Fuselage

Os melhores sites sobre automóveis antigos, para mim, são aqueles de nicho, que se propõem a tratar de um modelo ou tema específicos. Eles dão uma visão mais profunda do assunto que, geralmente, é a paixão de quem escreve. Existem vários exemplos na web de iniciativas nesse sentido, e este aqui, que eu só descobri recentemente, o Fuselage, é  a última grande descoberta.

O Fuselage trata dos caros full-size da Plymouth, Chrysler e Dodge, mas somente os produzidos entre 1969 e 1973, cá para nós, os mais bonitos. Em comum, todos eles dividem a mesma plataforma (denominada C body pela Chrysler), estilo e acabamento, o denominado fuselage, nome mais que sugestivo.

A plataforma C era a maior para toda a linha Mopar da época. Houveram várias, uma para cada categoria. Por exemplo, a plataforma B era utilziada pelos Roadrunner e Coronet, enquanto a plataforma A, a menor, é a plataforma do Valiant e do Dart, inclusive o nosso, o brasileiro.

Eis os carros da geração fuselage.


Um anúncio da Chrysler para 1971 dá a medida do estilo dos full-size.

O “C body” foi utilizado por alguns dos mais interessantes carros fabricados no período. Quem pôde ir a Lindóia este ano e viu o formidável Chrysler 300 1971 em exibição sabe do que estou falando. São enormes sim, mas também muito equilibrados em estilo e com aquele toque de agressividade que só os Mopar sabem e podem ter. Estes carros da linha fuselage são o Chrysler Imperial, Chrysler 300, Chrysler Newport, Chrysler New Yorker, Dodge Polara, Dodge Monaco e o Plymouth Fury.

O estilo fuselage foi introduzido em 1968 para o ano seguinte, substituindo o desenho mais quadrado utilizado entre 1965 e 1968 pela Chrysler. No anúncio da novidade, veja abaixo, o estilo é mesmo denominado como uma fuselagem que abraça o motorista e o envolve, com segurança e conforto.

Estava lançado e batizado um dos melhores desenhos de automóveis daquele final de década, na minha opinião. É só ver um Plymouth Fury de perto, mas não muito, para se impressionar em como tanto estilo se combina com linhas retas e fluidas, casando com um conjunto de grade dianteira que ainda me surpreende muito pela ousadia.

Enfim, o site é completo com VIN, dados de produção (alguns foram muito pouco produzidos, não sabia disso) todas as brochuras das concessionárias, testes e fotos em boa resolução. Uma boa leitura, sem dúvida. Abaixo, um Fury 71 custom. Repare no tamanho da mala deste Full Size Mopar!

Para visitar o Fuselage, clique aqui.

Um comentário sobre “Fuselage

  1. marcelo alexadre disse:

    adorei voces , suas fotos sao lindas ,parabens cotinue assim , um abraço

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