Que blog é esse?

Este é meu blog sobre automóveis, fotografias antigas e histórias.

Por isso é minha coletânea particular do que existe na web de melhor sobre Carros Antigos. Não tenho um tema específico, uma época ou modelo. Mas tenho minhas preferências, claro. Um blog eu acho que funciona bem para publicar imagens, e quando o assunto são carros antigos as fotografias de época são minhas favoritas. E aqui você vai encontrar várias, que nos permitem viajar pela época em que estes automóveis, hoje clássicos, eram parte do cenário de qualquer lugar do mundo, seja na cidade, seja na fazenda, seja no lazer das famílias.

Automóveis são objetos emocionais, que sempre nos despertam algum tipo de sentimento. Seja de aprovação, de desejo, de velocidade, um frescor da brisa no rosto ou mesmo de aversão ao seu design, nós sempre temos algo a falar sobre carros, principalmente os assim definidos como antigos.

Mas admirá-los ou dirigí-los é somente uma das possibilidades de se experimentar estes bólidos; a outra para mim é conhecer sua história e um pouco de sua tecnologia. Por isso, aqui também vou postar ilustrações técnicas (para mim de elevado valor artístico e documental) e principalmente fontes para as propagandas de época que, até o início dos anos 60, eram obras primas do design e da ilustração que, infelizmente, não se utilizam mais.

Muito do que vai publicado aqui foi uma dica de um amigo, uma conversa na oficina ou uma pesquisa em algum livro. Os temas relativos ao automóvel são infinitos! Dentro da minha possibilidade, porém, pretendo colecionar aqui o que de mais bonito e interessante eu achar por aí.

Um blog pode e deve ser um trabalho de muitos e não de apenas uma única pessoa. Gostaria realmente que você contribuísse com alguma dica, uma proposta de pesquisa ou mesmo uma crítica, pois, 2 meses depois de ter iniciado este blog, percebi que de alguma forma este espaço têm servido ao seu propósito, qual seja, o de ser um pequeno guia para um assunto muito pesquisado por todos nós dentro da web: os Carros Antigos!

Envie seu email para nikollas.ramos@gmail.com e terei prazer em trocar idéias e, sempre, aprender alguma coisa nova.

Abraço fraterno,

Nikollas Ramos.

Niterói, Rio de Janeiro, agosto de 2008.

90 comentários sobre “Que blog é esse?

  1. Albert Brave disse:

    Olá, cai aqui pelo google navegando e estou surpreso !!!
    Parabéns muito bom o blog, caso gostaria de divulgar em meu blog seria bem vindo e divulgaria o seu também …

    nota 10 !!!

    Abraço
    Albert Brave

  2. Rogerio disse:

    Cara, show de bola , gostei muito, vc merece ser reconhecido, valorizado pelas autoridades municipais, estavo navegando e pra minha surpresa, estou ai no seu blog.
    Gostaria de saber qual cidade vc mora ? e quais os dias disponivel para fazer uma visita ?obrigado pela gentileza.

  3. Rogerio disse:

    Cara, show de bola , gostei muito, vc merece ser reconhecido, valorizado pelas autoridades municipais, estavo navegando e pra minha surpresa, estou ai no seu blog.
    Gostaria de saber qual cidade vc mora ? e quais os dias disponivel para fazer uma visita ?obrigado pela gentileza. roger-da1985@bol.com.br

  4. Manuel disse:

    Olá, parabéns belíssimo blog.

    Ttambém tenho um blog sobre carros, mas o meu fala de um modelo só. Se poder adicionad oaos seus links eu agradeço. Senão puder sua visita já será muito bem vinda

    Ford abraço

  5. antonio neto disse:

    Quem descobre esse site sabe o quão pouco se conhece de carro.
    As histórias são bem contadas e é um passa tempo extraordinario.Isso é uma maravilha.É uma verdadeira maquina do tempo.PARABÉNS>

  6. Marcelo Fernandes disse:

    Cara…,não me contive e mandei àquelas fotos do Rosevelt, do batalhão de negros e os italianinhos lavando um motociclo por comida para um grupo que faço parte e acredito ja teres visitado, o CVMARJ.
    De qualquer forma vou mandar o endereço de seu blog para meus conhecidos porque é muito bom.
    Abraço e obrigado.

