Viação Triunfo, Belém do Pará, 1957

c5

zeppelin_belem_pa_acervo-life

Estas duas fotos são da coleção da Life e me pegaram de surpresa. Que raios de… veículo é isto? E em Belém do Pará? Tudo muito estranho.

Fui pesquisar e achei coisas muito interessantes. Lá no blog do Flávio Gomes descobri que, parece, estes ônibus foram mandados construir em São Luis, Maranhão, nos anos 40, ao que parece que sobre chassi Dodge, pelo empresário Joaquim Lourenço, vulgo Joaquim Português, um admirador aas formas invulgares dos dirigíveis. Fizeram sucesso por alguns anos e foram levados para o Pará mais tarde.

os_zepelins_001-1

Achei outra explicação diferente e interessante sobre a origem dos ônibuz-zeppelin de Belém do Pará, extraídada do livro Cidade Transitiva de Armando Mendes, e do blog do Haroldo Baleixe. De qualquer forma, é uma descrição deliciosa do que eram estes ônibus, vale a leitura.

Os nossos dirigíveis foram, na verdade, criação da Viação Sul Americana, de propriedade do contador do Banco Ultramarino Clóvis Ferreira Jorge & sócios. E eram construídos na São Jorge de Ribamar Ltda., igualmente de sua propriedade. Tinham carroceria de madeira, ferro e flandres, pintados externamente na cor alumínio. O interior era em couro, alcochoado. Em vez de cobradores, eram tripulados por ‘aeromoças’. No início dos anos 60 foram vendidos para Manaus e São Luiz. Antes disso, porém, inspiraram ainda uma marchinha carnavalesca assinada pelo Prof. Clodomir Colino: ‘Mamãe eu quero, quero / andar de zepelim, / com tanta mulher boa / dando sopa, está pra mim’.

E pelo que estou entendendo, houveram modelos diferentes de empresas diferentes, como se v6e nos detalhes abaixo.

zepelinsbibas

Ainda achei esta foto aqui no incrível Museu Virtual do Transporte Urbano.

mar05

O jornal O Globo publicou mais informação sobre este ônibus duas semanas atrás, vou pegar meu o meu no escritório e depois escrevo aqui.

Mas que é tudo muito fascinante, belo e interessante, ah isso é. Como seria ver um desses hoje em dia?

Jesse, you should try a tour in one of these Zeppelin busses!

19 comentários sobre “Viação Triunfo, Belém do Pará, 1957

  1. Haroldo Baleixe disse:

    Acreditamos que houve um pequeno erro de interpretação sobre as imagens postadas no Blog HB: a teoria do Jaime Bibas é que tooos seriam iguais, o que os diferencia nas duas fotos acima são as janelas, na foto de baixo (o desenho demonstra as semelhanças e não as diferenças), como chove, estariam apenas fechadas.
    Copiei a foto inédita para postar no Blog HB.
    Quando você tiver as informações do Globo, por gentileza, envie para o meu e-mail.
    Obrigado,
    Haroldo Baleixe.

  2. Carros Antigos disse:

    Olá, Haroldo, como vamos? Espero que bem. Olha, na verdade eu escrevi este post sem certeza de muita coisa, estava na esperança de que alguém me ajudasse. Duas semanas antes o Globo trouxe uma versão mas eles não citam a fonte dela, eu me lembro. Mas, eu tenho sim o scan do Caderno de Automóveis de O Globo inteiro e te mando em breve, logo após o ano novo. E aí aproveito para atualizar este post aqui com suas observações. Sabendo de mais alguma coisa sobre esta obra de arte da sua terra, não deixe de avisar. Abraço fraterno e feliz ano novo, Nik.

  3. Carros Antigos disse:

    Mas Haroldo, o que quer dizer com o ampliar? Eu acho o tamanho razoável, não? Por exemplo, abaixo está um link para uma foto de Belém e nosso amado Zep-lotação. Depois que se clica sobre a foto, vê-se a versão ampliada e com a marca d’água da LIfe. E que tem um bom tamanho até para uma pequena impressão. OU você precisava de coisa maior?

    A foto do Zep:
    http://images.google.com/hosted/life/l?imgurl=d7b1559b55f2cc9f&q=%22brazilian%20essay%22%20source:life&prev=/images%3Fq%3D%2522brazilian%2Bessay%2522%2Bsource:life%26start%3D40%26ndsp%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26sa%3DN

  4. Euzemar Muniz da Paz disse:

    Essa foto do Zeppelin foi tirada quando estava abastecendo no posto da Atlantic proximo do acesso à feira do açai. Era esse posto que abasteciam os barcos peixeiros que ficavam na doca do mercado http://images.google.com/hosted/life/l?imgurl=715e8fc53614afc3&q=Bel%C3%A9m%20Brazil%201957%20source:life&prev=/images%3Fq%3DBel%25C3%25A9m%2BBrazil%2B1957%2Bsource:life%26hl%3Dpt-BR Na imagem, ve-se à direita um pedaço do Mercado do ver-o-peso. A direita e ofinal da rua 15 de novembro. Na imagem aerea ele fica na parte bem debaixo. Gente, que beleza recordar.

  5. Lorena Abrahão disse:

    Os Zepilins da Viação Triunfo eram do meu avô. Adorei ter encontrado essas fotos.
    Posso perguntar mais pro meu pai de como esses ônibus chegaram aqui, mas, salvo engano, vieram mesmo de São Luis.
    É lindo ver a História ser recontada…é o que a torna sempre viva.

  6. Flávia.. Fortes disse:

    Achei facinante essa matéria, moro em Manaus conheço muitos lugares em Belém através do meu namorado que é paraense. Gosto de estudar a história dessa cidade e vc6 contribuiram muito com essa novidade. Abraço, Flávia.. Fortes.

  7. urubatan guabijara alves de aguiar disse:

    lembro-me quando cheguei a andar nesses onibus em belém- tinha 5 anos-estou hojecom 59 e 5 meses.

  8. jesse sadoc disse:

    Lembro me de andar nesses ônibus que circulavam entre os costumeiros,eu era bem pequeno e íamos passear de ônibus e as vezes pegávamos zepilin eu devia ter entre 7 ou 8 anos,agora estou com 65.eu morava em São Braz na rua duque de caxias.Estive em Belém em 2011.voltei lá 52 anos depois que saí .me hospedei exatamente em São Braz .tudo muito diferente,onde era minha casa agora tem um supermercado.Mas foi bom voltar a minha cidade exeto o largo de São Braz tudo mudou.Onde era a padaria triunfo ,agora um predio bem moderno JESSE SADOC.

  9. Luiz ramalho disse:

    Agora esta tudo mudado aqui em Belém mas recordar é viver.parabéns pela página.

Deixe um comentário