Cia de Automóveis Guido Cé – 12

Já na primeira vez em que falei com o Zonta ao telefone, assim meio acanhado em pedir algo mais ao mesmo tempo em que me entregava tanta fartura de material, arrisquei pedir fotos do período 1948/51 da Guido Cé, justamente aquele em que foi comercializado o Novo Ford do pós-guerra, o nosso amado Shoebox. E o Zonta não se fez de rogado, me prometeu as fotos, que ainda não tinha, para o mais breve possível. E não é que ele enviou mesmo?

Eu ainda pretendo, um dia, escrever uma história do desenvolvimento do Ford 1949. Não que eu saiba de algo que não esteja por aí, mas é que há muita informação precisando ser concatenada, estruturada, de forma que fique ainda mais agradável e fácil ler sobre este automóvel extraordinário. Que, como não muitos na história de Detroit é cheio de nuances, mitos e lendas e muitas lacunas historiográficas que, acredito, serão reveladas com o tempo. De minha parte, me dou por satisfeito admirando fotografias como estas que pertencem à família Cé.

Só a título de informação, com esta seção de fotos já temos 3 revendas Ford lançando o 1949 no Brasil. Além da Guido Cé, temos as fotos da Wigg S.A. enviadas pelo Sampayo e aquela publicada pelo Guilherme do Antigos Verde e Amarelo. Sei não, mas publicadas na web temos no Brasil mais registros deste período que os americanos. Eu tenho aqui 4 fotos enormes do showroom dos Shoebox ainda aguardando um jeito de serem escaneadas em pedaços, mas se referem aos anos de 1950 e 51. De 1949 realmente não tenho nenhuma dos EUA, somente estas aqui.

Sobre estas fotos a seguir, escreveu-nos o Zonta:

“(…) importa sim mostrar todas as belas fotografias que recebi ontem da Sra Dolores Cé Moreira e do Dr. Jorge Moreira, filha e genro do falecido Guido Bassano Cé, além é claro de receber fotografias do Marcelo Cé, e da Sra. Alda Abreu Cé, respectivamente sobrinho e esposa do Sr. Guido, a quem eu declaro com muita feliciade que nos momentos ao qual tive a oportunidade de conversar o meu eterno agradecimento.
Em anexo as fotografias da nova linha Ford 1949, fotografia do Srs. Guido e Jordano Cé recebendo tecnologia de ponta para assistência técnica na revenda, e é claro a fotografia da nova oficina mecânica.
Muito obrigado aos Srs Dr. Jorge Moreira, Dolores Cé Moreira, Marcelo Cé e Alda Abreu Cé. Navarro Zonta.”

Esses aparelinhos têm de obsoletos hoje o meso que têm de raros e desejados. Eu teria um na sala de casa.

Eis as raras fotos da Guido Cé, que muito me alegram poder publicar aqui no meu bloguinho.

Eu sei que você viu, mas quero lhe mostrar dois detalhes que estão nas paredes do Showroom da Guido Cé. Onde estarão estes originais hoje? Será que sobrou algum?

3 comentários sobre “Cia de Automóveis Guido Cé – 12

  1. Nanael Soubaim disse:

    Nikollas, tenho leitores me pressionando para coletar alguns textos e publicar em um livro. Se algum dia o acervo dos Cé se esgotar, sugiro que faça o mesmo. Se nunca se esgotar, sugiro que o faça em uma série, algo como “No Princípio”, “Anos 1940”, “Anos 1950” e assim por diante. Raramente vejo uma família preservar sua memória, do modo como eles o fazem é ainda mais raro, especialmente pela responsabilidade regional que elss têm, seria uma justa homenagem não só à família como também à cultura de amor ao trabalho (que para muitos hoje é ofensa) que a região ainda cultiva.

  2. Romeu disse:

    Nik, é tão raro se encontrar alguem que tenha preservado alguma história envolvendo fabricas, oficinas e concessionarias de automóveis, que quando nos deparamos com um material igual a esse, ficamos emocionados.
    Chega a ser comovente olhar para esses Fords 49, impecaveis, recem chegados e Okm.
    Detalhes como os pneus de faixas brancas largas, nos remetem ao passado e trazem uma enorme nostalgia.
    Material valiosíssimo, talvez a grande maioria das pessoas nem saibam o quanto.
    Cuide dele com o maximo carinho, por favor.
    E todo o meu respeito e admiração a familia Guido Cé, por ter guardado e preservado esse material por tantos anos.
    E vamos em frente.
    Tem mais?

Deixe um comentário

