O Ford 49 do Vigilante Rodoviário

Eu acho que estas fotos eu achei no Mercado Livre. Ou vieram pelo Guilherme do AVA? Não me lembro.

De qualquer forma, é para ilustrar o comentário do Rui, corretíssimo, sobre a primeira viatura do Inspetor Carlos. De fato, era um Ford 1949.

Tanto que virou brinquedo. Pena que tenha sido substituído pelo Simca. Se não o tivesse sido, talvez (eu escrevi talvez) a história do shoebox no Brasil, no que pertine à popularidade e preferência do colecionador e aficionado, fosse outra. Afinal, o que de mais mágico o século XX criou para pregar referências culturais na mente das pessoas que o cinema e a TV?

Ainda digo mais, o carisma do Simca é limitado ao círculo de conhecimento dele e sua história. Por ene motivos. O Ford, até por ser um automóvel de massa, poderia ter sido potencializado entre as gerações de forma mais abrangente e menos elitista, como sói ser o caso do Simca. Se assim fosse, teríamos uma quantidade maior de Fords 1949, 50 e 51 preservados, alguns raros modelos que estão esquecidos por não mais existirem, como os Woodies e o famigerado Crestliner. Aquela história: aquilo que não se vê, não se aprende a gostar. Ou não se vê por que não existe mais ou por quê está guardado na garagem, questão na qual me incluo no rol dos culpados, mas isso é outra história.

Só uma opinião tola, exercício puro de imaginação, delírio e sem consequência prática alguma.

Abraço, Rui!

3 comentários sobre “O Ford 49 do Vigilante Rodoviário

  1. Irapuã disse:

    Opa!!! Esse me interessa! Esse modelo é fabricado? Onde se consegue um destes?

  2. Rui Pastor disse:

    Puxa, sensacional seu post, como sempre. Daqueles seriados antigos, gostava de vê-los por conta dos carros. O Vigilante Rodoviário era um, e outro que lembro era o Falcão Negro, que sempre terminava com uma carro indo pro penhasco… Abraços,
    rp

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s