  7. Marcelo Fernandes disse:

    Tchê, como faço para te mandar umas fotos que tirei de um FNM que tem aqui em minha cidade?
    No aguardo.
    Abraço.

  8. Dirceu disse:

    Olá,
    Gostei muito de seu blog.
    Textos objeticos e fotos espetaculares.

    Vc me permitiria citar seu blog no Forum de colecionadores de Miniaturas
    ao qual faço parte (http://www.mundoemminiatura.com.br)?

    O intuito é levar informação e conhecimento aos nossos colegas de Forum.

    Desde já agradeço sua atenção.

    Um abraço e parabéns pelo belo trabalho,

    Dirceu.

  9. Carros Antigos disse:

    Dirceu, claro que pode! Adoro miniaturas e não sei se já viu, coloquei algumas aqui. O automóvel é uma miniatura em escala 1:1, se é que me entende.
    Inclusive, vou visitar seu site e caso você queira depois mandar umas fotos de miniaturas ou dioramas para serem postados aqui, sinta-se convidado. Abraço, Nik.

  10. Braga disse:

    Parabéns. Eu navego muito e pela primeira vez visito seu blog. Fiquei impressionado. As fotos antigas de carros nacionais são demais. Tenho muitas fotos e posso lhe passar. Como eu faço para lhe enviar as fotos? Também sou um apaixonado por carros antigos desde criança e atualmente um colecionador iniciante, com preferência para a General Motors do Brasil. Tenho um Comodoro 76 coupe, uma pick-up C-10, um Chevette GP II 77 e uma Caravan Diplomata 87. Aguardo seu contato. abraços. Braga

  11. Giovanni disse:

    Parabéns, Nik!!! Quando a gente acha que não tem nada mais de interessante pra se explorar na internet e descobre um espaço desse naipe, é pura satisfação. Vai dar pra matar a saudade dos seus belos textos. “Biscoito Fino”.

  12. Giovanni disse:

    Blz Nik. Vai tudo bem, graças à Deus. As meninas fazem 6 mês que vem. Estão umas gatas. Pena não ter sabido desse encontro no Cricket, mas logo a gente se encontra por aí. Parabéns mesmo pelo blog.
    Abraço.

  13. Henrique Coelho disse:

    Prezado Nikollas,
    Muito bom o seu blog.
    Criei recentemente o site http://www.meufordinho.com.br junto com o blog meufordinho.wordpress.com
    Se puder colocar um link em seu site ficaria agradecido.

    O “Meu Fordinho” trata dos passeios e eventos que o meu Ford Standard Phaeton 35-A 1929 vai. Além dos eventos, também conto o seu dia a dia, mostro detalhes, etc.

    Um abraço,
    Henrique
    São Paulo, SP

  14. Nikollas Ramos disse:

    Obrigado pelos elogios, Henrique. Tenho muito interesse nesse tipo de assunto que tu trata, a experiência particular com o carro antigo. É o valor emocional em movimento e não a fotografia de um carro estacionado. Já me liguei aqui com o seu blog, quando puder, faça o mesmo por nós.
    Aqui no blog eu reuni algumas coisas sobre o 29 mas tenho mais sobre o T, deu tempo de procurar?
    Eu estou de olho em um roadster que está anunciado aí, acho aquela carroceria muito divertida e bem humorada. Quem sabe, daqui a pouco tenho desventuras para contar também?
    Abraço, Nikollas.

  15. Gustavo disse:

    Parabéns Nikollas !

    Tava de bobeira na internet e achei o blog. Excelente ! Sacanagem eu não saber que ele existia ! E você tá sumido, hein ?
    Grande abraço,
    Gustavo

  16. Nikollas Ramos disse:

    KKK! Desculpa, bicho, dois filhos pequenos e zero de tempo. Aí eu criei um blog e não me sinto tão sozinho. Têm encontro quando? Vira e mexe vou ver as fotos no site. Não vou prometer, mas vou tentar ir no próximo.
    Abraço e seja bem vindo. Nik.

