Confraria Niterói

De tempos em tempos precisamos buscar as origens sob pena de nos perdermos pelo caminho. Quando o assunto é carro antigo, é fácil se perder no meio de tanto egoísmo, vaidade e pedantismo. Ou em grandes sonhos que nos afastam da diversão mais simples e essencial.

Niterói têm uma longa e tradicional história com o antigomobilismo, que remonta aos anos 70 se não antes, preciso confirmar com Seu Izak. Mais recentemente, tivemos um clube atuante e dinâmico, o Biela Quente, mas como tantos outros este também deixou de existir, há uns três anos.

Desde então a minha turma se reúne de forma esporádica e informal, em que pese um excelente encontro só de Dodges que realizamos um tempo atrás. Fora isso, só papo de boteco – nada contra. Com o fim do Biela, vivi minha diáspora particular, errando pelo encontro de outros amigos que não os mais chegados e próximos. Dor de corno do cacete. Absurdo, os carros enferrujando e nós nos ocupando dos problemas da vida, daquele defeitinho do carro, daquela viagem que nunca acontece.

É preciso fazer tudo de novo, sempre.

Umas semanas atrás, logo após ter vindo de Lindóia, mais uma vez fiquei pensando em como pudemos cair nesta armadilha do marasmo, da falta de entusiasmo. Não cabe aqui discutir a utilidade ou não de clubes, apenas dizer que uma experiência que se frustra não deve ser motivo de desistência, mas apenas uma chance de recomeço, fazendo sempre diferente e melhor. Tá cheio de gente nesse país disposta a falar mal de algum clube ou evento de carros antigos, mas poucos capazes de organizar um. São os pseudo-antigomobilistas de merda.

Estávamos então eu e mister Flávio “Batata” Furtado no Catamarã, voltando de mais um dia de trabalho, quando surgiu o assunto. Marcamos para daí uns 10 dias um encontrinho, com duas presenças confirmadas: a minha e a dele. Claro que o resto da entourage toparia, mas estava em cima e isso é sempre um risco.

Fomos escolher um local reservado, e concordamos em fazer a brincadeira na porta da Delicatessen do nosso querido amigo o Toninho, segunda geração de italianos à frente do Via Piaggio, assim batizada em homenagem àquele Piaggio mesmo da Vespa. Tutti buona gente, capisci?

Decidimos enfeitar o pavão com uma camiseta, afinal, é preciso marcar o recomeço com algum estilo. A idéia espalhou e meu amigo Beto “La Bamba” sugeriu patrocínios, e a idéia fechou. Faltou espaço para tanto patrocinador, como se vê, mas é assim mesmo.

E como batizar o petit rendez-vous? A palavra “clube” não podia fazer parte do nome, estamos todos em tratamento alérgico ainda. Batata sacou a idéia de Confraria, rabiscou um desenho e lá fui eu pro Illustrator esboçar a camisa. Gostei, ainda mais depois de ver a gangue toda usando uma.

Digo uma coisa a quem não vai ter o que fazer este final de semana, enquanto o carro apodrece na garagem: valeu todo o pouco trabalho pela muita diversão. Foi um dia du paráio, inesquecível, com muitos amigos, muito bom papo, boa música, Itaipavas Premium estupidamente geladas e, enfim, carros antigos, V8, ronco, barulho, cheiro de gasolina. Qual sua idéia de felicidade?

A receita é velha como a de pão de queijo, mas vale relembrar: para se participar e realizar um encontro é preciso desprendimento, espírito de doação, humildade, companheirismo. Se tu quer ser um f.d.p., não participe. Passe longe, vá jogar tênis, golf, mas não atrapalhe coisas simples como esta. Dó de quem discorda, mas eu respeito, desde que fique longe.

Enfim, todo esse papo furado para contar que quando se quer, dá certo. Carros deveriam servir também para isso, para nossa alegria e união, e não o que se vê muito por aí.

Eis algumas fotos. Não se ligue muito nos carros, eles não foram tão importantes assim neste domingo, 2 de maio. O dia em que se reuniu pela primeira vez a Confraria Niterói.

Qual o próximo passo? Irmos para o encontro do Clube de Búzios. Carros na estrada, cadê meu long board?

Quer coisa melhor?

Anúncios

36 comentários sobre “Confraria Niterói

  1. Luís Augusto Malta disse:

    Parabéns e longa vida à “nova” confraria! Gostei da foto da cadeira com a cerveja Malt 90, creio que o sabor era parecido com o da sua querida Itaipava!

  2. André Grigorevski disse:

    Parabéns a todos os envolvidos nesta reunião! De fato, poucas coisas são mais relaxantes do que pegar um carro antigo em um final de semana, dar um passeio e encontrar os amigos.

