Raid de Niterói a Araruama, 1956.

Niterói é minha cidade natal e onde moro. É um lugar muito bonito e rico em tipos humanos. Por isso não é surpresa o raid à vizinha Araruama, em 1956, organizado pelo Moto Clube do Brasil e o de Niterói, dos quais eu infelizmente nunca ouvi falar.

det_01

Mesmo assim, que passeio deve ter sido este. A primeira foto (que se vê na matéria, mais abaixo) me parece ter sido clicada na saída do raid, ainda em Niterói talvez na Alameda São Boaventura, por intuição, palpite. A estrada até Araruama ainda é muito bonita, com a serra no meio do caminho e que deve ter sido um baita desafio para quem estava disposto a colar o punho mesmo, e deixar para curtir a paisagem só na volta. Se você é de Niterói, os nomes dos corredores te dizem algum coisa? Para mim não e isso é um pouco frustrante.

det_03

A matéria completa segue abaixo, em duas páginas. Clique para ampliar.

revista_carro_vista_16revista_carro_vista_17

Matéria extraída da “Revista Carros à Vista”, edição de 1956. As outras matérias estão aqui, neste link.

Abaixo, um dos muitos anúncios que povoam as páginas desta revista, da oficina “Peruzzo e Zambello Ltda.” em São Paulo, especializados em Fiat, Lancia, Simca e Ferrari. Imagino o que eles faziam na época. Alguém saberia mais sobre eles, quem foram e se seus descendentes ainda estão no mercado?

det_02

Anúncios

11 comentários sobre “Raid de Niterói a Araruama, 1956.

  1. Cesar Costa disse:

    Quanto ao Moto Clube de Niterói não sei, mas o Moto Clube do Brasil resistiu até alguns anos atrás ali na rua Ceará, na Praça da Bandeira, onde hoje funciona a boate Garage (ou coisa que o valha). As duas primeiras corridas de moto, realizadas no finado Autódromo do Rio, em 1977, foram organizadas, ou desorganizadas (depende do ponto de vista), pelo Moto Clube do Brasil, cujo presidente na época era o Osório (uma figuraça que não sei mais onde anda) e este que vos escreve.
    Abraços virtuais!

  2. Carros Antigos disse:

    Cesar, PELA-MOR-DE-DEUS, cadê essa história todo que tu nos conta? Tá só no seu coração ou em algumas fotos também? Por favor, o que quer que tenha sobrado, vamo escanear e colocar no ar, isso é a nossa história! A história da nossa cidade e do nosso país. Se quiser ajuda e um scanner emprestado, avisa. Eu trabalho pelo centro, onde tu se esconde? Vamos conversar? Escreve, ó: nikollas.ramos@gmail.com Abraço fraterno, Nik.

  3. Dionisio disse:

    Acabei de ler lá no blog que você o conhece e tem até uma contribuição sua. HeHe

  4. andre luis disse:

    tenho um bar em araruama e emquadrei algumas fotos ja que tenho um motoclube e ficou muito bonito , as pessoas ficam curiosas , muito obrigado .

  5. Nikollas Ramos disse:

    Bacana, Andre. A turma daqui de NIterói, dos carros, tá querendo fazer um passeio dia desses. Araruama seria uma boa pedida. Onde fica seu bar? Aceitam carros também ou só motocicletas? ;)
    Abraço, Nik.
    PS: o passeio é sério, vamos marcar sim.

  6. André luis disse:

    Amigo Nik. No ano passado te fiz um convite para nos fazer uma visita em Araruama, na época surgiu alguns imprevistos e não podemos finalizar os nossos desejos de ter um evento lindo como esse. Estamos mais preparados e se os amigos quiserem, marcaremos um dia para irmos pessoalmente aí marcar um Dia que fosse melhor para vocês.
    Ficaríamos muito honrados de receber todos aqui na nossa Cidade com todo o conforto, carinho e organização que os amigos merecem. Um abraço!

  7. ivone feijoo disse:

    ESTIVE NESTA CORRIDA APRECIANDO A SAIDA QUE FOI NO FINAL DA
    ALAMEDA E ME PARECE O LOCAL DENOMINADO CAIXA DÁGUA..PROCUREI FOTOS GUARDADAS MAS SÓ ACHEI DA QUINTA DA BOA VISTA 1957

  8. carrosantigos disse:

    Ivone, bom dia. Lhe escrevi um email, agradecendo a visita e, claro, deixando meu pedido encarecido para ver estas fotos. Abraço fraterno, Nikollas.

  9. ivone feijoo disse:

    encontrei fotos competição quinta boa vista 1957 competidor campeão carioca na mesma prova , categoria 250cc moto java Hirohito Machado , o resultado chegou a ser publicado em um jornalzinho do moto clube do Brasil. Ele mora em niteroi e a filha em araruama . Tenho a foto porque a moto era de meu uso e propriedade., vou lhe enviar por ema. um abraçol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s