The AstroVette

Chico cantou a pedra e a rede me trouxe isto, fotos e toda a informação referente ao Corvette de Alan Bean, o único que deve ter sobrado de quantos a General Motors presenteou os astronautas das missões Apollo.

Há uma matéria completa sobre como e por quê a GM começou a distribuir Corvettes entre os caras que iam à lua. Sim, claro, baita jogada de marketing associar seu nome a quem pilota naves espacias. Se hoje a decolagem de um ônibus espacial faz qualquer criança de 5 anos trocar de canal, nos anos sessenta era bem diferente. Os guris americanos estavam trocando seus bonecos do xerife Woodie pelos do astronauta Buzz Lightyear e o gancho era mais do que perfeito.

Mas, lendo o artigo, digno de nota é que a oportunidade se deu através do astronauta Alan Shepard, que já tinha seus Corvettes (’53 e ’57) quando ingressou no programa espacial americano, em 1959. O gosto dele pelos Vettes chegou até os ouvidos de ninguém menos que Zora Arkus-Duntov, engenheiro-chefe da GM, que inclusive o convidou a ir à Detroit e testar os bólidos de fibra de vidro. Mas foi só depois do segundo vôo sub-orbital de Alan que o presidente da GM, Ed Cole, decidiu presenteá-lo com um lindo Corvette ’62 com o luxuoso interior Bill Mitchel – uma boa publicidade é uma boa publicidade, teria dito sua viúva mais tarde, pois a GM não tinha o hábito de distribuir carros por aí.

Como os astronautas não podiam endossar produtos, a coisa teria parado por aí, neste único Corvette do Alan, não fosse a idéia de um revendedor Cadillac e Chevrolet da Flórida, um sujeito de nome Jim Rathman, que inclusive foi o ganhador da Indy 500 de 1960. Olha o senso de oportunidade do cara: ele era amigo do Shepard e do vetereano astronauta Gus Grissom e decidiu procurar Ed Cole, que concedeu aos astronautas um leasing especial para o financiamento dos veículos. Ou seja, uma teta. Daí começou a longa relação entre astronautas das missões Apollo e os Corvettes.

Sobre as faixas que o Chico chamou minha atenção, personalizadas, foi um caso único nos Corvettes dos astronautas da Apollo 12. Eles optaram por carros iguais e com a mesma faixa, para fortalecer o espírito de equipe. Para quem curte esse tipo de informação, são todos Coupês ’69 pintados na cor Riverside Gold, equipados com motores 427 de 390hps, câmbio de 4 marchas, e mais alguns acessórios.

O resto da história, inclusive sobre o Vette do Shepard que se vê acima e nas fotos a seguir, você lê neste artigo aqui.

Mas, o que de mais interessante eu pesquei nisso tudo foi a foto a seguir, do Buzz Aldrin, membro da missão Apollo 11, chegando para trabalhar em seu Corvette. Faz parte da coleção de um desses caçadores de autógrafos e é sim uma grande fotografia, ainda mais por ser autografada.

Em tempo, Buzz Aldrin era um dos meus heróis, graças aos livrinhos do curso de inglês, lá pelos 10 anos de idade. Ainda é, e agora em dobro. Ao lado do Dean, McQueen, Clint, Newman, Wayne e a lista é longa.

5 comentários sobre “The AstroVette

  1. Francisco José Pellegrino disse:

    Vc fala e escreve INGREIS, eu dou minhas cacetadas mas vc chega mais rápido que eu…só te passei a dica dada pelo Carlos Scheidecker do blog http://corvettebrasil.blogspot.com, este Carlos é fera, proprietário de 2 Corvettes, conhece muito do assunto, vale a visita ao blog dele.Aprendemos mais umas no dia de hoje graças aos grandes amigos…

  2. Nanael Soubaim disse:

    Essa pintura é de uma elegância digna dos dream cars dos anos 1930. Aldrin estava certo, V8 não gosta de dormir, esses carros duram mais em actividade moderada do que parados.

  3. Mário Buzian disse:

    Putzgrila, que carros mais maravilhosos !!!
    Eu iria até Plutão pra ter um desses, hahahahahahaha !!!
    Valeu por mais essa, Nik !!!

  4. Gustavo disse:

    Cacete. Como é que esse post tem só QUATRO comentários? Que puta material rico, amigo. Meus parabéns pela pesquisa. Vale ouro.

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