    E a foto da cadeira da Malt 90 realmente está demais, hehehe… Alguém preserve esta cadeira!

  3. Flávio disse:

    Duca! É muito bom rever a turma reunida, com o simples intuito de se CONFRATERNIZAR. Que venha o próximo.

    Abraço,
    Flávio.

  4. MAKINETA disse:

    FALA NIK !!!
    BACANA

    E NESSE DE BUZIOS POSSO ME CONVIDAR???

    E POR FALAR NISSO VC TEM A DATA PRA PODERMOS IR PROGRAMANDO OS “DISPUTADOS FINAIS DE SEMANA’ ??

    KKK

    ABRAÇAO
    MAKINETA.COM.BR

  5. Carros Antigos disse:

    Búzios ainda preciso me informar da data, claro que temos que ir juntos.
    Esse final de semana estou de bobeira, exceto que o Ford volta com freio, regulado, fuçado, andando como sempre e, por isso, preciso estar perto dele. Logo…

  6. Francisco disse:

    Vida ruim em Niterói, aqui é dificil juntar o povo deste jeito bacana que vcs fizeram, não sei te dizer o porquê….infelizmente, acho que as vaidades são maiores, eu não ligo, gosto de Dodges,Fords,Chevrolets,fuscas….etc,etc…SAUDADE DA MALT 90, eu gostava e minha esposa dizia que era só água….sei lá.

  7. MAKINETA disse:

    GALERA TEM SAN’S CLUB DOMINGO E SE ESTE VINGAR VAI SER TODO QUARTO DOMINGO
    ACESSO FACIL PARA TODOS… AO LADO CARREFOUR MANILHA…

    VAMOS???

    AO MENOS PRESTIGIAR PRA NAO MORRER A INICIATIVA…
    NIK PAGA AS ITAIPAVAS? KKKK

    ABRAÇAO
    makineta.com.br

  8. Carros Antigos disse:

    Chico, encontro bom é aquele em que a gente se diverte. E não aquele em que se têm muitos carros, ou carros raros. É preciso não misturar as duas coisas.
    A razão deste post é chamar a atenção para isso, de que é possível que encontro de duas pessoas seja mais divertido que Lindóia. Óbvio, diria o Nanael, mas às vezes o óbvio se esconde. E aonde? Nos problemas do dia a dia, na falta de espírito participativo, no desprendimento. Precisamos voltar a atenção para a diversão e não para a restauração do carro, a peça importada ou o prêmio em Araxá. São coisas absolutamente distintas.
    Essa brincadeira que aconteceu aqui, pois uma confraria sempre fomos, é uma pequena prova disso. Poucas pessoas, lugar agradável, muitos sorrisos. Pô, o astral era o melhor possível! Estava no ar a alegria de todos.
    A raíz, como disse Soubaim, é a alegria. Os frutos são os carros, os clubes, as peças, o veneno do motor, os eventos. Sem alegria ou entusiasmo, nos tornamos todos escravos dessas latas velhas. E isso não serve pra mim, eu quero me divertir e dane-se o resto.
    Arrume dois amigos, acenda a churrasqueira e faça um encontro sábado. Assistam uns vídeos, vejam umas revistas, sonhem em voz alta. Depois tu me conta!
    Abraço, Nik.

  9. Romeu disse:

    Parabens pela iniciativa, Nick.
    Vida longa a Confraria de Niteroi!
    Como diretor de Clube há mais de 8 anos, sei bem como é complicado administrar o “material humano”.
    Apesar de nosso Clube existir há mais de 13 anos, proporcionalmente os “galhos” são ínfimos.
    O que importa mesmo é a alegria de participar de eventos com nossos “antiguinhos”, nos confraternizar, bater papo sobre gasolina, ferrugem, latarias em decomposição e principalemnte fazer novos amigos.
    Se tiver “umas geladas” por perto, melhor ainda.
    Adorei o “Troféu Cadeira Malt 90”!

  10. Carros Antigos disse:

    Romeu, admiro sua experiência bem sucedida com o Clube. Não dei a mesma sorte, e escaldado que só, tenho muito medo de agua fria, hoje em dia. Mas isso passa, um dia.
    Espero que apesar de tudo estejam se divertindo muito por aí.
    Abraço, Nik.

  11. MIGUTA disse:

    Estou animada para búzios!
    Mas desta vez não vou andando não, ta?

    Delicia de dia esse 2/5/2010!!!!!!

  12. Leonardo Grecchi disse:

    Rapaz!

    Que dodge Dart Ouro Sierra 72 2o. dono com 67000km bonito da moléstia, hein?