  17. Nikollas Ramos disse:

    Seja bem vindo, Ronaldo. Se me permite, por que Ford Custom, hein? Fiquei curioso. Que que tu têm na garagem? 49, 50 ou 51? Ou o quê?????
    Abraço, Nik.

  18. Gustavo Aresi disse:

    Muito bom Blog !!! meus parabéns , devo indicar este aos meus amigos ,tenho um projéto de um hot Fordinho modelo “A” em andamento ,é sempre bom ver detalhes de época , a engenharia antiga é sabia para a época … sugestão: mais sobre hot road , mas de época : motor 8BA , chassis ford A e T sua diferenÇa nas larguras , como éra transformado o ford T que éra o mais barato na época em um hot ” carro de corrida”, os militares nos EUA ,quando voltarão da guerra com mais dinheiro vierão a gastar em hots … Grande aBraço parabéns!!!

  19. Frederico Avelar disse:

    Excelente Blog.!!! Muito bem elaborado, com ótimas fotos. Sensacional matéria sobre a réplicas do Sir Gerald Wingrove!
    Haja tempo para visitar todas as outras matérias!!!!
    Virei visitante assíduo!!
    Parabéns!!

  20. Bento disse:

    Conheci seu Blog procurando fotos antigas da linha de montagem do Mustang.

    Parabéns pelo belo trabalho de “arqueologia” automobilística.

    Um grande abraço!

  21. José Flávio de Oliveira disse:

    Olá Nikollas. Estava, como sempre fico, na NET “garimpando” motos antigas,
    quando o Google me direcionou para o seu Blog. Fiquei muito contente, pois
    como também resido em Niterói, pude conhecer o seu exelente trabalho de
    presenvação da história dos veículos antigos. Faço parte de uma pequeno,
    mais tradicional clube, que vem trabalhando na mesma direção do seu,
    preservação dos antigos. Trata-se do “Nichteroy Clube de Veículos Antigos”.
    Parabéns e um abraço antigomobilistico.

  22. Roswyta Ribeiro disse:

    Parabéns!
    Quando os produtos são valiosos o tempo escreve a sua própria história, para mais tarde, revivê-los nas lembranças que a vida não conseguirá desfazer, pois a Cultura se faz no registro de todas as épocas…
    Adorei…lindos

  23. Daniel Sartori disse:

    Olhei os Camaros nas fotos. Encontrei um igual ao que meu pai tem 68. É muito show.

  24. Juarez-Sorriso-MT disse:

    Parabéns Nik por esses seus coments geniais e cheios de emoção que nos passa. Acerta sempre na mosca.Sempre muito cortez e atencioso com todos.De cultura automobilística invejavel.
    Prezando sempre pelo original e histórico.No Brasil são poucos;Fittipaldi e senna na pista,Pelé na bola, Tom na musica e Nik no blog.E assim vamos fazendo históóóória!!!!

  25. Carros Antigos disse:

    Que isso, Juarez! Não chega a tanto!
    Veja, nesse meu álbum de figurinhas aqui, só tem fotos antigas de outros, a minha grande paixão. Que eu só faço buscar na internet, que é prato feito para minha fome. O resto é gentileza do amigo!
    Abraço fraterno, Nik.

  26. Valmir disse:

    Olá Bom Dia!

    Primeiro gostaria de lhe parabenizar pelo excelente trabalho.
    Sua paixão por carros antigos, de certa forma me ajuda no meu trabalho.

    Trabalho com Concessionárias de diversas marcas, sou da área de Comunicação Visual.

    Um Cliente em especial, gosta de decorar o interior das lojas com fotos antigas, fazendo um estilo “retrô”.

    Como eles tem várias bandeiras, Ford,GM,FIAT, fiz uma pesquisa pela net e cheguei aqui.

    Notei que não existe nada em relação à FIAT, justamente o que eu procuro no momento, carros antigos da FIAT para a montagem de um painel dentro da Concessionária.

    Haveria como vc me ajudar neste sentido?

