Cia de Automóveis Guido Cé – 1

O Guilherme está publicando as fotos que o Zonta também está me mandando, e por um segundo fiquei no dilema de publicá-las também ou não. Bom, isso é a internet, este aqui um blog, e, diabos, o nosso hobby. E eu ainda me sentiria desconfortável se não publicasse estes tesouros aqui também, no meu álbum particular de figuirinhas, compartilhando com todos estes presentes que estou recebendo. Vamos todos pois, juntos, em frente, pelo bem da memória do nosso país, dos nossos antepassados, dos automóveis Ford e da Companhia de Automóveis Guido Cé, de Encantando, no Rio Grande do Sul. Como eu preciso sempre georeferenciar as coisas, eis onde fica no Brasil a cidade de Encantado.

As fotos a seguir já foram bem e exaustivamente resenhadas no AVA, pelo Guilherme e a turma. As da oficina são minhas favoritas, assim como o trator Fordson. E a da logomarca claro, que em breve irá enfeitar minha garagem! Ah, se não!

Vou recortar os detalhes de todas elas para um post futuro, pois é neles que se escondem muita da beleza destas fotos.

No corpo do email que Zonta me enviou, ele escreveu:

“Cia de Automóveis Guido Cé – Guiceco – Revendedor Ford – Encantado RS
Para dar continuidade aos e-mail’s por mim enviados, este por hora tem 19 anexos, que mostram um pouco mais da evolução da Cia de Automóveis Guido Cé Revendedor Ford Encantado RS
As fotografias aqui mostradas são do final da década de 1930 e da década de 1940 até mais ou menos 1950.
Além do prédio principal ter sido ampliado, construiu-se um segundo pavimento, os pavilhões de oficina para mecânica, funilaria, parte elétrica e todos os complementos que eram necessários para uma revenda de grande porte para a época também foram erguidos.
Vale lembrar qua a Cia de Automóveis Guido Cé, na época das fotos foi parabenizada pela FOMOCO EUA, por excelentes serviços prestados, pelo bom estoque de peças e automóveis inclusive durante os anos da 2° Guerra Mundial,  enviando algúns automóveis, e muitas peças para países como Argentina e Uruguai.
Também durante a década de 1940 a Revenda Ford de Encantado torna-se revendedores de outras grandes marcas, afim de aumentar a variedade de produtos a oferecer.
Cia de Automóveis Guido Cé agora também tem em sua empresa representação de :
Revendedores FORD, Mercury, Lincoln
Revendedores de neumáticos FIRESTONE e DUNLOP
Revendedores de combustíveis e lubrificantes ATLANTIC.(posto de serviços)
Revendedores ROUSTON Engine Co.(motores estacionários a diesel para grandes empresas , como moinhos, frigoríficos, serrarias…..)
Revendedores ASEA Suiça (material elétrico para uma simples instalação, até a construção de usinas hidrelétricas, geradores, tranformadores…)
Constroem a USINA HIDRO ELÉCTRICA de Força e Luz Putinga (Guido Cé e Cia LTDA)
Revendedores de implementos agrícolas.
Revendedores RCA VÍCTOR (rádios, eletrólas, radioeletrólas…..)
Revendedores MADAL(caçambas e pás para tratores e caminhões)
Passam a ser Fabricantes liçenciados pelo governo para a fabricação do GAZOGÊNIO TOURO certificado n° 167–RG24
Revendedores dos produtos Ford na cidade de Cruz Alta CEPRA
Revendedores mais tarde PHILCO Ford.

Todas as fotografias na sequência fazem parte do acervo fotográfico da família Jordano Cé, que gentilmente foram emprestadas pelo amigo Hamilcar Cé.
Ao Hamilcar meu muitíssimo obrigado pelas fotografias, pela paciência, e pela boa vontade de ceder o acervo.
No decorrer envio mais material,  também vou incluir, modificar.
Um grande abraço ao amigo, e muito obrigado por ler este material
Navarro Heitor Zonta”

Zonta, tu é um anjo! :)

Anúncios

5 comentários sobre “Cia de Automóveis Guido Cé – 1

  1. Nanael Soubaim disse:

    Uma coleção de preciosidades. O trator Fordson com esteiras atrás sozinho já valeria a postagem. Atolar é um verbo que ele não conjugava. Quanto mais vejo imagens como estas, mais vejo o que deu errado no Brasil.

  2. TELMO CE MOESCH disse:

    BELEZA DE REPORTAGEM, ME REMETE AOS MEUS TEMPOS DE CRIANÇA, QUANDO IA BRINCAR NOS CARROS DO MEU AVÔ, E FICAVA ADMIRANDO O TRABALHO DOS MECÂNICOS NA OFICINA. EM NOME DOS CÉ, OBRIGADO PELO BLOG! A HISTÓRIA É Q. FICA NESTA VIDA.

  3. JUNIOR VOGES disse:

    Muito bom mesmo, esse trabalho feito pelo pessoal do blog e colaboradores, pois o que fica de tudo mesmo é a historia, e essa agencia ou como se diz hoje concessionaria FORD, tem muito o que contar nesses todos anos, entao quero parabenizar todo pessoal pelo belissimo trabalho quem ven sendo feito, já sei que vao ser uns quantos capitulos.

  4. Daniel Abreu Cé disse:

    Belas fotos, em uma delas consigo visualizar meu avô “Jordano Setimo Cé”. Agradeço pela lembrança, dessa concessionária FORD que teve grande importância na Região Sul. Grande Abraço.
    Daniel Abreu Cé

  5. edson bertozzi disse:

    fomos vizinhos de porta da Ford,a Casa Bertozzi do Reinoldo Bertozzi vendeu roupas e calçados de 1939 até 1982 neste endereço..parabéns ao Zonta que resgatou estas fotos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s