Carros que eu gostaria de ver por aí – 1

Estudos em argila para o Lincoln '49 realizados ainda em 1946

Lendo umas mensagens dos amigos ontem, mei dei conta de que nunca fui devidamente apreentado a um Lincoln 49 na vida! Nunca, e isso me deixou aborrecido.

E por que isso é importante? Bom, além de ser bonito além da conta, o Lincoln de 49 representa um ano especial da Ford, que colocou três ícones no mercado ao mesmo tempo. O Ford, o Mercury e o Lincoln, em 1949, formam uma trinca de carros devidamente pensados cada qual para o seu comprador, com um design absolutamente encantador. Mesmo assim, é possível ver o desenho deles se comunicando entre si, em que pese terem sido desenhados por duas equipes distintas, como sabemos e já contei aqui em algum lugar. Pois, considerando a época, as prioridades que a Ford tinha e como foi feito, os novos automóveis para 1949 foram um prodígio de criatividade, ousadia e habilidade com a curva francesa. São modernos até hoje e transmitem os mesmos conceitos e valores para os quais foram desenhados, mais de 60 anos atrás. Claro, isso tudo na minha humilde opinião.

Mas aí, continuando, me dei conta de que eu nunca vi um Lincoln 1949 ao vivo. Por isso fui dormir pensando que, na hora em que a sorte sorrir para mim e eu for na Caixa Econômica resgatar meu prêmio milionário, pode ter certeza de que faltam poucos dias pra ter um lá em casa. E que levarei para encontros Brasil a fora, só para democratizar o que deve ser a agradável sensação de desfrutar da vista de um automóvel como este. Começando, claro, pelas lanternas traseiras, uma delicada assinatura dos gênios que produziram esta pérola.

Acima, o Lincoln Cosmopolitan. Perceba a delicadeza dos faróis e das lanternas. Pequenos e simples, como se pedissem desculpas por estar ali. Agora veja a relação com as lanternas traseiras, abaixo. Que equilíbrio, hum? Que simetria! Uma vez eu tive nas mãos uma lanterna do Lincoln 49 em Lindóia, na barraca do Trovão. Não perguntei o preço, até por que tê-la por um souvenir seria injusto com quem precisasse dela para restaurar um carro. No dia de ir embora ela não estava lá mais. Será que achou um dono?

Ronald Reagan e um Cosmopolitan 1949

Em tempo, onde estão os Lincoln 1949 no Brasil? Eu sei que existem, não me recordo onde li ou vi a respeito. Se na coleção do Sêo Og existe um, então o mundo está a salvo. Pena que não vão aos encontros, colorir um pouco a frota homogênea que se exibe. E isso é algo que eu não posso mudar, só que têm automóveis tão especiais pode!

Abraço.

Anúncios

13 comentários sobre “Carros que eu gostaria de ver por aí – 1

  1. Luís Augusto disse:

    Tem razão, Nik, o Lincoln 49 – aliás os Lincoln de um modo geral – fazem falta no antigomobilismo brasileiro repleto de Mustangs, Corvettes e Cadillacs.

  2. Nik disse:

    Nem fala, Luís. Encontro hoje em dia parece, de certa forma, pátio de locadora. Uma monotonia só. Quando eu me aperto pra saber de coisas novas, vou lá pro Antigomóveis ventilar as idéias. ;)

  3. Nik disse:

    Grande Rui, quanto tempo!
    Luís, verdade. O Saloma é outro colírio, mas eu nao sou das corridas, fico boiando em boa parte do blog, mas me divirto mesmo assim.

  4. Roberto Cesar dos Santos disse:

    Prezado Nik
    Lembranças que afloram: Os Lincolns, em versão Continental, sempre serviram
    os presidentes norteamercianos. Creio ter visto algum 49, já com portas traseiras
    confortavelmente suicídas, transportando quem sabe, o Ike ?
    O belissimo 60 usado pelo Kennedy é inesquecível, bem como, o próprio.
    Por aqui, creio ter visto um 49 da presidência, em foto, transportando quem sabe,
    Getulio, na Av. Presidente Vargas ? Em tempo, nascí em 01/01/49.
    Ps.: Os faróis do Lincoln 49 sempre chamaram a minha atenção. Saudações
    Roberto (filho do marinheiro)

  5. eduardo disse:

    Olá Nik,
    Já fazem alguns anos mas quem tinha um Lincon na côr vinho 4 portas era o Albino, não tenho certeza absoluta mas acho que era 49 e estava muito inteiro e original.
    Esse carro ficou a venda por muito tempo, não sei para onde foi, quando estiver com o Albino pergutarei sobre o carro.

    Eduardo Loureiro

  6. Nik disse:

    Albino aqui do Rio?????? Ô prezado, se conseguir um dia fotos de quando ele foi seu, manda que eu compartilho com todos aqui, com muito prazer. Bom, com essa sua notícia já achamos um, nada mal!
    Roberto, acho que o Guilherme do AVA publicou estas fotos, mas acho também que nenhum dos Lincoln era do período 49/51. Sobre o 60, bem aquilo é uma escultura, uma pornografia automotiva, se é que me entende! E o 61? Putz, que absurdo. Vou publicar algumas fotos de Lincoln pra ti, ainda hoje! Abraço!

  7. Eduardo disse:

    Sim, Albino borracheiro de Niterói acho pouco provável que ele tenha uma foto, passando por lá perguntarei a ele.

  8. Nik disse:

    Albino e suas carangas…. O último dele que me lembro foi a Merc 51 que saiu de lá ano retrasado. Linda, mas precisava de cuidados. Aqui no blog temos fotos dele subindo a serra de Terê com a família num Fordor 1951. Lindas as fotos.

  9. lucas disse:

    Boa tarde a todos,

    Gostaria de saber quanto que custaria um lincoln cosmopolitan 1949 duas portas.
    Se alguem souber ficarei agradecido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s