Carros abandonados – A lei do Mercado?

Um número que eu tenho na cabeça, sem pesquisa: em 1964 as montadoras americanas venderam 10 milhões de automóveis. Foi o melhor número em anos, e acho que o melhor da década, que começa a decair a partir daí até o choque de 72/73. Quero com isso dar uma medida do mercado norte-americano, naquela época, se comparado, por exemplo ao nosso, Brasil, em 2007: pouco menos de 3 milhões de automóveis vendidos, neste que foi nosso melhor número desde Juscelino. Logo, é de se imaginar o quanto a cultura do americano valoriza a obsolescência, que um carro dure dois anos e dali siga pro lixo. Olhando de hoje e imaginando quantas raridades se perderam pelo simples abandono, é de chocar qualquer um de nós. Mas, fazer o quê, é a tal lei do mercado, que o antigomobilista teima em desrespeitar toda vez que restaura um carro. Ô raça desobediente, esses sujeitos que curtem carros antigos! Não sabem que é para largar estas jóias apodrecerem? Enfim restaure e preserve seu carro antigo.

A seguir, algumas histórias de americanos de sorte, que encontraram e compraram (ou ainda tentam comprar) preciosidades esquecidas por aí. Contrariando a lei do mercado, ora essa!

Oldsmobile 442 1971

Encontrado na Carolina do Norte. Único dono, que comprou o carro quando chegou do Vietnã aos 20 anos. Ficou 15 anos abandonado, para ser restaurado “um dia”. Motor 455, tinha apenas 76 mil milhas rodadas e diversos acessórios pouco comuns em um modelo como esse. Depois de 4 anos, o felizardo finalmente convenceu o dono a se desfazer do carro.

Camaro 1968 Z-28

Em 1969, um sujeito – que também havia acabado de chegar do Vietnã – comprou dois Camaros Z-28 idênticos, ambos prata com faixas pretas. Um para uso diário e outro para as pistas de arrancada, que é esse aí nas fotos. Em 1974 o carro foi abandonado em um depósito, tendo sido resgatado a dois anos por um felizardo, que já providencia a restauração. Sim, é isso mesmo: ele usou o carro por quase 6 anos e depois ele ficou abandonado por mais de 30.

Chevelle SS 1970

Motor 396, único dono, 40 mil milhas rodadas, abandonado na garagem de casa a mais de 20 anos.
A viúva reluta em se desfazer do carro, mas um tal de Dave já está na fila. Cara de sorte.

Mercury Spoiler II Dan Gurney Special 1969

Raríssimo Mercury 1969, encontrado no Tenesse em 2006, no mesmo lugar em que o dono o estacionou pela última vez em 1984. Falta o teto de vinil azul, mas o motor 351 Windsor ainda estava lá, como todos os itens de acabamento. Só foram fabricados pouco mais de 400 carros como este.

Mustang Mach I 1970

Mustang Mach I 1970 com o motor Cleveland 351 de 300hp original, câmbio 4 marchas. O dono ainda não vendeu, parece que faltam alguns zeros na proposta. Enquanto isso, o mato cresce.

Ford XL 1967

Este é raro. Raríssimo. Trata-se de um Ford XL 1967, 2 portas, hardtop com o pacote de acessórios Sports Package, V8 425 de 400hp, câmbio de 4 velocidades. Foram produzidos apenas 8 unidades iguais a esta em 1967. Repare na dupla carburação original de fábrica. Este carro é o único exemplar sobrevivente.
Apesar de tudo isso, o dono ainda não vendeu o carro. Nem restaurou.

Mustang Shelby Cobra GT 500 Conversível 1969

Esse Mustang Shelby Cobra GT 1969 conversível lá pelos gringos conhecido como “o unicórnio”, pois existem tão poucos que sua existência é quase uma lenda, um mito. Um sujeito achou este, por acaso. A dona, de 86 anos, pediu US$50.000,00 pelo carro mais a reforma de todo o telhado e da calçada da sua casa. Ele não comprou, claro. Pena, o carro só teve um dono e está parado e bem guardado desde 1972, com apenas 12.000 milhas rodadas. E ainda não foi vendido.

Plymouth Barracuda

Nem adianta insistir, os Barracuda acima não estão a venda. O dono, um fazendeiro que mantém os carros aí no tempo, garante que irá restaurá-los um dia. Um deles é coisa séria, dizem, por ter um 340 e 4 marchas na caixa.

