Alfredo Sonnervig, agência Ford, São Paulo

Esta foto veio de um livro sobre a história da Ford. Eu não sei nada sobre a Alfredo Sonnervig, exceto que há um tempo atrás tinha um manual do Ford T com o carimbo deles à venda no Mercado Livre.

Quem souber mais, por favor participe. Pela imponência do prédio, deve ter sido um grande revendedor em São Paulo.

E não posso deixar de comentar: o que esta foto está fazendo nos EUA se aqui provavelmente dela não tínhamos nem notícia?

Os detalhes do prédio, dos carros no showroom e letreiros. Lindo.

Tudo muito bonito. Dá para imaginar o letreiro abaixo com o neon aceso. Espetáculo.

Pelo endereço na placa, fui no Google Street View e achei esta cena. Será que era nesta esquina que eles estavam estabelecidos?

Por último a brochura que estava à venda ano passado. O carimbo é deles, da Alfredo Sonnervig.

18 comentários sobre “Alfredo Sonnervig, agência Ford, São Paulo

  1. Zonta disse:

    Fala Nikollas!!!
    Eu já tinha visto o nome desta revenda Ford nos arquivos da Guido Cé Revendedor Ford; existe uns livros antigos com a relação das revendas e início da atividades de cada Concessionário Ford, na próxima ida a Encantado te dou retorno sobre o que encontrei sobre a SONNERVIG.
    Um abraço.
    Zonta

  2. Irapuã disse:

    Nik,
    Você está se tornando nosso Sherlock Holmes tupiniquim. Por certo a revenda Sonnervig moderna era a continuação desta história. Não teria mais informações ou um acervo de fotos em seus arquivos?
    Este tipo de descoberta é que fazem este espaço tão especial.
    Parabéns!

  3. nanaelsoubaim disse:

    Eu vou te dizer o que ela fazia lá, quando por aqui tinha caído no esquecimento, ela estava em um país que valoriza a sua história e faz questão de preservá-la nos mínimos detalhes, de não esquecer suas origens e que por isso ainda vai mandar no mundo por muito tempo. No Brasil muita gente não se lembra que o Collor já foi presidente, pasmem.

  4. Renato Romano disse:

    Não é do meu tempo :-), mas a Praça Marechal Deodoro, desde os tempos dessas fotos da agência Sonnervig, já sofreu várias alterações – inclusive em sua forma, tamanho e nos prédios a sua volta.

    Acho que as maiores foram a construção do viaduto (o ‘minhocão’) e a construção a estação do metrô.

  5. Nikollas Ramos disse:

    Pô, Fernando, que mistério. Ano passado eu busquei na web por eles de várias maneiras. E o site não veio! Como pode?
    Fico pensando se a família Sonnervig guardou sua história como os Cé do Rio Grande do Sul que o Zonta nos presenteou com inacreditáveis registros. Será possível? Ah se eu morasse aí, corria o risco de ser tido por chato e impertinente, mas tentaria contactá-los! Sem indireta para nenhum amigo paulista, ok? :)

  6. Fernando Rodrigues disse:

    Caro amigo Nikollas,é normal alguém que não mora na cidade de São Paulo como você,não souber da Sonnervig,como eu também não sei de nenhuma concessionária Ford no estado do Rio de Janeiro rsrs. Pelo que eu sei e pelo menos acho,a Sonnervig virou um grande negócio envolvendo muitas pessoas,não mais pertencendo a familia Sonnervig,mas com certeza penso que a familia guardou grande parte de seu acervo histórico,se não guardou,foi um grande pecado que cometeram. Um grande abraço,e gosto muito do seu blog!

  7. joao josé disse:

    Parabens por nos oferecer este fato historico. Apenas um adendo, essa agencia ficava na pça. marechal deodoro esquina com a Rua Lopes de Oliveira. Atravéz do mapgoggle vc. verificara que o
    predio ainda existe com uma lanchonete no local. Vc. vai ver, tambem, que ainda existe a marca do varão antigo, que sustentava a placa de propaganda dessa agencia Sonnervig. Abraços e boas festas.

  8. marcelo nascimento disse:

    Olá, eu sou a pessoa que comprou os manuais a venda no mercdo livre.
    de 1926, 1929 e 1934, com o carimbo da agência Alfredo Sonnervig.
    eu coleciono alguns carros da linha ford e tenho carros referenciados pelos manuais.
    Tambem coleciono manuais antigos originais, e placas ( de veículos ) antigas, as bem rara e antigas, tenho uma de 1913 da cidade de são paulo.
    Caso queira entre em contato pelo e-mail.
    Parabens pelo seu trabalho nessas paginas tão utéis e interessantes.
    Grato
    Marcelo Nascimento

  9. Dagoberto disse:

    Estava procurando pelo avô de minha esposa e olha só o que encontro – uma relíquia e uma aula de história de São Paulo e da Ford. Pois bem o “nono” Alexandre Menato foi lanterneiro da Sonnervig nos anos vinte do século XX. Que coisa fantástica era são Paulo nessa época.
    Parabéns pelo conteúdo do blog.
    Dagoberto

  10. Maria Sylvia disse:

    Por coincidência soube HOJE que o antigo dono da agencia Sonnervig está vivo.
    Como soube que ele era, foi amigo do meu avô e como faço minha genealogia pretendo procura-ló para ver se ele sabe mais notícias do meu avô que veio dos EUA nos idos de 1920 e trabalhou na Ford inclusive nesta data.
    Tentarei ver se ele possue arquivo para ajuda-loa ….
    Abraços
    Maria Sylvia

  11. Nik disse:

    Maria, que boa nova. Se algo surigir nesta busca, que seja do nosso interesse que é mais acanhado perto do seu, eu adoraria receber qualquer material. Inclusive em relação ao seu avô. Imigrar dos EUA para o Brasil pelos idos da Depressão deve ter sido uma mudança cheia de histórias. Ainda mais indo parar na Ford… Que histórias, hein?

  12. Fernando disse:

    Não é a esquina que vc indica. No Google Maps procure Marechal de Deodoro. É na esquina com a Rua Lopes de Oliveira, exatamente o mesmo prédio, mas com as colunas das portas azulejadas! Há uma casa de sucos no lugar onde ficava a Sonnervig.

Deixe um comentário

