Cia de Automóveis Guido Cé – 13

O Zonta têm por hábito separar por e-mails as fotos do mesmo tema ou período. Vou quebrar a regra dele e colocar neste post assuntos de diversos e-mails, pois assim me aprece mais adequado a aproveitar tamanha fartura de informações.

Pra quem gosta de ônibus antigos, como eu, as fotos da Grassi abaixo são uma surpresa e tanto. A história do ônibus no Brasil se escreve com Grassi. Estranhamente, não achei nada de relevante sobre eles na internet. Apenas este fotolog aqui, o Bus Urbanos, que traz boas fotos e histórias. Atente para o fato de que o prédio da Grassi foi clicado em duas épocas distintas, veja a pintura na fachada, ora vibrante ora esmaecida. Mais fotos dos caminhões dos Cé, neste link aqui. Sobre estas fotos a seguir, as primeiras de hoje, escreve o Zonta:

“Como já havia comentado anteriormente em outros email-s por mim enviados, os chassis que a Cia de Automóveis Guido Cé-Guiceco Revendedor Ford vendia, eram submetidos as carrocerias de caminhões e ônibus, embora já havia enviado outro e-mail com ônibus não poderia deixar de enviar essas maravilhas. As fotografia fazem parte do acervo da Sra. Dolores Cé Moreira, o meu muito obrigado por nos pemitir ver estas maravilhas. NZ.”

Mais uma foto interessante, de outro email. Sobre ela escreve Navarro:

“Amigos, mostro na fotografia em anexo um pouco das dificuldades encontradas pelos motoristas para conseguir trabalhar.
Por hora a fotografia mostra a travessia de um caminhão Ford “158” 1947 carregado com suíno na travessia do Arroio Jacaré, em Jacarezinho-Encantado RS. A fotografia pertence ao acervo fotográfico da Sra Alda Abreu Cé. Abraço, Zonta.”

Acidentes acontecem. Estas fotos complementam aquele outro post. Eis mais uma destas fatalidades das estradas e das coisas que sobre elas se movimentam a grande velocidade. Grande estrago.

Pelo que entendi, houve um quarto veículo envolvido neste acidente. Nas fotos a seguir, morro abaixo, eis o que sobrou dele.

Em um dos primeiros posts, o Zonta mandou diversas fotos dos tratores e implementos agrícolas comercializados pelos Cé. Um deles, um Ford do qual desconhecia a exitência, me chamou a atenção. Ei-lo em mais uma foto que mais lembra os tanques da Primeira Guerra. Incrível esta foto.

Sobre a pequena maravilha que se segue, deixo o Zonta apresentá-la:

“Por muitas fezes comentei sobre a grandiosidade da Cia de Automóveis Guido Cé-Guiceco-Revendedor Ford em Encantado RS, e nestas fotografias em anexo mostro um pouco das habilidades dos mecânicos da Ford, em fabricarem uma lancha ao estilo “Rabo de Peixe” para a família Cé, com motor de Ford Prefect nas oficinas da Revenda. A criança no colo é o Marcelo Cé que nos emprestou as fotografias, esta com seu pai Ari e Marcelina Cé. Um grande abraço, Zonta.”

Deve ser a única lancha que a Ford (Revenda) fabricou no mundo! Alguém mais aí percebe isso? Ou eu que estou ficando doido? :)

Há muito o que pode ser dito sobre esta despudoradamente linda lancha. De minha parte, quero registrar apenas duas coisas: 1ª, que ela ficaria linda sendo rebocada pelo meu 51! 2ª, que o farolzinho ali na proa, tão comum nos Fords, está fazendo falta, em par, aqui em casa! Barbaridade essa lancha!

A seguir, diversas fotos do acervo da família Cé. Os créditos  são os seguintes:

As fotografias AAC06,09,12, pertencem a Alda Abreu Cé.
As fotografias DCM10016,10019,10020, pertencem a Dolores Cé Moreira.
As fotografias MC03,07,08,11,12,13,14,15,16,36,20 e 24 pertencem a Marcelo Cé.

Veja que interessante a mensagem ecológica no carro abaixo. Precoce, não? Que interessante. De quem será que foi a bela idéia?

Acho que estas são as fotos que o Luiz Sampayo perguntou, sobre o acidente no percurso das carreteras de 1952.

Mais fotos diversas. Depois destas, encerro o post. Aí, ficam faltando, acho, só mais umas 40 sobre o Corcel I, II, Maverick, Rural e etc. Cacilda, é muita foto! Valeu, Zonta!

Anúncios

7 comentários sobre “Cia de Automóveis Guido Cé – 13

  1. Nanael Soubaim disse:

    Ficou claro e inequívoco que as estradas feitas para carroças que raramente excedem 20km/h, continuavam adequadas às mesmas. Não que hoje seja muito diferente.

    Os ônibus sempre me fascinaram, do pequenino de quatro janelinhas ao grandalhão da imagem mais de baixo, me deliciei com todos. Gosto dessas linhas arredondadas, até porque os passageiros do fundo e dos lados não ficam de pé, é desprivilégio de quem vai no corredor. Poupam material, reduzem a área frintal e rebaixam o centro de gravidade ao mesmo tempo.

    Os tratores de pneu e esteira eu nunca vi ao vivo, terá sobrado algum? A aderência se vê que é excelente e não há problema de frenagem, mesmo em ladeiras, mas haja torque para compensar as perdas.

    Da lancha pergunto o mesmo, ainda existe? Se existe é um ítem que qualquer colecionador que se preze gostaria de ter no acervo.

    A photographia colorida é linda, mas meio melancólica, não só por ser bem mais familiar e próxima, mas porque há bem mais Volks do que Ford nela.

  2. Sergio disse:

    Olá Nikolas, como vai?
    Por favor, não se acanhe e continue esse seu belo post com as fotos dos carros que você mencionou (Corcel I, II, Maverick, Rural e etc.). Abraços,

  3. jose avila ribeiro disse:

    Ao dono do blog:
    Meu amigo, suas fotos são espetaculares e a gente pode notar que pelas mãos dos automóveis muitas outras coisas são registradas que estão no seu entorno. Gostei muitissimo, e gente que gosta de carro só pode ser gente boa!
    Obrigado,
    José A. Ribeiro

  4. jose avila ribeiro disse:

    Ao dono do Blog:
    Suas fotos são espetaculares. Têm coisas que só pelas mãos dos automóveis a gente fica conhecendo nesse Brasil imenso! Quem gosta de carro só pode ser gente boa mesmo.
    Obrigado,
    José A. Ribeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s