Chevrolet e Charles Chaplin, 1936

Filme da Chevrolet, de 1936. A leitura que você fará dele é importante, mas não se esqueça de refletir sobre o que, no mesmo ano, Charles Chaplin mostrava ao mundo.

Master Hands Chevrolet Manufacturing, 1936

Este filme é uma obra de arte, sem dúvida. Nunca mais verei uma linha de montagem como antes. Lembrou-me, não sei por quê,  da plasticidade de Leni Riefenstahl e seus filmes do III Reich. Mas eu devo estar ficando doido. Assista, de qualquer forma.

Foi escolhido em 1999, pelo National Registry Film, como exemplo de filmes representativos da “arte, sociedade e cultura americanas”.

Charles Chaplin, ‘Modern Times’, 1936

Bom, este todos conhecemos. Eu só não sabia que ‘Tempos Modernos’ de Chaplin era contemporâneo da  pérola acima. O contra-ponto perfeito, nos fala sobre o que centenas de livros escritos não seriam capazes com a mesma força.

Anúncios

8 comentários sobre “Chevrolet e Charles Chaplin, 1936

  1. Francisco José Pellegrino disse:

    Um balé maravilhoso a estampagem dos chassis visto desta forma aí…na realidade um trabalho dificil,exaustivo, os caras forjando o virabrequim é fantástico, preparando as caixas de fundição dos blocos, regulando as válvulas e escutando os barulhos internos no meio daquela confusão tremenda…muito bom.

  2. Nelson de Assis disse:

    Empolgante e emocionante ver como eram produzidos os automóveis na década de trinta. As forjas para a fundição dos blocos dos motores até a sua montagem. As estamparias com suas enormes prensas e os recortes das chaparias. Os ‘elefantes’ nos ‘trim’s’ e o controle de qualidade alisando a chaparia em busca da mínima imperfeição até chegar ao ‘endo of line’.
    Tudo isso remete à uma sensação nostálgica quando vemos operários com ferramentas manuais, diferentemente do que hoje se usa.
    Excelente postagem e os arquivos seguintes nos mostram mais riquezas de um tempo em que a qualidade dos produtos eram, literalmente, sentido na palma da mão.

  3. José Edmilson disse:

    Nick, você é um bom pesquisador, gosto das suas buscas, carro velho/carro antigo, não são coisas não, são objetos preciosos que enriquecem nossa cultura.

  4. Nik disse:

    Acho que todos nós, José. Afinal, você chegou aqui! ;)
    Eu penso que há mais a ser pensado sobre o automóvel que seus atributos. Essa empolgação que o Nelson escreveu, que é minha, é a de quem se fascina como uma criança, assistindo a um milagre diante dos olhos. Mas após a criança, eu me torno cético, crítico, receoso da dependênia que temos do automóvel e o significado disso para o nosso futuro. Eu olho pra trás e me pergunto onde esse exército de imigrantes que correram para a América do Norte no final do século XIX e começo do XX, e que até meados dos 50 se empregavam majoritariamente na industria do automóvel, teriam se firmado se não fosse Flint, Dearborn e etc. Ou seja, me pergunto melancólico até quando é possível expandir a economia, com a desculpa de dignidade ao ser humano, respitando os limites do planeta e os recursos que ele nos deu para fazer e realziar o tal do progresso. Curioso mas progresso é algo associado a esta revolução industrial tão bem representada nese filme (aliás nos dois) mas que hoje é pesadamente criticada pelos efeitos ao meio ambeinte e às pessoas. Se esse dois filmes representam o que de melhor e mais característico se viu no século XX, quais serão os filmes que melhor definirão para a posteridade o século XXI? Sobre o que eles irão tratar?

  5. Francisco José Pellegrino disse:

    Por tudo o que vc mencionou das automobilisticas é que os governos as adoram, o carro é o mais desejado bem de consumo do ser humano…veja a ajuda governamental americana para a GM, em sã consciência como pode um governo enterrar bilhões de dolares numa empresa que fabrica um produto altamente poluidor ???? a resposta está na cadeia produtiva, na manutenção, até na reciclagem do produto…(pegue pela memória e veja o que os governos brasileiros, todos eles bajulam e bajularam as automobilisticas)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s