Você conhece Sir Gerald Wingrove?

Para mim, tudo que é de alguma forma derivado do automóvel é interessante. Fotografias, esculturas, cultura, música, enfim, toda manifestação de talento e criatividade é merecedora do mesmo reconhecimento que reservo aos engenheiros e designers de automóveis. Aproveitando a onda dos últimos posts, sobre artistas que se inspiram no automóvel, conto mais esta.

Gerald Wingrove recebeu o título de Sir das mãos da Rainha Elizabeth em 1998 pelos relevantes serviços prestados ao Império Britânico. Sabe quais foram? Ele é um dos maiores construtores de carros da Inglaterra, sabia?

Mas ele não fundou a Rover, nem a MG nem a Jaguar. Na verdade ele faz réplicas de carros clássicos, que por sua vez são disputados por reis, príncipes, sheiks e todo tipo de milionário pois, a cada ano, Sir Wingrove produz apenas 4 unidades, sob encomenda, para seus clientes, contando para isso somente com a ajuda de sua esposa, Phyllis. Em 40 anos de profissão acredita-se que não tenha construído mais de 200 unidades, o que é um feito e tanto, dado ao trabalho de se reproduzir com perfeição meticulosas réplicas, mais do que raras e exclusivas.

Os carros que ele constrói são réplicas perfeitas. Não há preferência. Há Bentleys da década de 30, Dusenbergs dos anos 20, Vauxhall da década de 10, Fórmulas dos anos 50 e 60 até mesmo Ferraris mitológicas que fariam o orgulho do Comendador.

Veja algumas das réplicas de Sir Wingrove e tente adivinhar em que ele é um prodígio. E leia mais adiante…

Já deu para descobrir onde está o talento extraordinário deste senhor e sua esposa? Pois preste mais atenção na foto seguinte, então…

Sir Wingrove produz réplicas, em escala 1/15 ou 1/20 de alguns dos mais fascinantes carros do mundo. Cobra até 25 mil libras (uns 80 mil dólares) por cada e infelizmente a velhice o impede de atender a demanda. Cada detalhe, parte, tecido, metal e couro é reproduzido em detalhes, com o auxílio de plantas, esquemas e vistoria aos modelos que reproduz. Inclusive a parte de dentro do carro, que não está visível ao primeiro contato, é perfeita em cada detalhe, rebite, parafuso e acabamento. Veja os chassis e motores…

Quer saber como que ele faz isso? É muito fácil, veja o caso de um pára-lamas apenas…

Veja mais aluns detalhes do trabalho dele. Fantástico.

Algumas fotos da última etapa. Se é que existe uma, afinal.

E agora um registro para a posteridade.

Enfim, o automóvel é antes de tudo uma máquina de liberdade que inspira nas pessoas seu melhor potencial criativo. Sir Geral Wingrrove é uma delas. Para conhecer tudo sobre seu trabalho, inclusive assistir a um video muito bem humorado, visite o site dele.

12 comentários sobre “Você conhece Sir Gerald Wingrove?

  1. Paulo Bellini disse:

    Amigos, há muitos anos atrás eu li uma reportagem sobre Sir Wingrrove e sobre sua verdadeiras raridades disputadas “a tapa” por colecionadores e abastados no mundo todo.
    Naquela reportagem li que para concluir um modelo eram necessários, por vezes, mais de oito meses.
    Essa reportagem me marcou tanto que jamais esqueci dela bem como do protagonista.
    Diziam que as máquinas de vidros e limpadores de para brisa funcionavam com perfeição suiça!!!
    Grato por terem reavivado em minha memória esse fantástico recriador de máquinas.
    Forte braço.

  2. carrosantigos disse:

    Paulo, o sujeito é fera. Eu adoro miniaturas, conhecer o trabalho dele foi uma revelação. Tanto que comprei um excelente livro, publicado nos EUA, com as fotos do trabalho dele e suas etapas. Recomendo, procure na Amazon que é nota 10. Abraço, Nikollas.

  3. Vera Gomes disse:

    Antes de mais devo congratular este homem pelo trabalho que faz, é realmente surprendente, eu ando a procura de alguem que me fizesse algo parecido, mas de um peugeot 206, é uma ofença vir aqui falar de um 206, mas ando já ah 2 meses a procura de alguem que me faça algo parecido, o exterior do carro pelo menos teria que ser uma cópia fiel do carro, se alguem souber de algo que me informe por favor! agradeço imenso!

  4. carrosantigos disse:

    Vera, tenho uma sugestão sobre como produzir uma réplica do seu carro, no caso o Peugeot.

    O pessoal da http://www.automodelli.com.br faz um grande trabalho, mas dificilmente fariam um sob medida pra você. Se fizerem, será muito caro.

    Sugiro que você procure os artistas plásticos que fazem bonecos de bolos sob medida para casamentos, com biscuit ou outro processo. Infelizmente eu tinha um contato pra isso, fez um carro antigo pra mim, mas hoje eu não tenho mais. Vou tentar, mas na internet você vai encontrar muitos deles. É rápido e barato. Funciona.

  5. Ana Dias disse:

    Vera
    Conheço um miniaturista que tem o perfeccionismo como a sua marca. Não possui site. Entre em contato comigo por e-mail que te mandarei algumas fotos. O nome dele é Miguel Caram e mora em Lumiar, Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro.
    abraço, aguardo o seu contato.

  6. Carros Antigos disse:

    Ana, me consegue o endereço dele ou telefone? Eu gostaria de falar com ele também. E é aqui perto, subir a serra nem seria tão complicado assim, ao contrário.
    Quanto ao assunto da Vera, eu indiquei uma pessoa para ela, messes atrás, e acho que deve ter passado a necessidade até. Mas, esse artistas de Lumiar que você conhece, trabalha com miniaturas de algum tipo específico?
    No seu aguardo, Nik.

  7. Cid disse:

    Sou desenhista autodidata e sou fã de carros, maquinas e a arte que os envolve. É fantastico e maravilhoso o talento que Deus deu a Gerald Wingrove, estar de parabéns !

  8. romulo m guedes disse:

    ola,
    parabens, parabens mesmo ,muito bom o trabalho !!
    tambem andei procurando artitas assim como eu que tambem faz esses tipos de miniaturas proximos do real.
    trabalho com miniaturizaçao a dez anos, gostaria que conhecessem meu trabalho.
    UM ABRAÇO

Deixe um comentário