Plymouth Superbird e Dodge Daytona

Os chamados “winged cars” (carros com asas) são sempre raros. Foram apenas 500 Dodge Daytona (alguns dizem que só 250…) e menos de 2.000 Plymouth Superbirds fabricados. Foram desprezados (os Superbird) na época e hoje são disputados por milionários. Valem uma fortuna, não raro mais de 1 milhão de dólares a depender do estado de conservação e originalidade do carro. Ainda assim, há gente que deixe estas obras de arte apodrecendo por aí. Estes dois acima foram comprados por dois irmãos em 1978 e estão assim, largados, esperando que a Divina Proviência ilumine estes dois pagãos. Abaixo, mais alguns “birds” largados por aí. Absurdo! Para mim, um dois maisl lindos e ousados automóveis de todos os tempos.

Parece mentira, não? Mas não é. E, permita-me, isso não é exclusividade dos americanos, isso aconteceu no mundo inteiro, inclusive aqui. Mas que dá um pouco de raiva, dá! Vou tomar uma água.

73 comentários sobre “Carros abandonados – A lei do Mercado?

  1. carrosantigos disse:

    Esse é o melhor blog de carros antigos que eu já vi!
    Parabéns pelas informações e pela sua dedicação.

    Abraços,
    Alessandra Ramos

  2. Rômulo disse:

    se eu tivesse um carro desse.. nossa ia ta brilhando o tempo inteiro!
    ainda vou ter um destes .. um sonho . .. e tambem tenho 17 anos e pretendo comprar um e arrumar todo! deixar impecavel .
    Tenho oficina e chapeamento nos fundos de casa! ..

    estou a procura de um carro antigo! nem q eu demore anos arrumando!

    há e as informações assima são muito boas .. muitos destes nunca havia visto! .

  3. Julio Cesar disse:

    Ae ao amigo romulo, é isso ae cara vamo restauras essas joias!!! Tambem pretendo ter uma maquina assim bem antiga!! Cara excelente blog. Esse cara que deixam os carros aprodecerem vao todos para o inferno, baita desrespeito com o carros!!! Vamos restaurar e conservar os automoveis classicos como os muscles car……. Ate +!!! informaçoes mandem para meu email!!!!

  4. gabriel disse:

    vcs tem o Mustang Mach I 1970
    pra vende? quanto vcs querem por um desses?

  5. gabriel disse:

    voces tem um Mustang Mach I 1970
    pra vende? quanto? de onde vem?
    to querendo pra restaura

  6. saulo disse:

    voce esta certo, da raiva mesmo, nao so esse mas como outros modelos largados nao acho isso legal

  7. Henrique Pimenta disse:

    É de duer o coração… Nem p/ os caras colocarem
    uma capa de plástico em cima…
    Um dia ainda terei grana p/ comprar e restaurar um
    muscle car… E já até escolhi o modelo. Um GM Chevelle SS
    1967. É uma das maiores banheiras duas portas que já vi.
    P/ quem ñ conhece, procure na internet. É simplesmente
    um show de CARRO.

    Parabéns pelo blog cara.

  8. Carros Antigos disse:

    Henrique, seu sonho realmente é bonito: o Chevelle é um senhor carro. Eu conheço um 68 conversível que é o máximo também. Assim que comprar o seu me manda fotos para publicar aqui. Abraço, Nik.

  9. john maique disse:

    os cara tem ser muito loko pra abandonar essas maquinas doi ate o coração
    um dia ainda vou ter um dodger chager rt

  10. thiago disse:

    pqp juro cara nunca me doeu tanto ver uma coisa quanto ver o mnustang la paradao servindo de estante

