, para sempre.

Nos primeiros anos, podia-se comprar um Modelo T em 4 cores: vermelho, azul, verde ou cinza. A história do “pode escolher qualquer cor desde que seja preto” veio mais tarde, como consequência da próxima novidade, a linha de montagem.

Opções de carroceria disponíveis para 1913

Em outubro de 1913 se inicia a produção na nova planta de Highland Park, Michigan. Reorganizando o processo, operários e fornecedores, Ford reduziu o tempo de produção de um modelo T de 12 horas e 8 minutos para 1 hora e 33 minutos apenas. Nascia ali a moderna linha de montagem.

Ilustração da linha de montagem de carrocerias do modelo T em 1914.

Como resultado, em 1914 Ford vendeu 308.162 veículos, mais que todos os outros fabricantes reunidos. Foi aí que, para acelerar a produção, ele passaria a pintar todos os carros exclusivamente de preto. Por tudo isso, o preço de venda do modelo T cai vertiginosamente. Um modelo Runabout, que custava US$825 no ano do seu lançamento, chega a custar somente US$260 em outubro de 1924. Além do preço, quase mais nada mudou durante sua produção: faróis elétricos são introduzidos em 1915 e, em 1919, o acionamento elétrico do motor passa a ser uma opção para os carros de carroceria fechada. Em 19 anos de produção a Ford comercializou mais de 15 milhões de Modelo T. Em 1924, quando a Ford celebrou a produção de 10 milhões de veículos, 9 em cada 10 carros nos EUA eram Ford, que respondia sozinha por 57% da produção mundial de automóveis. O modelo T era tão conhecido que, durante 1917 e 1924 Ford não precisou gastar nem um centavo com publicidade para vender o seu carro. Considerando todas as suas fábricas, um Ford Modelo T era produzido a cada 24 segundos no auge da produção.

Linha de montagem do Ford T em 1913.

Mesmo assim, a partir de meados da década de 20, já sentindo a defasagem de seu projeto inicial, Henry Ford tenta atualizar o modelo T com algumas modificações sutis, mas isso não consegue torná-lo atraente novamente ao consumidor. É chegada, então, a hora de mudar. Mas a Ford precisa de tempo para reorganizar uma empresa que só fazia um único automóvel. Por isso, as linhas de montagem são totalmente interrompidas em maio de 1928. Cinco meses depois, em 27 de outubro, a Ford entrega o primeiro Modelo A ao mundo. Mas isso já é outra história.

Souvenir: fatos marcantes na história do Ford T

Henry e Edsel Ford no modelo T de nº 15.000.000.

O Ford T em seu último ano, 1927. Rodas de madeira eram coisa do passado.

Múltiplos usos e aplicações, foi o T quem colocou a humanidade sobre rodas.

Ford T, uso militar, 1911.

Para saber mais, não deixe de visitar:

BestCars e o belo site Automotive History Line, como vários modelos do Ford T, ano a ano.

16 comentários sobre “100 anos do Ford modelo T

  1. Maryeniel Melo disse:

    Muito bom, estou fazendo uma pesquisa escolar e esse site tem td oq preciso ;)

  2. Orestes Faria Masseno disse:

    Gostaria de ver ford modelo T num desenho de Fabricação ou em um
    desenho explodido para se tentar replica-lo,falo da estrutura e carroceria,
    é claro.Mas se for possivel amecanica,sera melhor ainda.
    Grato.Saudações.

  3. carrosantigos disse:

    Orestes, eu também. Tenho procurado isso, mas, esse tipo de informação não dá bobeira por aí. Compre livros, a Amazon têm alguns sobre o assunto FORD T RESTORATION. Aqui no blog eu deixei os desenhos de uma picape Ford 32, com todo o detalhamento, você viu?

  4. William Cuenca Filho disse:

    Srs., Gostaria de saber onde posso obter plantas detalhadas para construção de modelos em madeira destas maravilhas mecânicas.

    Caso possam me ajudar, agradeço antecipadamente.

    Obrigado

  5. josiane m. b. disse:

    gostei muito deste blog de carros antigos, mas eu gostaria de comprar um Ford-T, mas não sei onde encontrar um.Se vocês souberem, por favor me avissem. Desde já, muito obrigada!

  6. Luiz Jorge Uliniki disse:

    Parabéns pela matéria. Ha anos estou realizando pesquisas sobre o famoso Ford T. Realizo trabalho cultural educativo esculpido em madeira e inicei a poucos dias uma réplica do Ford T 1924 todo esculpido em madeira para compor meu acervo. Convido a visitar meu blog na net no site – http://fotolog.terra.com.br/artesnamadeira. Meu objetivo é realizar um trabalho cultural explicativo baseado em artesanato esculpido em madeira. Toda matéria a respeito que puder obter me será de muita valia. Contato ulinikiarts@hotmail.com. Abraços Jorge.= Porto União-SC

  7. Thalles dos Santos disse:

    Estou precisando saber quantos Ford modelo T foram vendidos em 1927. Por favor quem souber me ajude. Obrigado.

  8. matias jose falcão disse:

    tenho as carcasa de un diferencial do ford t que quiser montar vai faltar pouco

  9. JOSE CARLOS CASSETA disse:

    estou restaurando um forde t estou precisando do diferencial gostaria de trocar informações com quem posui o carro

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