New York to Albany, every turn, every sign, every road…

Inexplicável este livro. Eis como é descrito está jóia de 1907:

Photo-auto maps. (New York to Albany and Saratoga Springs, Saratoga Springs to Albany and New York). Photographs of every turn, together with a topographical outline of road showing railroad crossings, bridges, school houses and all landmarks, with accurate distances between. Compiled by Gardner S. Chapin and Arthur H. Schumacher. Copyright, 1907, by G.S. Chapin, Chicago. Published by the Motor Car Supply Co. … The Automobile Supply Co. … Chicago, Ill

Compreendeu? Em 1907 não devia ter muita utilidade um mapa, as pessoas ainda estavam aprendendo a dirigir. Estradas, poucas. O jeito era publicar um livro com todas, absolutamente todas as curvas, entroncamentos, passagens, placas e o que mais auxiliasse o condutor a ir de New York a Albany e voltar para casa.

Isso aqui: http://goo.gl/yeEsT

Hoje um passseio de 150 milhas, uma hora de carro, naquela época ensejou um livro de trocentas páginas. Impressionante. Nunca imaginei que isso pudesse ter sido feito. Fotografar tudo isso, curva por curva? Belos tempos.

6 comentários sobre “New York to Albany, every turn, every sign, every road…

  1. AGB disse:

    Bom exemplo do que é um país desenvolvido. Os EUA já eram assim em 1907, o automóvel apenas um ornamento para ricos mas Henry Ford estava preparando o modelo T… AGB

  2. Irapuã disse:

    Sensacional! Planilhas de um hipotético rally atual possivelmente não seriam tão detalhadas. Um verdadeiro GPS com fotografias, só que executado há mais de 105 anos!
    Curioso que o caminho era feito pela margem do Rio Hudson oposta à da estrada atual. É uma bonita região, tive a oportunidade de fazer esse trajeto tanto de carro como de trem quando trabalhei numa multinacional que é sediada em Albany. Só estranho que Mechanicsville -que aparece como parte do trajeto- geograficamente fica na vizinhança mais ao norte de Albany downtown.
    Não duvido que algumas dessas paisagens ainda possam ser reconhecidas nos dias de hoje.

  3. regi nat rock disse:

    Inacreditável. Sou agrimensor e sei reconhecer um trabalho do tipo.Ao mesmo tempo fico envergonhado com o que acontece por aqui. Quando topamos com com esse tipo de literatura “turistica”, nos damos conta do quanto temos que caminhar para virarmos um país. Deus tem toda a razão; país maravilhoso mas a escória habitará por lá.

  4. Francisco disse:

    Enquanto isso aqui nos trópicos nos preocupamos com os Felicianos,Marins,etc da vida…o atraso é DESCOMUNAL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s