Lettering, a arte do Supermercado

Do tempo em que se pintavam letras, uma a uma, com valor, arte e alegria. O computador acabou com esta arte por que acabou com a riqueza da tipologia. Desculpe, mas confundiram a mensagem com seu meio. Aí, já era.
Enfim, tudo o que gosto está morto ou exilado, já escreveu alguém.Aqui em Niterói e Rio, esta arte só restou nos cartazes dos supermercados. Alcatra, Leite em Pó, Danoninho e coisas do tipo, muitas vezes há verdadeiros meninos artistas escondidos ali e, por intuição, comunicando pela linguagem escrita da mesma forma que se fazem há séculos. Os ingleses são os melhores nisso, depois conto mais.
Bom, eu tenho estudado (?) o assunto, e descobri que lá no Archieve.org há dezenas de livros e manuais de treino para lettering (procure também por showcards, sign painting e snowball) do séxculo XIX e início do século XX. Obras primas, valem o download até pelo estilo e estética destes ricos manuais.
Eis um exemplo, simples, nada sofisticado, do que se fazia então. Lembrou do seu supermercado agora? Aquilo é arte ancestral, camarada.

3 comentários sobre “Lettering, a arte do Supermercado

  1. Rodrigo disse:

    Nick! Adoro Lettering… e faz algum tempo que não pratico. Aprendi com um “mestre dos tempos antigo”! Meu avô é formado no Liceu de Artes e Oficios de São Paulo (lá pelos anos 30), em desenho typogrophia e lettering, e depois em entalho em madeira, profissão que ele exerceu grande parte da vida!
    Eu e meu irmão, passavamos horas ou dias com ele aprendendo a desenhar “letras diferentes” que sempre usavamos na escola para tirar boas notas nos cartazes e trabalhos de desenho. Era o máximo! Muitas e muitas vezes vi ele escrever cartazes e faixas e outras coisa para amigos, festas da igreja e até para campanha política. E olha que até uns 3 anos atras ele ainda mandava bem nas letras, hoje com 95 anos, já não dá mais!
    Vou ver se passo na casa do meu avô e encontro os lettering books dele, do tempo do Liceu que ele usou pra me ensinar, ai mando umas fotos!

    PS.Outro día parei em uma Casas Bahia só pra perguntar quem desenhava os cartazes… Já reparou que todas essas lojas de móveis usam cartases com técnicas de lettering!?
    Abraço, Rodrigo.

  2. Ricardo disse:

    Sempre gostei disso, talvez pela beleza mas nunca fui atrás e nem sabia que existia estudos sobre isso. Agora vendo esses livros deu até vontade de aprender!

    Valew Nick.

    Ricardo.

  3. carrosantigos disse:

    Rodrigo, estou sofrendo. Queria estar aí pra conversar com ele. Por favor, capture algumas histórias e imagens. E mande um abraço pra ele.
    Ricardo, ainda hoje isso é estudado. E há um revival da arte em propaganda nos EUA. Há empenas enormes de prédios sendo pintadas por artistas, ao invés de decoradas com vinil impresso em alta resolução. Depois conto mais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s