  11. Mario Buzian disse:

    Nik,

    Revendo essa postagem me lembrei de uma história que um grande amigo meu,do Tennessee,me contou…Ele era vendedor de uma concessionária Chrysler/Plymouth/Dodge/Mopar desde meados dos anos 60,e quando os maravilhosos ‘primos’ Daytona & Superbird chegaram aos showrooms foi um assombro…Mas o mais interessante é que quando eles eram vendidos,normalmente se dava uma festa para comemorar,com fogos de artifício e tudo…A explicação: eram carros caríssimos,exóticos,tinham um visual considerado pouco atraente para uso normal,e motores pra lá de cavalares (440 Max Wedge de série,426 Hemi opcional),portanto viraram verdadeiros ‘micos’…
    Max,meu amigo,me contou um episódio envolvendo uma cliente,senhora de uns 60 e poucos anos,que queria trocar seu Fury por um carro mais novo,em fins de 1971,e acabou levando um Superbird totalmente equipado,inclusive com teto de vinil e teto solar,por um preço mais barato do que um simples Fury básico com motor 318…Simplesmente porque o preço do seguro era ASTRONOMICO,e a velhinha tinha um perfil imbatível:solteira,e de idade e experiência,com mais de 40 anos de bônus acumulados,enfim…O seguro para ela saiu uma ninharia…
    E ela ficou com o carro,que era roxo (Purple Crazy),interno branco,por mais de vinte anos,usando-o somente para fazer compras,ir à igreja,e jogar baralho com as amigas, até um certo senhor com um sobrenome Petty (imagine…) achar o “Birdie” circulando naturalmente,para-la e levá-la ao mesmo concessionário para providenciar a compra de um caro zerinho,em troca do maravilhoso ‘pássaro’…
    Esse,pelo menos,caiu em mãos certas…Pior foi aquele que foi achado no Iraque,um Daytona,que era de um sheik,e estava emparedado numa sala,coberto de tralhas,a asa traseira pendurada na parede servindo de estante,e que os bravos “G.I. Joe’s”resgataram do inferno,trazendo-o de volta à sua terra de origem…Dizem que era um HEMI,com baixíssima quilometragem,e que foi parar lá em troca de armamento ilegal…
    Mais um de volta à vida !!!

    Mário

    PS: é possível achar Daytonas e Superbirds por até um quarto do preço original,são os famosos “tribute-cars”,que foram restaurados nos mínimos detalhes apenas para demonstrar fidelidade ao projeto original…Eu seria um sério comprador de um desses,hehehehehehe !!!!!

  12. Mário Buzian disse:

    Nik,tenho essas imagens em algum lugar,vou fuçar no meu baú,e assim que localizar,te mando,sem falta.
    Grande abraço,mestre !!!!!

  13. ALESSANDRO disse:

    GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE OS 2 MUSTANG QUE VC MOSTROU NAS FOTOS …. CONTATOS PARA COMPRA….OBRIGADO

  14. Henrique Pimenta disse:

    Cai na real “Alessandro”, os dois Mustang que vc se refere não saem por menos de R$ 180 00,00 reais cada. E isso do jeito que estão, imagine depois de reformados… E aqui é um blog para comentários, não uma página de classificados.

  15. Luiz disse:

    Alô Henrique Pimenta. Tenho o carro que você sonha: um Chevelle SS 396 1967. Para vê-lo visite o site Car Data Base (é só digitar isso no Google) e procure o fotógrafo Luiz Augusto Tinoco. Esse site tem fotos de carros enviadas por pessoas do mundo inteiro.

  16. Carros Antigos disse:

    Luiz, eu não conhecia este site. Vivendo e aprendendo. Você é o fotógrafo? Parabéns. Se quiser um dia mandar umas fotos, adoraria publicar aqui. Abraço, Nik.

  17. Luiz disse:

    Nik,

    Gostei do blog. Toda aquela musculatura abandonada…

    Fotografei e mandei para o site Car Data Base. Os meus são o Chevelle 67, um Camaro 67 sem a frente, um Bel Air 57 desmontado e um Chevy 210 sedan azul e branco. Pode usar as fotos mas se der pra esconder o alfa numérico das placas melhor.

    Abraço,

    Luiz

  18. Henrique Pimenta disse:

    Chevelle! Chevelle! Chevelle! Yuuhoooo…
    Quer dizer… WWWRROOOOOMMMMM!!!

  19. Tomas Turbando da silva disse:

    se eu tivesse un carro desses poderia se qualquer um nao trocaria por nada nen vendia

  20. Luiz Lula disse:

    Grande texto, pena terem roubado de voce sem sequer colocar um link:
    http:// classicosmania.com/forums/showthread.php?t=334

    Portugueses…

  21. Nikollas Ramos disse:

    Que coisa! Que caras de pau! Isso aconteceu no mesmo fórum, salvo engano, com os textos do Luís, do Antigomóveis! Mas tudo bem, afinal, carro antigo lá é o Goggomobil e olhe lá… ;)

  22. junio alves dos santos disse:

    amigo tenho 25 anos e moro em pedro leopoldo (minas gerais ) ( fica 45 km de bh ….
    e sou apaixonado por carros , e fiquei louco por um Chevelle SS 1970…
    me diz por favor como posso aprender mais sobre esse carro.
    eu estava trabalhando e vi o carro , babei ate falar chega..

