Caio Prado e a “Formação”

Acabei de me dar de presente, com uns 20 anos de atraso indesculpável, “A Formação do Brasil Contemporâneo”, de Caio Prado Júnior, obra a qual só conheço até hoje por resenhas.

O que isso têm a ver com carros antigos? A capa. Nesta edição da Cia. das Letras que comprei, veja a foto que escolheram para ilustrar a capa. Tão chique que por um instante esse blog aqui se parece com o Antigos Verde e Amarelo, do Guilherme.

Se parece duplamente: pelo auto que desconheço, sendo abastecido numa daquelas bombas antigas e, principalmente, pelo fato de que a cena foi capturada em Minas Gerais,  terra do Guilherme, provavelmente em São João del Rey e pelo próprio Caio Prado, quando por lá fez sua famosa viagem, em 1941.

Salve Minas!

Anúncios

6 comentários sobre “Caio Prado e a “Formação”

  1. AGB disse:

    “ADLER” em alemão significa águia. E o “Reich” deve ser o segundo, aquele dos “Hohenzollern” (1871-1918), pois a companhia surgiu no século XIX. AGB

  2. Alejandro Tasso disse:

    Ainda mais,,,essa águia do Adler ( provavelmente um Trumpf ou um Junior, tracao dianteira ) foi desenhada pelo grande arquitecto e fundador da Bauhaus Walter Gropius.Note se tambem que embora ter deixado de fabricar carros, a Adler continuou fazendo maquinas de escrever ate estes nossos dias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s