1949 ford lost photo sessions – 3

Eu esqueci de contar que a idéia de organizar estas imagens da sessão de fotos do Ford 49 me ocorreu somente depois de um email do Dan Palatnik. Eu já conhecia as fotos há mais ou menos um ano, foram mas primeiras que catei no acervo da Life, juntamente com as do Corvette de 1953. Mas foi com o email do Dan quem me ocorreu a idéia de que esse material era bem mais do que supunha, era uma história completa. Obrigado, Dan.

Um dos livros que chegaram semana passada diz que a produção dos pilotos do novo Ford para 1949, conhecido como Model B-A, começa na fábrica de Rouge no início de abril de 1948. Estes primeiros automóveis serviam para corrigir os bugs das linhas de montagem. Depois disso, eram enviados completos para outras plantas da Ford que os utilizariam para os acertos finais, iniciando assim mais rapidamente a produção. Deu para perceber que, assim feito, cada fábrica teria sua qualidade final o que seguramente contribuiria para alguns dos defeitos crônicos dos automóveis deste primeiro ano, que ficariam mais evidentes nos modelos saídos de algumas fábricas do que de outras…

Como a Lincoln e a Mercury também teriam carros novos, tratava-se de mudar tudo, adaptando todas as plantas às especificações dos novos carros. Bem ao estilo Ford, pela quarta vez em seus 45 anos de história, um automóvel impunha grandes mudanças, alterando radicalmente a maneira que a Ford construía, fabricava e vendia seus carros. Assim foi com o Model T, depois o A, mais tarde o B e agora o B-A. Mais uma vez, eles estavam mudando tudo. E errar não era uma opção antes, muito menos agora.

Bom, se os pilotos começaram a sair das linhas de montagem somente em abril de 1948, que carros são estes que vemos nestas fotos? Sim, por quê a data da sessão de fotos abaixo é anterior àquela. Como eu sei disso? Do mesmo jeito que descobri o endereço: está escrito ali! Veja as datas nas claquetes.

Viu? 21 e 22 de fevereiro de 1948. Como se chamam estes carros então? Pré-série? Interessante é que eles já estavam todos definidos aí, claro. Não há um friso ou calota que não tenho ido para a linha de montagem. Eu olho para este tudor cinza claro acima e me pergunto se não é ele quem está hoje no Henry Ford Museum. Será que eles saberiam me dizer isso? Alguém aí mora perto, pois eles não têm serviço de atendimento à distância…

As fotos de hoje são das meninas da Ford que participaram da sessão de fotos. Sim, as modelos que estavam lá para colorir o ambiente, para humanizar a aridez de tanto american iron! As verdadeiras e legítimas pin-ups. Se você tivesse 16 anos, qual delas que você pregaria na porta do seu armário, meu irmão? Eu já tenho há muito tempo uma favorita.

Abraço! Nik.

6 comentários sobre “1949 ford lost photo sessions – 3

  1. nanaelsoubaim disse:

    Meu Deus… O Cajado de Moisés me ampare! Eu já fui ateu, então posso dizer… OS ATEUS ESTÃO ERRADOS! OS ATEUS ESTÃO ERRADOS! OS ATEUS ESTÃO ERRADOS!!!

  2. Francisco disse:

    Putz, 21 de Fevereiro de 1948, um mês antes do meu nascimento….tô véio mesmo, não precisa repetir ! fico com a pin up de “roupa” listrada.

  3. Belair disse:

    A de shortinho sentada no capô,em mais de um foto.
    E Romeu,a Woody hoje seria ótima,mas o seu pacote incluiria uma senhora de no mínimo 80 anos de idade…

Deixe um comentário