Los hermanos argentinos

Eu admiro os argentinos.

Por diversos motivos, históricos e políticos, mas também pela cultura do automóvel que eles têm. E olha que dela pouco ou nada sei. Pelos fragmentos que me chegam, monto um mosaico de apreço pela tradição, pelo amor da conservação e preservação de sua história.

Outro dia eu abri o capú do meu carro, um VW, e por acaso li numa targeta: Avenida Henry Ford, Buenos Aires. Achei isso o maior barato.

Mesmo assim eu ainda não conheço Buenos Aires. Tento insistentemente fazer contatos por lá, aprender mais do cenário deles, mas até hoje só consegui um papo bom com um hermano que por acaso têm um Ford 51, que me disse ser raro este auto por lá. Quem puder indicar aí uns blogs argentinos eu agradeço. Deve ter pelo menos um Guilherme, um Chico ou um Luís por lá que esteja colocando coisas igualmente fantásticas sobre os automóveis deles.

Enquanto isso, meu brother Rico Bruno, que se esbaldou em San Izidro um mês atrás e já está indo de volta hoje, me mandou estas fotos da última viagem. Pedi ao sacana que me trouxesses essa SW da Ford aí, ou pelo menos mais fotos dela. Dá pra acreditar num país que não seja Cuba e tenha um automóvel destes na rua, como se fosse a coisa mais natural do mundo?

É por essas e outras que eu admiro os irmãos argentinos.

Seguem algumas fotos que Rico me mandou.

21 comentários sobre “Los hermanos argentinos

  1. Francisco José Pellegrino disse:

    Sugestão para os amigos do blog: formemos um time e vamos na Autoclassica no ano que vem….não tenho ligações automobilisticas com nenhum hermano….(no passado já era dificil até conversar via radio amador….) domingo passado tinha Truck Brasileira junto com um campeonato regional deles…Autodromo Galvez LOTADÍSSIMO, os caras gostam de auto e antigomobilismo….

  2. Mário Buzian disse:

    Chico, Nik,

    Eu sou parceiro !!!
    Basta vcs. descerem aqui em Porto Alegre, passamos uns dias visitando os amigos e os museus daqui e vamos até Buenos Aires, depois pegamos o tal de “buquebus” (uma espécie de barca/balsa) que atravessa o rio da Prata e vamos a Montevideo, e depois subimos rodando até em casa…Se vcs. toparem podemos até fazer esse passeio de Dart 79, quer tal ??
    Fica aí a sugestão e o convite !!

  3. Nikollas Ramos disse:

    Sugestão aceita, eu vou. Na verdade queria já ter ido esse ano, mas não deu mesmo.
    Mário, até vou de Dart, mas quero voltar montado em outra coisa, se é que me entende…
    Cara, eu sou doido pelos Falcon. Doido. Com esse amigo argentino do Facebook, descobri que eles ainda dão em árvores por lá. Têm muito, mais que bife de chorizo. Aí vêm o Rico e me mostra essa SW… pô, cara, nós somos muito mal informados. Como assim esse tipo de carro está aqui do lado e nego se matando pra trazer mesmices dos EUA? É muita falta de informação e um pouco de cegueira em conhecer o que é menos óbvio e diferente.
    Eu adoraria ter um destes.
    Alguém sabe de um classificados na web por lá? Se bem que eles têm Mercado Livre também…
    Mário, trato feito. Vamos nos ver na Autoclassica do ano que vêm.

  4. Irapuã disse:

    Devido ao tempo que ainda falta, difícil confirmar já. O futuro a Deus pertence. Mas não exito em afirmar que farei todo o esforço para fazer parte do grupo. Sou parceiro neste tipo de coisa… Amadureceremos a idéia!
    Abraço a todos.
    Irapuã

  5. Douglas disse:

    cara sou parcerio , moro em Uruguaiana Rs , aqui faz fronteira com a argentina , tenho varias fotos , principalmente dos ford falcon , que ali é como fusca pra nos ,qualquer coisa add ai no msn ! abraço

  6. Nikollas Ramos disse:

    Irapuã, gastei minhas horas extras do mês ao telefone com Mário agora e, caso tenha dúvida, o papo é sério! :)
    O roteiro que ele me deu é coisa de sonho. E possível de ser realizado, se Deus quiser como você bem disse. Há de querer.
    A idéia do Buzian são alguns dias pelos museus ali do RS. Tato, Gramado etc e os amigos dele, com muito churrasco. Depois, pé no asfalto até o Uruguai e atravessar o Prata. Enfim, Disneilândia!
    Vou torcer para que isso aconteça. Amém.

