Los Angeles em cores, década de 50

Uma cidade que eu gostaria de ter conhecido foi a Los Angeles dos anos 50 e 60, pensando aí em termos automotivos, artísticos, musicais e literários.
Essa idéia não me ocorreu lendo Kerouac nem ouvindo Chet Baker, mas sim lendo Bukowski, que não escreve nesta época, eu sei, mas mais tarde. Eu esqueci Steinbeck antes de completar as cinco primeiras páginas de ‘Hollywood’, que é de 89, e a partir daí esta cidade do presente e do passado passou a ocupar um lugar mítico em minhas lembranças não vividas. Juntou tudo, Von Dutch e companhia, numa coisa só. Enfim, o típico efeito de quem lê esse gênio maldito chamado Charles Bukowski cedo de mais.
É a partir daí que eu li as fotos que achei ontem no acervo do Google Life Images, dessa cidade no alvorecer da época de ouro dos automóveis, início dos anos 50. Especificamente a foto em que se vê um Ford 51 e um Buick em rota de colisão, é desse ano mesmo, o Fordord era novo em folha. As outras você vai decifrar sozinho.
Não veja essas fotos sem música. Clique aqui e ouça Chet Baker interpretando ‘My funny valentine’ no Youtube. Imprescindível a trilha sonora, não são as mesmas fotos sem ele.

16 comentários sobre “Los Angeles em cores, década de 50

  1. Farrell disse:

    Fala Nik, belas imagens man! Cara, eu e alguns amigos aqui do trabalho quebramos a cabeça e nao conseguimos indentificar qual é o carro ao lado do fusca, na foto que tem uma pintura gigante, muito bem feita por sinal! vc sabe me dizer que carro é? grande abraço, boas festas!

  2. Nik disse:

    Também nao sei. De longe jurava que era um Corvette, C1, mas nao acredito que seja. Vou perguntar pro Chico, essas tranqueiras européias ele conhece todas.

  3. clovis disse:

    Que maravilha estas fotos de uma epoca que tenho muita saudades.
    A infancia.

  4. Irapuã disse:

    Grande Nik!!!
    És uma pessoa sensível que não iria errar na trilha sonora! Me fez viajar no tempo, para a época da infância, a um lugar que não conheci.
    As jóias estacionadas no “Truman’s”, engarrafamentos que se apresentariam infernais nos dias de hoje parecem fluir ordeiros num tempo sem pressa, neons colorindo em abundância a grande cidade, formal em seus trajes e chapéus. E ainda “vi” meu 51 interagindo com belos contemporâneos e me levando a uma garagem subterrânea que hoje consideraríamos de sonho.
    Instantes que me fizeram a ter saudades de um tempo e lugar que não vivi… Valeu!
    Grande abraço!

  5. Francisco J.Pellegrino disse:

    Nik, os professores são o Belair e o Ira….eu modestamente estou aprendendo com eles…Mercedes com certeza.Sobre as fotos nada mais a comentar……são MARAVILHOSAS, como disse Ira nos transportou aos 50s…..Mas queremos fotos dos Belairs do Belair mesmo que ele “ache” que não merecem estar nos nossos blogs…aí se configura um cerceamento à liberdade de expressão. Muquirana !

  6. Belair disse:

    O Chicao ta’ louco pra me fazer passar vergonha…Mas ele ainda vai ver meu carro;ao vivo! Quando ele se dignar a aparecer,em qualquer lugar ! O cara so’ da’ bolo….!

  7. Irapuã disse:

    Belair, quem tem um dos tri-Chevy não passa vergonha. Deixe de ser discreto!

  8. Belair disse:

    OK,voces venceram.Agora em Janeiro dou um trato no 55 e tiro umas fotos,que alias,geralmente escondem os defeitos,rsrsrs.O 56 fica p/ quando estiver pelo menos funcionando,pois precisa de algo mais do que “um trato”…

  9. Danilo disse:

    Kra, que bom que você voltou. Nem sempre visito seu blog, mas quando me lembro que fazem dias que não passo por aqui volto correndo. É bom, porque sempre vejo mais de uma novidade. Teu bom gosto nos posts é indescritível. Você expõe em textos e fotos muito do que eu gosto/gostaria de conviver todos os dias. Um grande abraço e um feliz 2012 (já).

  10. Fabiano Fausto Faucz disse:

    Este site me surpreende cada vez que me deparo com postagens como esta, fotos de cair o queixo, as ruas de L.A. repletas carros de neóns por todos os lados, ai você ainda menciona Chet Baker e Charles Bukowski, ai é pra matar a pau mesmo, você deve ser uma pessoa daquelas que eu gostaria de sentar na mesa de um bar, tomar várias doses dar muitas risadas, conversa para muitas horas com certeza. Parabéns, parabéns, é isso meu chapa, vida longa!!!

Deixe um comentário