  13. rafael bruno disse:

    Sensacional este texto! Sou contra aqueles clubes em que você tem que pagar, tem obrigações, etc etc. Um bom clube é feito com bons amigos. Fora que encontros na cidade (pelo menos em SP) tá sendo um perigo pois os caras rastreiam sua placa e/ou te seguem e roubam seu carro na própria garagem.

  14. Roberto Costa disse:

    Arthur Bloch tem uma frase que cabe bem neste momento:
    “É simples fazer algo complicado, mas é extremamente complicado tornar algo simples”

    VIDA LONGA A CONFRARIA!!!!

  15. Irapuã disse:

    Descontração e boa companhia…
    Nada mais a dizer, só PARABÉNS aos confrades de Niterói!

  16. Carros Antigos disse:

    Até aqui, todos os amigos que comentaram o post têm ingresso e camiseta garantida da Confraria, é só aparecerem no próximo! Gente boa nunca é de mais! :)

  17. Dan disse:

    Nik
    Me manda uma foto da placa do seu Ford, de frente se puder, para eu fazer um render do tipo “Forte de Copacabana” ou “Vista do Soberbo” em alta resolução para vc imprimir e ser feliz (-:

    Se tiver agum detalhe que vc quiser que eu mude no carro para ficar mais fiel ao seu avise.

    Abs
    Dan

  18. Carros Antigos disse:

    CARÁCA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! IUPIIIIIII!!!!!!! NEM ACREDITO!!!!!!!!!!!!
    PÔ, Dan, nem sei como agradecer. Muiito obrigado cara, mesmo.
    Aliás, sei sim. Tenho 4 fotografias que me foram enviadas por um amigo dos EUA, de 1949 e 50, sobre nossos shoebox. Ainda não digitalizei, por isso não estão aqui. Vou presentear o amigo com cópias impressas, é o mínimo que posso fazer.
    E te convidar pra próxima reunião, claro!
    Obrigado, a foto mando por email.
    Ah, e só um coisa eu pediria, até para ver como vai ficar antes de fazer: as rodas vermelhas, pode? :)
    Abraço, velho.
    Nik.

  19. makineta disse:

    alem do evento do sans clube em niteroi tb haverá no mesmo dia evento no museu aeroespacial, derrepente poderia montar um “circuito” né?
    dias 29 e 30 é a vez do evento de Nova Friburgo…

    ou seja
    estamos num periodo no estado, que nao tem como a gasolina ficar “velha” no tanque por falta de eventos e tudo em local bacana…

    pena nao existir um calendario estadual pra evitar 2 ou mais eventos num mesmo dia…

    abraçao
    makineta.com.br

  20. Mário Buzian disse:

    Eu quero uma camiseta da Confraria !!!!
    melhor, eu queria mesmo é sair daqui e ir rodando de Dodge até aí pra curtir umas brejas e o pessoal daí…
    Uma hora vai acontecer !!!!
    Abração, Nik !!

    Mário

    PS: mas me manda a camiseta antes, tá ??
    Aí eu já vou me animando…
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!

  21. Carros Antigos disse:

    Mário, essas camisetas o Betão aqui fez em transfer, ficou muito bom. Que tal se eu colocar o arquivo aqui e tu pegar e fizer a sua, hein? Seria maneiro receber uma foto sua, ao lado do SUMATRA, com a camiseta da Confraria, hein???? Vou pegar o arquivo em casa e te mando hoje!
    Ah, também estou querendo ir aí esse ano, vamos ver quem saca primeiro!

  22. Flávio disse:

    Buzian,

    Venha sim. Esse tipo de “visita” é sensacional. Não faltará Itaipava!! rs

    Falando em visita, vou contar como uma: uma vez programamos uma visitinha aos amigos de Teresópolis. Claro, combinamos o dia e tal. Inicialmente éramos cinco ou seis carros, todos saindo de Nikiti. Era para descontrair, sentir o friozinho da serra e boa. Bem, a coisa correu e em menos de uma semana já contávamos com uns quinze carros! Como mantínhamos contato com a turma do OCRJ – Opala Clube do RJ, convidamos para integrar o passeio, aceitaram de pronto.

    Enfim, no dia “D”, a carreata de Nikiti encontrou pontualmente com a do OCRJ em Guapimirim, no Posto Parada Modelo, ao pé de Serra de Terê. Ali já foi o primeiro evento do dia.

    Após os cumprimentos e ajustes nos velhinhos, seguimos serra acima com o comboio mais colorido e animado que aquela serra já viu. Se eu não me engano, o Nik que fez a comissão de frente e ia se monitorando via rádio comigo, que encerrava a fila. Que coisa linda ver aquele desfile serra acima.