    Onde posso encontrar um material semelhante ao que vc fez aqui por exemplo com a Ford?
    Achei simplismente fantástico as Concessionárias antigas.

    Agradeço pela sua atenção e forte abraço.

    Valmir

  27. Paulo Levi disse:

    Caro Nik,

    Ainda não conhecia o seu blog, e fiquei encantado com o que vi aqui. Nem preciso dizer que foi direto para o “meus favoritos”.

    Sou publicitário de profissão, e desde dezembro de 2009 tenho um blog sobre temas automotivos, o AdverDriving. Por coincidência, meu último post trata exatamente da relação emocional com o automóvel que você menciona na sua apresentação, a partir de minha experiência pessoal.

    Já adicionei o seu blog à lista de blogs recomendados do AdverDriving. Se você considerar oportuno, agradeceria pela reciprocidade.

    Parabéns e um abraço,

    Paulo Levi

  28. ricardoia disse:

    Grande compadre,
    hoje passeei pelo blog e posso lhe dizer que está um show!
    Vou continuar seguindo e espero pagar uma visita a Niterói o mais breve possível.

    Abraços a todos.

  29. JOAO PAULO VENGRUS disse:

    olá, muito bom seu site amigo, esta de parabéns.
    vc poderia me add. no msn no mesmo endereço email, estou precisando de informações sobre oficinas funilaria na cidade de londrina ou região que refação a funilaria do meu galaxie 1969.
    se for possivel me mande um email no JAOVENGRUS@HOTMAIL.COM, me dando umas dicas, ficarei agradecido, meu carro esta na cidade de santa mariana perto de londrina.
    abraço e parabens novamente.

  30. João Fischer disse:

    Olá amigo!. Muito bom o teu blog, fiquei facinado com as materias, sou amante dos carros antigos, principalmente os nossos (nacionais) e em particular pelo dodge da se tiver alguma coisa a respeito ´por favor me envie por e-mail, ficarei grato. Um grande abraço.

  31. Cleonaldo Lira Santos disse:

    Olá amigo!. Fico fascinado com com teu blog, principalmente com as fotos de carros antigos, desde criança que sempre admirei, em breve enviarei fotos.

  32. Navarro Heitor Zonta disse:

    Bom dia AMIGO!!!
    Já faz muito tempo que logo que chego pela manhã visito teu BLOG que é FANTÁSTICO no mais complexo da palavra.
    Bem sou o Zonta, que muitos já me conheçem pela paixão chamada carro antigo.
    Pois bem enviei por diversas vezes e-mail’s para amigos, inclusive sou eu quem envio o material da Cia de Automóveis Guido Cé-Guiceco-Revendedor Ford Encantado RS, se o amigo tiver interesse tenho muito material fotográfico durante os quase 80 da revenda, 1.180 fotografias, eu repasso com o maior prazer.
    Grande abraço
    Zonta

    nhzonta@hotmail.com

  33. Ricardo Fernandes disse:

    SENSACIONAL seu Blog.

    Navegando pela Web, de um Blog Brasileiro (http://carrosinuteis.wordpress.com/) fui indicado pra um americano(http://justacarguy.blogspot.com/2010/06/another-abandoned-car-collection-this.html ) onde achei um Link com seu Blog (http://justacarguy.blogspot.com/search/label/Brazil )e acabo achando estas fotos e comentários sobre a Cia Guido Cé que é avô do meu cunhado .

    Conheço grande parte desta história através do Telmo (meu cunhado)Para se ter uma idéia do visão do futuro do seu Guido, para o casamento de sua filha (Hélia -mãe do Telmo ) ele trouxe uma equipe de filmagem do Rio de Janeiro em 1949, Telmo nasceu em 1953 e sua mãe morreu logo depois ,o filme foi esquecido e achado 40 anos depois , recuperamos o filme e é uma mostra histórica da época , inclusive com a noiva chegando na igreja num lindo Cadilac (se não me engano) e toda a festa com danças e Telmo revendo a sua mãe, avós e tataravós , um grande emoção.