  7. Nanael Soubaim disse:

    Uma Falcon dessas leva bem a família. A diversidade sobre rodas dos nosos vizinhos sempre foi um fascínio, mas também um castigo. Disse ao Nikollas e repito, seria frustrante voltar de lá sem um 2CV, ou uma Falcon bonitona para uso riário. A última pesquisa que fiz, um pneu do 2Cv, com 135mm de tala, custava cerca de 50 Libras – praticamente o mesmo para o do Mini Rover. Lembrando o quanto pagamos por um pneu decente por aqui, a manutenção mais corriqueira não assusta tanto. Mas o que eu pagaria de impostos seria o mesmo de uma importação da França, para o 2CV. Irônico, cruél. Tão perto, tão longe… Talvez saia mais barato até um Chevy 57.

  8. Francisco José Pellegrino disse:

    Eu nem sei o que dizer….fico lisonjeado com o convite….agora é montar a programação…vamos lá…eu topo !

  9. David disse:

    Aqui em Salvador eu já cheguei a ver um Falcon rodando, só que caindo aos pedaços, mas com placas argentinas! Na época eu nem sabia que carro era, só depois que eu fui saber que era um Falcon e que deveria daqueles modelos feitos entre ’73 e ’77.

  10. Nikollas Ramos disse:

    Até sonhei com esse passeio essa noite.
    Vamos ver, mas vou trabalhar com a idéa de ir de Ford. Uma vez na vida alguém todos nós temos que fazer algo do tipo. Vamos ver…

  11. Nikollas Ramos disse:

    Nanael, sensacional. Eu já tinha desistido de encontrar esse tipo de coisa por lá. Pelo visto, eu estava procurando errado. Fantástico o link!

  12. Mário Buzian disse:

    Nik, vir de 51 seria bem legal, mas o meu conselho é vir de avião nessa primeira “empreitada” para conhecer melhor o terreno, e numa próxima vinda com mais tempo aí sim vir rodando…
    Nosso amigo Tom me mandou uma matéria sobre um rally que aconteceu no ano passado, de Pequim a Paris via URSS, e o carro escolhido para documentar e participar na competição foi um Ford 49…Vou escanear tudinho e t emando, vc. vai ficar MALUCO, hahahahaha !!!
    E já vou esperando a turma por aqui, hein ??
    Abraços pampeiros !!!

  13. Nikollas Ramos disse:

    Eu conheço a matéria, o carro e o artigo do Hemmings mas não tenho o artigo! Escaneia e me manda, claro!
    Em tempo: se eu QUISER ir de Ford, eu VOU, ok? KKKKKK!!!!!!

  14. LuizMelloSampayo disse:

    Caro Nikollas e amigos, com mt gosto vejo que o blog estah fazendo a sua parte para melhorar as relações do Mercosul. O incentivo para se fazer mais conhecer o universo automobilístico dos hermanos e a intenção de confirmar inloco, são idéias excelentes. Circular pela Argentina com olhos de antigomobilísta não soh massageia o ego; como tbm soma inestimável contributo ao complexo aprendizado automotivo, interagir com o know better de nossos qualificados vizinhos automobilístas. Aprecio mt os carros madeinra, desde os 50s, dps de 1964a91 trabalhei em firma Br que agenciava uma estatal argentina, oq me permitia constantes vgs a terras portenhas e consequentemente perambular por onde se respirava gasolina. Posso garantir que eh do Arco da Velha. Façam bom proveito. Ab

  15. fernado disse:

    ao nikolas e de mais ce puderem me ajudar alguem sabe ai algum site da argentina pra compra de outos antigos? quero para restauraçao mas eces gringos metem fotos de brinquedos la nao concigo achar nada vlw a força te mais

  16. adriano disse:

    amigos sera que e a hora de ir a argentina importar alguns beldades rs,comparando carros o mesmo impala que aqui querem me vender por 38 mil com motor travado,la o mesmo do mesmo ano so muda a cor oferecerão a um blogueiro por 4 mil usd,alguem que entende de importaçao me diga como funciona sobre que valor sao atribuidos impostos e etc?vlw

Deixe um comentário

