‘Mercury Blues’ by KC Douglas, 1949.

“Mercury Blues” foi escrita em 1949 por K.C. Douglas, um americano, negro, de origem humilde e rural, um dito bluesman. O crédito também foi dado a Bob Geddins, mas ele era só o manager e dono do selo.

A letra é uma homenagem aos Mercurys de 1949 by Ford. Uma das mais legais canções sobre automóveis que conheço:

“Well if i had money
Tell you what I’d do
I’d go downtown and buy a Mercury or two
Crazy ‘bout a Mercury
Lord I’m crazy bout a Mercury
I’m gonna buy me a Mercury
And cruise it up and down the road

Well the girl I love
I stole her from a friend
He got lucky, stole her back again
She heard he had a Mercury
Lord she’s crazy ‘bout a Mercury
I’m gonna buy me a Mercury
And cruise it up and down the road

Well hey now mama
You look so fine
Ridin’ round in your Mercury ’49
Crazy ‘bout a Mercury
Lord I’m crazy ‘bout a Mercury
I’m gonna buy me a Mercury
And cruise it up and down the road

Well my baby went out
She didn’t stay long
Bought herself a Mercury, come a cruisin’ home
She’s crazy bout a Mercury
Yeah she’s crazy ‘bout a Mercury
Gonna buy me a Mercury
And cruise it up and down the road”

Algumas coisas na vida combinam muito bem. Cerveja e bolinho de bacalhau, frio e cama, Mercurys e flatheads e a lista é longa. Como ainda por exemplo, a parceria musical entre Roy Rogers e Norton Buffalo.

Não o cafona (sic!) do Roy Rogers que você está pensando, mas sim o outro, virtuoso da guitarra, mestre do slide guitar e ainda na ativa. E seu precocemente falecido parceiro, o genial gaitista Norton Buffalo. Assim, em tradicional duo de gaita e slide guitar, eles estiveram pela estrada muitos anos tocando blues, folk e country, com uma energia, cumplicidade e virtuose que raramente vi. Num de seus shows, eles gravaram “Mercury Blues” e a primeira vez que eu ouvi essa musica eu resolvi aprender a tocar gaita. Anos mais tarde, me inspirou comprar um Mercury. Ainda não consegui nenhuma das duas coisas, mas ainda escuto a música.

Essa versão não está na internet, achei por bem suprir o vazio. Segue aí embaixo, especialmente dedicada ao pessoal da Lista do Shoebox de onde estou sumido (Ira, Chico, San, Buzian, Alê, Eugene…).

Clique o play e escute dois mosntros do blues em intensa combustão interna sobre um Mercury 1949, V8, cruising up and down the road!

7 comentários sobre “‘Mercury Blues’ by KC Douglas, 1949.

  1. Irapuã disse:

    Grande Nik. Quem é vivo acaba aparecendo.
    Tocando blues …e de Mercury!!!
    Obrigado pela dedicatória, muito legal. Acabas de ganhar o direirto a uma volta de Monterey 53. rsrs
    Grande abraço.

  2. Marcos S. Mecca disse:

    Gosto Muito Dessa Música….ela fica permanentemente no meu mp3 player….:>) – Só não conhecia a historia por traz dela, por isso meu Muito Obrigado por postar e Obrigado por seu Blog que sempre tem coisa boa !

  3. Rodrigo disse:

    Amigo Nick! Bem vindo de volta! rsrsrs
    Muito bom o post.. e eu como gaitista adorei as referencias … já tinha ouvido essa musica, mas queria ver a versão que vc postou, mas o link parou de funcionar…pode me mandar, ou por denovo?
    Abraço Rodrigo

Deixe uma resposta