    São documentos históricos e um grande legado pra as gerações futuras , pois estas histórias documentadas são diferenciadas de grande parte do passado do Brasil onde se tem sempre dificuldades em mostrar a história devido a pouca interesse de conservar filmes e fotos de época.

    Também gostamos de carros antigos, eu e meu filho Henrique participamos do Escort Clube (www.escortclube.com.br)

    Obrigado.

  34. baroni disse:

    Cara , parabéns pelo seu blog !!! as matérias e fotos são muito boas ,descobri sem querer,tá adicionado no meus favoritos, e sempre dou uma olhada valeu!!

  35. cariocadorio disse:

    Este blog é muito interessante para quem gosta de automóveis e histórias de automóveis também. As fotos antigas são as que mais gosto. No Cariocadorio tenho uma série de fotos que fazem parte do acervo familiar e que contam a história da família que pouco a pouco vou postando. Aparece por lá e se quiser reproduzir alguma foto de carro antigo fique a vontade. A seção de “fotos de carros antigos ” está aqui,
    http://cariocadorio.wordpress.com/category/carros-antigos/
    Parabéns pelo blog
    João Carlos

  36. Carlos Magno disse:

    Como sou um aficcionado por automóveis, é, sempre será uma grata satisfação navegar na sua página. Parabéns por todo o conteúdo meu Caro amigo.

  37. California Interest Mortgage Rate disse:

    Muito bom Blog !!! meus parabéns , devo indicar este aos meus amigos ,tenho um projéto de um hot Fordinho modelo “A” em andamento ,é sempre bom ver detalhes de época , a engenharia antiga é sabia para a época … sugestão: mais sobre hot road , mas de época : motor 8BA , chassis ford A e T sua diferenÇa nas larguras , como éra transformado o ford T que éra o mais barato na época em um hot ” carro de corrida”, os militares nos EUA ,quando voltarão da guerra com mais dinheiro vierão a gastar em hots … Grande aBraço parabéns!!!
    +1

  38. Marcos Antônio de Souza disse:

    cara… muito bom esse blog, fuçei nele todo ontem!!! parabens pelas fotos das rodovias americanas em 69!!! parabens continue com esse blog, parabens!!!!!!!

    Marquinho

    Poços de Caldas-MG

  39. Beraldo Maia disse:

    Sr. Nicollas,

    Possuo um Fiat850spider,1968 e como não tenho dados sobre quem importou, quantos foram importados e se há alguem que saiba quantos ainda existem, peço-lhe um favor de me ajudar a sanar tais duvidas.
    Gratto,
    Beraldo Maia

  40. Alford DeZoete disse:

    Muito bom Blog !!! meus parabéns , devo indicar este aos meus amigos ,tenho um projéto de um hot Fordinho modelo “A” em andamento ,é sempre bom ver detalhes de época , a engenharia antiga é sabia para a época … sugestão: mais sobre hot road , mas de época : motor 8BA , chassis ford A e T sua diferenÇa nas larguras , como éra transformado o ford T que éra o mais barato na época em um hot ” carro de corrida”, os militares nos EUA ,quando voltarão da guerra com mais dinheiro vierão a gastar em hots … Grande aBraço parabéns!!!+1
    +1

  41. Rodrigo disse:

    Nikollas,
    Tinha deixado de visitar seu blog desde de que você tinha anunciado que pararia de postar!
    Meio que sem querer acabei caido aqui depois de um busca no google por detalhes do motor do FORD 1935 V8, e eis minha feliz surpresa que você voltou a publicar, e no melhor estilo.
    Parabéns pela re-estréia!

  42. Nik disse:

    Pois é, Rodrigo, descansei meio ano e tô pelejando na pista ainda, quase decolando.
    Seja bem vindo.

