Gerônimo

Meu filho Tales ontem conversava comigo sobre alguns daqueles deliciosos assuntos típicos de sua idade. Em certa altura me disse que, quando crescer, vai inventar uma máquina do tempo. Respondi que isso já existia. Ele arregalou os olhos e perguntou, como quem quer apenas confirmar, pois de pai não se duvida nunca nessa idade: existe mesmo, papai? Sim, eu disse, inclusive temos uma aqui em casa. O menino se ajeitou no sofá e seu olho se desviou para o alto. Me levantei e fui até um canto da sala onde guardo alguns livros de fotografia. Dei para ele um escolhido ao acaso e disse que esta era a máquina do tempo, a fotografia.

Por acaso o livro que peguei abriu nesta foto, datada de 1908. O chefe apache Gerônimo posa ao volante do automóvel que usou nos seus últimos dias de vida como um simples fazendeiro em Oklahoma, estado que emprestou seu nome a um automóvel lá fabricado um pouco mais tarde, entre 1917 e 1921. Gerônimo morreu um ano após esta foto.

Eu não consigo deixar de ler nesta foto uma profunda melancolia e injustiça. Como os netos do Tales irão ver minhas fotos com automóveis daqui uns… 100 anos? Eis mais uma pergunta para a qual eu não tenho resposta.

Me ocorre somente que, mais de um século depois, Gerônimo e o que a sua causa significa são temais atuais e ainda muito caros a nossa civilização. Já o automóvel em questão é apenas um item de museu.

12 comentários sobre “Gerônimo

  1. Mário Buzian disse:

    Faço côro com o comentário do Guilherme…
    Impossível não perceber a linha do tempo e o que os nossos rebentos irão fazer com o legado que nós deixaremos a eles !!!

  2. nanaelsoubaim disse:

    Ele se despediu da Terra com a dignidade de ser um pequeno fazendeiro e o status de ter um automóvel. Se para um homem branco na época já era muito, imagine um pele-vermelha na época.

    Quanto à tua pergunta, teus bisnetos verão esta e as demais phorographias em holographos portáteis, e ainda farão animações e versões 3D com elas. O Tales vai dizer que nós viamos tudo em duas dimensões e eles vão responder “Que sem graça!”.

  3. nerddecarro disse:

    Nik,

    Pensei que você iria falar do DeLorean para o seu filho XD

    Você tem toda razão. Que tal levar o menino para uma visita na Biblioteca Nacional?

    O setor de periódicos é diversão garantida. Não sei se já microfilmaram e ditalizaram todo o acervo, mas com certeza deve ter algumas publicações que podem ser foliadas. É impagável foliar e ler revistas e jornais das décadas passadas.

    Da uma olhada no site da fundação ;)

    Abraço.

  4. Julio Augusto Rocha Paes disse:

    Nikollas, por falar em Gerônimo, grande chefe índio, me lembrei que no dia 31 de outubro pp, uma grande marca da GM encerrou atividades, o famoso Pontiac, que recebeu êsse nome como homenagem a um outro grande chefe índio. Eu era um menino e essa marca muito conceituada enchia as ruas de São Paulo e, eu como grande admirador dos american cars não os admirava menos. O curioso é que numa noticía de jornal do dia 6 do corrente, havia uma foto mostrando o último carro a sair da fábrica o Solstice 2009 e, no domingo ontem eu ia com minha esposa visitar um filho e, seguindo pela avenida Nações Unidas ví pelo retrovisor um esporte conversível preto dificil de identificar, nêsse momento quando êle estava me ultrapassando notei no nariz do carro uma ponta de flecha vermelha, era o próprio Solstice, nesse momento espoucou na minha memória rápidamente um histórico da marca, confesso que fiquei até um pouco emocionado vendo a história de vida passando. Desculpe pela extensão do assunto, mas para nós apreciadores isso também é participar da história. Um abraço

  5. Nik disse:

    Gabriel, seja bem vindo. Realmente gostei muito do seu blog, têm alma! E bom gosto!
    Tenho andando sem tempo, o blgo está parado. Em breve mantenho contato para trocarmos idéias e informações. Sou muito iteressado sobre autos antigos na Argentina.
    Cordial saludo! Nik.

  6. José Avila Ribeiro disse:

    Espetacular, meu amigo!
    Continue fazendo esse trabalho que é o melhor que eu conheço na internet!
    Obrigado.

Deixe um comentário

