Ônibus Zepelim de Belém do Pará; por José Miguel Abrahão Filho

Olha a história do ônibus Zepelim, de Belém do Pará, contada aqui com detalhes e vídeos! Incrível o que o pessoal de lá têm feito desde que a história ganhou o mundo através das fotos da Life. Parabéns aos envolvidos na pesquisa.

Laboratório Virtual ─ FAU ITEC UFPA

José Miguel Abrahão Filho é o primogênito do último proprietário dos ônibus apelidados Zepelim, criações exclusivas de Belém do Pará que foram vendidas para São Luís do Maranhão ─ dos 5 Zepelins adquiridos junto com a Viação Sul Americana, quatro foram negociados e um ficou em Belém; como os coletivos eram fadados ao prejuízo por questões técnicas, o remanescente foi desmontado e seu madeirame virou fogueira de São João.

corel491corel492

A garagem/oficina da Viação Triunfo em meados da década de 1950 e hoje: Residencial Josefa Alice Abrahão. Um lugar na travessa Barão do Triunfo, no Marco da Légua, que nenhuma relação tem com o nome da empresa.

corel493corel494

O condomínio familiar garante a manutenção do chalé adquirido em 1950 que serve como ponto de encontro constante de seus membros.

corel495

corel496

Os ônibus Zepelim da Viação Triunfo fotografados pelo ucraniano Dmitri Kessel em abril de 1957 para a revista estadunidense LIFE.

Na marcação 00:10 da película acima aparece um Zepelim em movimento nas…

Ver o post original 108 mais palavras

3 comentários sobre “Ônibus Zepelim de Belém do Pará; por José Miguel Abrahão Filho

  1. Irapuã disse:

    Pena que não foram preservados nem deixaram muitos registros. Embora longe dos grandes centros, sessenta e poucos anos não é muito tempo para melhores referências históricas. Tomara apareçam mais informações.

  2. Tercio disse:

    Seria uma ótima recordação para para a nossa geração! A década de 40 tem muita história, principalmente por causa da segunda guerra mundial e o Zepelim é um simbolo da ditadura de HIttler. É ironico, mas o nosso zepelim vivia cheio de crianças segundo o José.

    Concessionaria VW

    Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s