Viação Triunfo e os ônibus Zeppelin do Pará

Alguns dias atrás eu fui tentar entender o assunto dos ônibus Zeppelin no Pará, que apareceram no acervo da LIFE, e me enrolei todo, confesso. Até que descobri o Blog do Haroldo Baleixe que jogou luz sobre o assunto, se dando inclusive ao trabalho de vir aqui e deixar mais alguns esclarecimentos.

zeppelin_para_o_globo_01

O que faltava era eu reler o que dizia sobre isto o jornal O Globo, que havia publicado matéria sobre o acervo da LIFE e seus tesouros nacionais, dias antes, com destaque aos Zeppelin do Pará. Na verdade eles não falam muito, apenas que os caminhões eram fabricados sobre chassis de caminhões White – e não Dodge – e que a carroceria era em madeira e flandres.  Mas pelo menos eu descobri esta foto nova sobre os ônibus Zeppelin da Viação Triunfo em Belém do Pará. Uma obra de arte, por sinal, em cores.

c

19 comentários sobre “Viação Triunfo e os ônibus Zeppelin do Pará

  1. Carros Antigos disse:

    Essa cena do ônibus estelar sob o posto de gasolina com o teto cideral, me parece uma cena de Guerra nas Estrelas. Quase surreal! Esse ônibus deveria estar no MoMa.

  2. Haroldo Baleixe disse:

    Belém do Pará: LIFE — abil de 1957.
    Caro Nik, dê uma olhada no post sobre os zepelins que contém as imagens que você digitalizou!
    Um abraço,
    Haroldo.

  3. andre cardoso disse:

    Sinceramente fiquei muito surpreso ao ver essa imagem!!!! raridade espetacular, esse onibus zeppelin deveria ser recriado e colocado em exposição. PARABENS PELA FOTO, SHOW!!!!!!!

  4. Antonyo Rafel - Codó - MA disse:

    Isso não me parece um ônibus e sim uma nave espacial.

    De qualquer maneira, como eu gosto muito de fotos antigas, essa merece nota déz.

  5. EU, CIDADÃO???? disse:

    Só lembrando, que o ônibus não está em um posto de gasolina e sim num “clipper” ou parada de ônibus com cobertura. Ainda me lembro bem desses “clippers” quando tomava ônibus nesse lugar mesmo no início dos anos de 1970.

  6. Haroldo Baleixe disse:

    Em outras fotografias, especificamente neste “clipper” que ficava no Ver-o-peso, aparece a bandeira ATLANTIC; daí a dúvida se esse “ponto de ônibus” também era posto de abastecimento de combustível.

  7. Haroldo Baleixe disse:

    A imagem acima pode ser ampliada, portanto será possível ver a bola sobre a “silhueta de uma bomba de combustível”. Bem, é o que vejo!

  8. Haroldo Baleixe disse:

    “Anônimo disse…
    Parabens pela garimpagem dessas raridades da nossa Belém. A foto é de fato um clipper onde tambem funcionava um Posto de combustiveis. ainda na década de 60 e 70 trabalhei na aferição das bombas desse posto que se não me engano era explorado pela empresária Maria de Lourdes Holanda que depois transferiu-se para 16 de novembro esquina da Praça Amazonas.”
    Publicado do Blog HB como comentário.

  9. Linésio Junior disse:

    O Zeppelin está em um Clipper (ponto de onibus). O posto de Gasolina ficava do outro lado, na diração dos barcos, eu morava alik perto e abaesteci no pequeno posto que existiu até inicio dos anos 80.

  10. marcos disse:

    Ahhhooo, precisa ver o carro do Richard Buckminster Füller, vai ver em quem este ônibus foi inspirado…é só procurar no you tube.

  11. Zé das Couves disse:

    Depois que descobri em idos dos anos 80 que Vovó Mafalda era homem nada mais me surpreende…Mas que este ônibus é uma aberração, isso é inegavel, mas tem sua graça, além claro, da peculiaridade.

  12. urubatan guabijara alves de aguiar disse:

    dia 27 de maio de 2016 vou completar 63 anos, e lembro-me que andei nesse onibus em 1959.

Deixe um comentário