  43. navantino alves filho disse:

    Prezado Nikollas,

    Sou o responsavel pelo Clube chamado Brasil Packards, um ramo ligado ao Veteran Car Club de Minas Gerais., e uma filial brasileira do Packard Club dos Estados Unidos (PAC).
    Gostaria de saber se poderiamos ter um blog específico para os Packards dentro desse seu site tão concorrido e prestigiado. Posso fornecer-lhe muitos textos em portigues e inglês e fotos de Packards no Brasil e estrangeiro e responder a solicitações de quem acessar com perguntas e comentários. Meu email é : naf.junia@netland.com.br
    Abraços,

    Navantino Alves Filho
    Belo Horizonte, Brasil

  44. carrosantigos disse:

    Navatino, agradeço os elogios, mas honestamente não vejo como encaixar um blog dentro de outro. Quero dizer, não sei como fazer isso. É que isso aqui é um espaço do WordPress.com e por isso limitado em usos e programação. Melhor seria você criar um blog e ligar o seu com este. Isso sim eu sei fazer e o farei com gosto. Abraço, Nik.

  45. Fábio disse:

    Prezados,
    Recentemente adquiri uma chácara.Na chácara há um celeiro onde encontrei uma lanterna traseira que com certeza é de um carro muito antigo. É made in USA, muito pesada, toda cromada e está em estado de nova.

    Na peça não encontrei a marca e preciso de ajuda para identificar. Posso enviar fotos .

    Grato ,

    Fábio

  46. Felipe disse:

    Segui a sua indicação do post de Agosto e baixei a versão gratuita do aplicativo Road Inc.
    Parabéns pelos excelentes artigos!
    Abraços,

    Felipe Pereira
    Niterói-RJ

  47. Juan Dierckx disse:

    Fabio, publique ou mande-me uma foto da peça. Com um pouco de sorte decobriremos de qual carro é. Meu e-mail é: jdierckx@bol.com.br e estou à disposição.

  48. marcus oliveira disse:

    Gostaria pedir para postarem fotos de carros nacionais, refrigerados a ar os VW (Brasília/SP2/Fusca/Zédocaixao

  49. Maria Emilia disse:

    olá, Nik! Gostei do seu blog! Amo carros antigos! Eu moro em Boa Vista-Roraima, que fica bem perto da Venezuela (fronteira a 200Km), para onde se vai de carro. Visitei uns 3 ou 4 parques turísticos muito lindos em Mérida, nos Andes da Venezuela, onde está exposta a coleção de carros antigos de um dos maiores ou maior colecionador da América Latina (segundo eles). Existem desde sucatas até carros perfeitamente conservados e que funcionam! Fiquei encantada. Se vc puder ir, não perca a oportunidade e visite os parques: Venezuela de Antier, Los Aleros, La Montaña de los Sueños, etc. É pra quem gosta de antiguidades, friozinho, boa comida, vinho de amora e paisagens de tirar o fôlego.
    Um abraço.

  50. antonio francisco disse:

    Olá pessoal, fabrico artesanato em madeira e constantemente faço pesquisas sobre carros antigos para poder fazê-los ou ter uma ideia diferente.
    se alguém quiser conhecer um pouquinho do meu trabalho: antonio francisco pinheiro

  51. gilsa suely disse:

    acho que fizeste um escelente trabalho espero que continuas se bem que e a primeira vez que visito o seu blog… parabens e fala tambem um pouco dos novos carros porque tambem desperta curiosidade… parabens e nao podia deixar de comentar acerca do teu incrivel blog.

  52. astratunado disse:

    Cara adorei seu site,muito bom nota 10,gosto muito de carros antigos queria ter um Ford Mustang 1970 Mach-1 e um VW Fusca 1955

  53. Vinícius Alves disse:

    Bom dia, Primeiramente meus parabens pelo blog! Muito bom!

    Agora lanço um desafio, qual carro ou modelo de carro foi muito utilizado por sambistas? ou existe algum carro que remete ao samba?

    Caso alguem saiba essa meu email é vinicius_r_alves@hotmail.com

    Abraços!

  54. Ivan Cardoso disse:

    Cara muito legal seu blog…Fiz algumas placas vintage….mas nada como as suas…experimente placas de metal não galvanizadas…Deve

  55. Rodrigo disse:

    Nick your are back!
    Foi ótimo abrir o e-mail e ver uma notificação do “blog dos carros antigos” novamente!
    abraço!

Deixe um comentário