Presidente Vargas, Rio de Janeiro

Essa foto é uma imoralidade. Mas, a pedido do Chico, está aí. Eu não perco tempo tentando identificar esses carros, e olha que já olhei muito para esta cena da Presidente Vargas aqui no Rio, lá pelos idos de 1940 e muitos ou 50 e poucos. Mas que é uma coleção dos sonhos, é.

A foto na verdade são duas páginas, desalinhadas no caderno do livro, por isso a linha preta no meio – uma pequena gambiarra. Clicada de um ponto muito parecido com este, tenho aqui também aquela foto que o Nelnos Santos me mandou de Fribrugo e Rio, outro dia. Um pouco mais acima, em direção ao Campo de Sant’Anna, mas ali pelo meio da avenida.

Anúncios

16 comentários sobre “Presidente Vargas, Rio de Janeiro

  1. Nanael Soubaim disse:

    E pensar que aquele Lincoln à esquerda não valia absolutamente nada, que durante muitos anos era lucro receber uma geladeira nova na troca. Querer ver esses carros em situação similar à da photographia é ter alguém te perguntando se a cachaça estava estragada, dá até tristeza imaginar uma cena tão bonita em cores.

  2. Dan disse:

    Oba!

    A começar de baixo à direita:
    Ford Prefect? Hudson, Packard, Standard Vanguard, Chevrolet 48, Ford/Mercury?, Buick, Dodge?, Lincoln?, outro Ford/Mercury?, Citroen, outro Buick, outro Ford/Mercury?, Mercury 49, Ford 37, Ford 38, outro Buick, Oldsmobile? daí em diante fica mais difícil. Ultrapassando os ônibus dá pra ver outro Hudson e um Studebaker.
    Tem outro Studebaker na fila da esquerda, é o sexto carro a contar de baixo. Depois dele parece um Fiat. De frente, perto do Fiat, um Lincoln e mais atrás à esquerda outro Buick, à frente de um Ford (ou Mercury). À frente do Buick, mais um Citroen. Mais atrás outro Buick. Interessante reparar na pintura polida dos primeiros carros estacionados entre o Ford Business coupe e o Studebaker.

    Láá do outro lado, estacionados de costas para o tapume, um Chrysler, outro Studebaker?, do outro lado da rua dá pra ver um Sedanet (talvez Buick) mais adiante um Citroen, do lado um Chevrolet, 8 carros adiante outro Citroen.

    Lá por 1949, pós-guerra, as ruas da Capital Federal cheias de carros novos, a maioria americanos. Pudera: poucos sobreviveram às agruras da guerra (ou do gasogênio).

    Show de foto!

  3. Daniel Sanchez disse:

    Um dia irei me apaixonar. Mas pra mim, é que nem o cara dum estacionamento qualquer falou pra mim. “Aqui tem uns clientes com carros antigos, um deles é aqueles tipo do al capone, tá ligado?” Não, não estou….rs

  4. Dan disse:

    Como curiosidade, também encontrei um Peugeot 402 perto do primeiro poste de luz a contar da direita, à frente de um Ford 40 e de outro Standard Vanguard.

  5. Francisco disse:

    o Dan matou a pau, resta aparecer o principe de Brazópolis, futuro médico dos antigomobilistas e a festa esta feita.

  6. Francisco disse:

    O segundo ônibus é um THORNYCROFT ingles,o quarto busão é um GM Coach americano,tem dois micro onibus que podem ser derivados de caminhões Dodge, vou consultar um busólogo e depois falo, a foto é esplêndida, como disse o Dan tem a industria automobilistica mundial reunida aí nesta foto, o Vanguard é inconfundível, poucos Coupés, aí vem a história que 4 portas é carro de “praça” e por muito tempo ninguem gostava por aqui….

  7. Carros Antigos disse:

    É, o Dan é mais problemático que o Guilherme! :)
    Vou republicar uma outra foto, do mesmo livro. Mas agora em alta. Aí sim, as festa está feita.

  8. Dan disse:

    Me digitaliza esta foto em 600dpi que eu prometo tentar identificar os carros até a altura da Praça da República… (-:

  9. Carros Antigos disse:

    HUAHUAHUA!!!! Tu é doido, mas tá valendo. Agora, eu acho que já está em 600 dimensinado apelas para 72 me tela. Vou confirmar mas tenho outra que tu vai gostar mais. Abraço!

  10. Leonardo Roseira disse:

    Os ônibus:
    Metade de um GM TDH 3808 (conhecido como Gostosão) Viação Relâmpago (pertencente à Cometa – garagem na rua Maxwell – atual Supermercado Guanabara)
    Grassi – Chassis inglês Aclo – Pode ser da antiga EIOL (Empreza Interestadoal Omnibus de Luxo) mas o número da linha – 120 – não seria, a princípio desta empresa, que fazia a linha 12…
    Outro Grassi – Chassis ? – Viação Carioca – Linha 11 – Tijuca x Ipanema – Atual linha 413 – Muda x Jardim de Alah
    Próxima página:
    Outro GM TDH 3808 – Viação Relâmpago
    Há outros dois ônibus que não consigo identificar
    Atrás destes, um lotação Dogde.
    E outros que não consigo identificar.

  11. Romeu disse:

    Maravilhosa foto! Uma bela salada de americanos (muitos) e europeus.
    Uma prova de que nossa frota não era composta só de Fords e Chevrolets.
    Muito Hudson, Buick, Nash, Lincoln, Chrysler, De Sotto, Dodges, Citroen, Fiat, Valguard.
    Acho que tem até um raríssimo Riley, encostado de ré, naqueles tapumes, ao lado de um Mercury.
    Será mesmo que não tinha nenhum Fusca, nessa foto?

  12. Nanael Soubaim disse:

    Nenhum Fusca, Romeu, infelizmente. Na época ele ainda era escasso e muita gente tinha medo de um carro no porta-malas que, muitas vezes, era mais leve do que o motorista; ainda hoje eu vejo isso. O capô curvo e sem grade se destacaria facilmente na bela paisagem, assim como o sorriso de beicinho e a(s) janelinha(s) da traseira.

  13. Karla Andrade disse:

    Amei a foto e gostaria de contactar o seu autor para publicá-la. Alguém me ajuda? Abração e obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s