Standard Oil Company’s SOHIO service station

Dia de inauguração de uma “Service Station” da Standard Oil em Ohio, meados dos anos 50. A SOHIO é uma das empresas criadas por John D. Rockfeller como forma de controlar o mercado americano e escapar à lei criada em sua homenagem, o Antitrust Act de 1890.

Supostamente, claro.

Fotografia perfeita, impecável, técnicamente irrepreensível. Em português claro: linda.

Primeiro, a fotografia original. Uma festa, literalmente.

Vamos dar um zoom nos detalhes. Os letreiros, primeiro. Começando pelo neon.

A cena principal, agora.

Do lado esquerdo, alguém está calibrando os pneus de um Buick Century ou Special, 1954.

As bombas de combustível. Supreme ou X-Tane? Um globo destes da X-Tane, original, custa uma grana hoje em dia. Já uma reprodução é barata.

Voltando à cena principal. Em primeiro plano, um formidável, lindo, estonteante Plymouth Belvedere 1955. Infelizmente não sabemos pelo ângulo se é um 6 cilindros ou V8. Somente 47.375 desses Belvedere foram fabricados neste ano, que para mim é mais elegante que o manjado 57.

Ainda na cena acima, um Chevrolet 150 ano 1954, em segundo plano à esquerda. Na sua frente, à direita, um Chevrolet 210 Townsman Wagon ano 1955.

Chegando mais perto do Belvedere e sua alegre e sofisticada motorista.

Como lá é a terra dos aditivos para tudo, não se esqueça de levar o seu.

A elegância de um frentista de posto dos anos 50, um senhor de idade avançada, em seu trabalho digno.

E o outro, mais atrás. Rayban.

A rica cena de fundo. Toda atenção ao dono do carro, o senhor nosso cliente.

Lavar os vidros, a eterna cortesia de um bom posto de gasolina e serviços. Não me lembro a última vez que me ofereceram esta inestimável gentileza. Só pedindo.

Ao fundo, uma cena comum. Não me refiro ao Nash 1949 ou 50 nem ao Cadillac 1952 (confere?). Mas ao Ford 1949 relegado ao fundo. É uma metáfora, mas eu que estou habituado com as fotos dos finais dos 40 e começo dos 50, já percebi há muito tempo esta transição: entre 1950 e 52, os Fords são onipresentes nas fotografias que conheço, em muito maior número que qualquer outro carro contemporâneo ou dos anos seguintes. Mas, em algum momento a partir do final de 1952, acontece isso; as cenas registradas são invadidas por Chevrolets e outros e os Fords 49/51 são bruscamente deslocados do primeiro plano até que, em meados da década, sua ocorrência é a de um pássaro dodô no zoológico da Quinta da Boa Vista: nenhuma. Isso mostra as rápidas transformações da indústria nos primeiros anos do pós guerra. Só podemos imaginar o frenesi que era, a ansiedade que significava ser um americano médio e comprador de automóveis então. Mais ou menos como a nova classe média no Brasil de hoje.

Enfim, um zoom ao fundo.

Mais perto…

Para terminar, como um dos personagens misteriosos e ocultos de “Las Meninas” de Velasquez, um observador privilegiado de toda a cena, uma criança. Que é talvez tenha quem guardado a melhor memória e sentimento de toda a cena.

E um anúncio pitoresco da SOHIO da época destas fotos, que achei por aí, muito bonito. Xis!

E se você curte signs antigos, placas e latas de óleo, recomendo este site. Assine a newsletter deles, por assunto, e se divirta.

E para discutir tudo relacionado à gsolina, postos antigos e etc., teu lugar é este aqui, o Oldgas.com.

E para ver o que nõa está na foto, a indústria do Petróleo que nasceu com Rockfeller justamente em Ohio, reitero a sugestão que já fiz, a de que você compre o livro “O Petroleo – Uma História Mundial de Conquistas, Poder e Dinheiro” do Daniel Iergin. Você não vai mais abastecer o seu automóvel do mesmo jeito depois desta leitura. Não falo aqui de culpa, mas de informação.

9 comentários sobre “Standard Oil Company’s SOHIO service station

  1. Irapuã disse:

    Grande Nik, se superando!
    Grande post, totalmente ilustrado e ilustrativo.

  2. Belair disse:

    Ue’,meu comentario sumiu…
    Apesar do post sensacional,a solidariedade VAI continuar sim,Nik.So’ de lembrar da minha hernia ja’ fico apavorado.Melhore logo.
    Chicao,e’ uma TW, nao Nomad.

  3. carrosantigos disse:

    Valeu, querido, obrigado. Mas esse é um post com H! Sem o H não sobra tempo.
    Chico, seu distraído! Até eu sei que é uma TW! Gostei da sigla, dá uma certa autoridade e intimidade!;)

  4. Edison Guerra disse:

    Impressionante o trabalho desenvolvido nesta foto.Preciso ter mais calma, e apreciar melhor os detalhes “escondidos” em cada foto,pois olho superficialmente,achando que vi tudo.Fico babando vendo as fotos aqui publicadas.Hoje vou rever os posts anteriores, e observar como se estivesse em uma galeria de arte.PARABÉNS !!

  5. Francisco José Pellegrino disse:

    Cambada de frisinhos, prá mim se não tem 4 portas é NOMAD….eu ví no Museu de História Natural em Londres um passaro DODÔ (retratação fiel ao original), foi bom ter sido extinto, o bicho era feio demais….

  6. carrosantigos disse:

    KKKKKK! Chico, vai avacalhar outro blog! Aliás, já recebi as fotos do Dodô que me mandou, feio pra dedéu mesmo! O que não é o caso do Ford, como sabemos…

    Edison, é isso mesmo. De nada adianta esse monte de informação que se recebe todo o dia se não sobra tempo de desfrutar o que vale realmente a pena. Estou nessa, um pouco por dia, mas do melhor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s