The American Automobile Plant

Eu estava aqui pelo Google e achei um mapa que adicionei à minha conta um tempo atrás. É um mapa público e coletivo de localização de antigas e novas fábricas americanas de automóveis. Esbarrei com a idéia uma vez acho que no Hemmings e, como era muito no início, ainda eram poucos os sites marcados.

Eis o link do mapa no Google Maps: The American Automobile Plant, e é assim que a coisa se aprece.

O motivo do post é óbvio, sugerir abrir um mapa público semelhante para que as pessoas adicionem não só as fabricas mas locais de interesse da história do automóvel no Brasil, como revendas e concessionárias e quem sabe até mais além. Os gringos estão fazendo um assim também, chamado Lost delaerships, the big picture, mas acho que no nosso caso poderia estar tudo em um único mapa. Eles dividem ainda entre Studebakers, AMC e etc, mas isso divide bastante.

Eu não sou o cara para começar isso. Não tenho nem informação para tanto. Mas outros amigos sim, me ocorrem vários nomes. Os gringos adicionaram a GM do Brasil em São Caetano, mas só. Nossa história tá fora do mapa!

Fico pensando se todas as concessionárias que o Guilherme desenterrou no AVA, que o Badolato, Lincoln, Buzian e outros Dogeiros fanáticos sabem da Chrysler e por aí se vão tantos outros exemplos, estivessem num mesmo mapa, coletivo e dinâmico, enriquecido por fotos, videos e etc., se não teríamos em mãos um verdadeiro mapa do tesouro do automóvel no Brasil.

Os gringos aderiram pouco ao projeto. Ainda resta muito a ser catalogado, veja neste link só as fábricas que nõa existem mais. Mas, como aqui é a terra da colaboração, quem sabe a gente não lota esse mapa, acabando com os imenos espaços vazios sobre nossa história?

Não estou delegando trabalho a ninguém, claro que quero ajudar. Mas é que em meio a tantas coisas interessantes, esta idéia simples porém poderosa pode passar desapercebida!

Abraços, Nik.

3 comentários sobre “The American Automobile Plant

  1. nanaelsoubaim disse:

    Arqueologia cibernética da melhor qualidade. Fica frio, Nikollas, os outros já estão revirando seus arquivos em busca de pistas, de livre e espontânea paixão. O pontapé tu já deste.

  2. Nikollas Ramos disse:

    Guilherme, mete o pau, conte comigo.
    Sabe, no meu mapa dos sonhos, teria até o endereço da garagem do Toni Bianco com a foto do Street View…
    Eu ainda pediria, por exemplo, ao Nasser, ao Og, ao Vieira, ao Bob (a lista é infinita)… que indicassem endereços que eles julgam importantes para a história do automóvel no Brasil. E, claro, teriam que contar o por quê. Aí, o caldo engrossa. Imagina, quanta coisa surge a partir daí?
    Eu acho que esse seria o trampolim para uma nova fase dos blogs até. Acho que o Facebook em pouco tempo vai ser o hospedeiro de tudo o quanto produzimos aqui. Tenho lido algumas novidades que eles querem implementar, mais o novo navegador RockMelt que está saindo, vão acabar com BlogSpot e WordPress…
    Enfim, é o futuro.

Deixe um comentário

