Cia de Automóveis Guido Cé – 9

Eu confesso que todo vez que abro um email do Zonta fico apreensivo. O que será que ele mandou desta vez? Será que é o último? :)

Tenho me surpreendido positivamente a cada vez que isso acontece. Quando parece que as coisas vão esfriar, eis que vêm o Zonta entregando mais histórias formidáveis e registros fotográficos ímpares sobre a história da Cia. Guido Cé de Encantado, RS.

Esta fotos chegaram na semana passada, não publiquei antes por falta de tempo mesmo. Há outro material, igualmente interessante, que será publicado na sequência, pois é assunto que merece ser admirado por todos nós.

Sobre o primeiro assunto, este aqui, nos escreveu Navarro Zonta, responsável pela pesquisa e compilação dos fatos por trás destas imagens:

“O ano de 1962 foi muito celebrado pela Companhia de Automóveis Guido Cé-Guiceco, revendedor Ford de Encantado, RS. Comemorou-se neste ano várias efemérides, a saber:

1ª) O aniversário de 38 anos de instalação da oficina mecânica que foi o embrião para a Revenda Ford constituída somente em1931;

2ª) Os 31 anos de Revenda Ford em Encantado; e,

3ª) Os 25 anos da empresa como Cia Guido Cé.

4ª) Os festejos para o lançamento da nova linha “F” de caminhões e caminhonetes Ford para 1962 e o lançamento também dos novos tratores Ford.

Abaixo, a fotografia de um dos donos da Revenda, o Sr. Jordano Cé, recebendo as honras e cumprimentos do Presidente da Ford do Brasil e de Henry Ford ll, em evento solene. Em uma das fotos, (a primeira, acima) pode se admirar a flâmula de comemoração dos 25 anos como Guido Cé-Guiceco.

Todas as fotografias na sequência fazem parte do acervo fotográfico da família Jordano Cé, que gentilmente foram emprestadas pelo amigo Hamilcar Cé. Ao Hamilcar meu muitíssimo obrigado pelas fotografias, pela paciência, e pela boa vontade de ceder o acervo. N.Z.”

Sim, é isso mesmo que você leu, Jordano Cé aparece logo na primeira foto, apertando as mãos do então Presidente da Ford do Brasil, enquanto ambos são observados por um sorridente Henry Ford II, à esquerda na imagem.

Zonta não soube me dizer se esta foto foi no Brasil, ou seja, se Henry Ford esteve por aqui alguma vez. Eu nunca ouvi falar que ele houvesse visitado o Brasil, apesar de já ter lido muito sobre HF II atrás de informações sobre o desenvolvimento do Ford 1949. No Google também não achei nada. Alguém aí saberia dizer algo sobre esta foto? Foi mesmo clicada nos EUA, em algum evento da matriz com a participação de seus melhores representantes? De qualquer forma, e um momento e tanto. Do qual não sei bem por quê, me orgulho bastante. Eis a foto:

Na sequência, fotos do envento para o lançamento da nova linha Ford de caminhonetes, caminhões e tratores pela Guido Cé em 1962. Na primeira foto é possível ver a fumaça dos foguetes que espocaram quando a carreata passou pela porta da Guido Cé. Quase dá para sentir o cheiro da pólvora, tamanha a qualidade das fotografias que, como quase todas se não todas até então, são de autoria de Hugo Peretti, sobre quem falo outro dia.


Na foto a seguir, se não me engano, vemos o senhor Jordano Cé no que deve ter sido um almoço oferecido como parte das comemorações de que tratam as fotos deste post.

Acima e abaixo, em vista frontal, o posto Atlantic, de propriedade da família Cé, que ficava na extremidade do quarteirão quase totalmente ocupado pela companhia.

Abaixo, o agradecimento da Ford do Brasil a uma de suas mais destacadas Revendas, pelo seu jubileu.

Todos os posts sobre a saga da Revenda Guido Cé podem ser lidos aqui neste link.


Anúncios

11 comentários sobre “Cia de Automóveis Guido Cé – 9

  1. Francisco disse:

    Somos felizardos por vcs nos proporcionarem conhecer estas histórias fabulosas…Nik, parabéns a todos os envolvidos.

  2. Alvaro disse:

    Esta série sobra a Guido Cé está cada vez mais empolgante.
    Pelo que sei Henry Ford II esteve no brasil duas vezes:
    – em 1958 logo após a inauguração da fábrica de motores V8 no Ipiranga
    – em 1969 quando reprovou pessoalmente as modificações propostas para o Itamaraty (ainda bem).
    Mais uma vez um abraço e felicitações pelo blog.

  3. Nanael Soubaim disse:

    Quando (sabe-se lá quando) a série terminar, faça encadernados e mande alguns para a família Cé, asseguro que vai agradar… Ou livretos, se a maré estiver mais alta.

  4. rafael bruno disse:

    me surpreendo todo dia. sem palavras! Parabéns Nik e N.Z. !

    Me pergunto se alguma montadora faz isso pelas suas concessionárias hoje em dia, ou se alguma concessionária faz isso…o máximo que fazem é colocar som alto com pagode/axé na porta de suas lojas e palhaços/mulheres dançando.

  5. 1965 disse:

    É isso mesmo Rafa, quando não o terrível CO2-sertanojo universOtário, pra baixar o astral até da moça responsável pela limpeza. Affff…!!
    E com o IPI reduzido, o blocão de parcelassss, é o travesseiro do momento.

    Voltando, Encantado-RS, já faz parte da bonita história do automóvel no Brasil.

  6. AGB disse:

    O personagem visto de perfil claramente não é Henry Ford II. Pode ser o diretor das operações alem-mar, sulamericanas ou, talvez, outro membro da família Ford. AGB

  7. Carros Antigos disse:

    Bom, não conheci o boss para saber tanto sobre ele, AGB. Mas achei que era sim. Típico americano corpulento, rosto largo. Agora que você cantou a pedra, talvez um rosto anguloso demais e um cabelo além do que ele aparava regularmente. O de costas, pelo mesmo motivo não me parece que seria ele. Vou perguntar ao Zonta o que ele sabe a respeito.

  8. Luiz MSampayo disse:

    Nas fotos do desfile da linha 62 da Ford do Br em Encantado, aparecem entre outros: um F600 Diesel 6L fundido na própria Ford e uma F100 Cabine Dupla tbm original de fábrica, hoje raríssimos.

  9. José Andrade de Oliveira disse:

    Oi, que saudade desse tempo, na foto apareceu um mercedinho também…

  10. Fernando disse:

    Jordano Cé era um empreendedor e líder admirável e Encantado deve muito a este homem. Mas não podemos nos esquecer que estas imagens só foram possíveis porque Encantando tinha um gênio da fotografia chamado Hugo Peretti. Ao querido Hugo, nossas homenagens de gratidão também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s