  23. Luiz Ian Vinagre disse:

    É uma tristeza ver clássicos desses por ai abandonados… se desgastando com o tempo, as vezes o propietário morreu e a família já mais venderá. Sendo assim, deve ter centenas de carros como esses espalhados pelo mundo inteiro, em suas garagens cobertos pela poeira, sem contar que tenham rodado apenas 10 mil kilometros. Muita das vezes uma batida ocasionou no abandono ou então ficaram eternamente em uma garagem e quando a sorte(dinheiro) aparacer a chance para restaurá-los. E ter na sua garagem não uma maquina, mas sim um mito.

  24. fernando robady disse:

    realmente é triste mas isso se chama evolução,progresso se todas as paçoas gostasem de carros antigos as ruas pareceriam um museu.mas por outro lado á pessos que preservam esses modelos há de certa forma um equilibrio.

  25. Kaique J. R. disse:

    Olá camaradas, eu sou um mecânico, apaixonado por grandes máquinas como essas!
    E grandes motores 440 Six Pack, 426, 426 Hemi. Posso afirmar que esse foi O MELHOR BLOG de máquinas que eu já vii.
    Digo que quando olho carros assim no tempo em fotos já me da um aperto no coração, se eu ver pessoalmente afirmo a vocês que eu choro…
    Mas quem quiser me adicionar para bater alguns papos, e trocar experiências come on!
    Kaique.j.rambo@hotmail.com
    abraço galera!

  26. SILVIO DE SOUSA LOPES disse:

    POW SERIAMUITO FELIZ SE ALGUEM UM DIA TIVESSE CORAGEM DE MEDAR UM DESSES CARROS AI…CARA MINHA PAIXAO CLARO DE TODOS KEM NAO GOSTARIA DE TER UM DESSES EM SUA GARAGEM POR FAVOR SE SOUBER DE ALGUEM QUE ESTEJA DISPOSTO A FAZER UMA DOAÇAO DE ALGUM CARRO TIPO UM (SHELB ,CAMARO,UM DODGE,EU AGRADESSO …FIZ UMA PROMESSA KE IA TER UM CARRO ASSIM ANTES DOS TRINTA E JA TA BEM PERTO 27 ANOS …25/04/82…

  27. juliano disse:

    kra, muito doido o blog, show de bola quer dizer de carro…..
    se vc tiver umas fotos de uns camaro ss acho muito doido espero conseguir um dia…….
    parabens pela iniciativa os desobedientes de plantao agradecem.

  28. jurandir walace disse:

    vendo kombi 1972 para quem gosta o motor bom,bateria nova,cabos de velas bateu pego so que tem que dar uma arrumada estou sem condiçoes poriço quero passar pra frente nao tem multa veiculo guardado na garagem so quero 1700, mil e setecentos telefone 86946192 marcelo sp

  29. bruner disse:

    Cara eu so louco por superbirds uma reliquia dessas apodrecendo no tempo um dia ainda vou ter um desses

  30. Leonny disse:

    Vei!! meu tio tem um dodge polara gran luxo perfeito rodando por onde passa xama atençao meu sonho e ter um dodge charge rt 79 por ai pra restaura pois axo o carro muito belo i perfeito tenho 17 anos mas um dia eu ainda a d ter um desses!!!

  31. Henrique disse:

    Amigo, Parabens pelo Blog, Porem notei 2 erros, o CamaroZ é um 1969 e não 68, e o Chevelle tambem é um 69 e não um 70, o 70 teria um motor 454, o motor 396 é do 69. agora as outras raridades estão corretas, novamente parabens pelo Blog.

  32. alexandro b. cavalcante disse:

    sou um apaixonado por carros antigos, sonho um dia possuir um, e eu mesmo reformalo, cara aquele camaro 1968 z-28 é de deixar os apaixonados por carros antigos babando!!!!

  33. Edge disse:

    verdade galera,, isso sim é carro de verdade tinham motores que chegavam a ter 350cv ,, hoje em dia esses motores são uns lixos,, injeção eletronica,, não sei vcs mas eu sou fã dos carburadores,, é isso aee galera meu sonho é reformar um maverick 302 v8, mas o melhor dos muscle cars pra mim é o chevelle SS 1970.

  34. alex sandro ferreira da silva eise ventura disse:

    quem tiver venderndo um dorge charge 1969 rt me liga tah meu numero é 62828939

  35. LUIS FERNANDO COUTO disse:

    Assim como muitos , tenho o sonho de adquirir em muscle car. Poderia tranquilamente ser nacional mas, que os muscle americanos são todos incrivelmente atraentes , isso são.
    Aqui no Brasil não temos peças disponíveis como nos EUA , para seus carros. Isso é uma lástima.Torna muito caro uma restauração , que na maioria das vezes se faz necessária. Tirando essa parte , meu desejo em adquirir um v8 continua. Fiquei imaginando aquele Mach 1 rodando por aí em um laranja bem vivo com o barulho clássico dos V8 . Não há quem resista em dar uma olhada.

  36. Paulo Roberto disse:

    Muito bom! As vezes, as pessoas são apaixonadas pelos seus autos antigos mas nâo podem, ainda, fazer restauração. Quem sabe não conseguirão? Ou, até mesmo, colocarâo a venda?
    No meu caso, possuo um raríssimo Riley 1952 que foi do meu pai, faltando apenas nova pintura. Está com peças da lataria desmontadas, mas em ótimo estado e é todo original, inclusive, quando desmontei, estava rodando perfeitamente. Logo que descolar a grana pretendo realizar a pintura e alguns retoques nos acabamentos. Quando estiver pronto mandarei fotos.

  37. wagner disse:

    E nós (os brasileiros) que somos apixonados por carros (se for antigo, melhor ainda), vemos que os americanos tem as joías da industria automobilistica nas mãos e desprezam em favor dos carros orientais. Nada contra os Toyotas, Hondas, mas os Chevys, Fords e suas sub-divisões dão de dez-a-zero neles. Preservar é preciso para evoluir.

  38. jefferson disse:

    adorei o winged aqueles que podem valer até 1milhão de dolares mi deu uma raiva quando e vi eles estragados eu fico com dó deles adorooo muinto carros antigos!!!

  39. fernando disse:

    véii dahora esses carros …um dia tenhu um desses ..vo dexa muito loko…
    pode demorar mas jo conseguir….
    ….

  40. Lenny disse:

    Olá, qt coisa linda!!
    Estou buscando carros antigos, quero restaurar pra meu uso e quem sabe ter alguns na minha garagem um dia!!
    Att,

    Lenny Mendes

  41. wesley cesar disse:

    eu sou louco por uma carro antigo meu pai fala muita coisa desse carros e ja andei em carro antigo em bele em maverig . dorge mercedes e outro mas as pessoa nao sabe respeita os carro cuidar e porisoco quero meu quem vai andar e so meu pai que muito cuidadoco ;AMIGO QUERIA TER SUa sorte pergar um carro desse para cuidar dele bem ;;;;; amigo que DEUS TE ABENCOA

  42. Valdi Machado Cardoso disse:

    Amigo adorei o seu blog,é uma pena ver tanta história sendo esquecida.Por sorte ainda existe pessoas como nós, que não veem essas raridades como simples latas velhas, mas sim como relíquias cheias muita história e que precisão ser preservadas.Pra terminar, acho que já não CARROS como antigamente.Ha sim quase mim esqueço, amo os muscler cars,principalmente esses três o shelby GT500, o chevelle ss ,e o meu sonho consumo dogde challenger 1970, por enquanto um sonho distante,distante uns 150 mil!!!

  43. joão victor lira cipola disse:

    essas maravilhas precisao trocar de dono,que desperdicio em abandono

  44. Elvan Pinto Vieira Junior disse:

    minha namorada tem um Opala 68 impecavel, mais esse Mustang Mach I 1970, sem duvida é o sonho *—*

  45. Mateus disse:

    se eu cato um cara que larga uma obra de ate dessa aprodessendo no tempo nao quera nem saber o que eu fasso

  46. kervin disse:

    pois estes dono sao muito idiotas ao ponte de dar fim nestas beldades originais da epoca e agora vontade de os comdusir é que bom e sentir a forca das maquinas a trabalhar é mesmo bom.

  47. Francisco disse:

    Oi! Pessoal boa noite!!
    Restauro automoveis antigo no momento estou disponivel caso interesse pelo meu trabalho contate-me

  48. sergio sousa disse:

    bom dia . eu tanto queria ter um carro magnifico como os que aqui mostram , e tanta gente a nao dar valor a reliquias que tem em maos.. adorei

Deixe um comentário