    Quase lá em cima, um Opalinha verde quatro portas teve febre e o comboio precisou dar uma paradinha num dos recuos da estrada. Nem preciso dizer que deu engarrafamento na serra. As pessoas reduziam para olhar os carros e muita gente parou para fotografar e perguntar para onde a gente ia. Foi o segundo evento do dia. (risos)

    O problema do Opala era excesso de zelo do dono. Tomamos a estrada.

    Quando chegamos ao topo de Serra, nos deparamos com uma verdadeira exposição de Fuscas à nossa espera. Caramba, que bacana que foi a nossa chegada. Muitos abraços e fotos. E o visual?? Nik, vc tem fotos, não??

    Dali fomos para a Sede do Volks Clube, passando pela Granja Viana, onde ocorreu nova sessão de fotos. Tivemos um dia maravilhoso com os amigos lá da Serra.

  23. Luiz MSampayo disse:

    Mt sorte à “Confraria Niterói”. Essa descontraída reunião de amigos, cujo elo comum são os carros antigos, logo me fez recordar da sinergia dos encontros que participávamos no nosso pré-Clube nos anos 70. Sabemos que Clubes não são soh um mal necessário, convenientes tbm são suas existências formais por motivos óbvios. Prova disso constatamos primeiramente com o “VCC-Br-RS” fundado em 1979 em PAlegre. Depois com um pouco mais de experiência, desde qd fundamos o “VCC-RG,RS” em 240589, por cautela formamos de pronto um pequeno grupo de adeptos não sectários e dispostos a apoiar todas as Diretorias Executivas,tendo por objetivo principal conciliar dois parâmetros: não se perder a essência dos encontros iniciais, que acima citei, em meio ao rigor de estatutos sociais. Eh claro que nesses anos todos nem tudo foram flôres, mas não nos arrependemos pq o segredo da longevidade e consolidação esteve sempre na perseverança desses conselheiros independentes. Não sei o que o futuro reservará ao “VCC-RG,RS”, mas me atrevo afirmar que ateh agora a estratégia deu certo e pode ser recomendada. Exemplos positivos são o tradicional Encontro da Praia do Cassino, jah em sua XXI edição anual e os semanais, as quinta-feiras na Sede-garage do Clube; além dq esse Clube tem prestado bons e notórios serviços ao Movimento Antigomobilístico. Nikollas, seguem umas fotos de nossa Sede onde tbm aparecem alguns componentes de nossa confraria que desde jah desejam vida longa a jovem co-irmã de Niterói.

  24. Carros Antigos disse:

    Obrigado, Luiz. Vou ver as fotos. Por acaso no meio delas estão “aquelas” mais antigas? Olha, não esqueci, isso é história que deve ser contada!
    Agradeço os conselhos, proveitosos e muito úteis.
    Abraço fraterno, Nik.

  25. Mário Buzian disse:

    Luiz Sampayo, assim que o meu Dart 79 estiver emplacado e em condições perfeitas de rodagem quero fazer uma visita ao VCC-RS, uma dessas quintas-feiras eu apareço por aí !!
    Forte abraço,

    Mário Buzian – Ivoti / RS

  26. Mário Buzian disse:

    Nik,

    No aguardo do arquivo, e também do amigo !!!
    Vamos queimar um petróleo em alto estilo…
    A serra nos espera, heheheh !!!
    Abração !!

  27. Luiz MSampayo disse:

    Buzian, com certeza os confrades Papareias ficarão mt honrados com a visita do amigo. Ivotí/Rio Grande n’um Dodge eh um tapa. Por sinal acho que o seu cpe jah residiu por aquí. Ab Luiz MSampayo

  28. GLEISER CARVALHO BARROS disse:

    OI AMIGOS. GOSTARIA QUE ME MANTESSEM INFORMADO DE QUANDO SERÁ O PRÓXIMO ENCONTRO. ESTOU COMEÇANDO AGORA COM A VENDA E CONTATOS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE PEÇAS USADAS PARA CARROS ANTIGOS, PRINCIPALMENTE NACIONAIS, MAS POSSO CONSEGUIR PARA OS OLDS IMPORTADOS TAMBÉM. TENHO UMA QUANTUM 92 GLSI AUTOMÁTICA BEM ORIGINAL. ESTOU TENTANDO ACHAR O MANUAL DE FÁBRICA. QUEM TIVER ME ENVIE E-MAIL.FORTE ABRAÇO. AGUARDO CONTATOS.

  29. Nik disse:

    Marcus, graças a Deus você está vivo! Achava que tu tinha ficado rico e estava vivendo na Bélgica!!! ;)

  30. Marcus disse:

    To muito vivo mesmo,mais so os AMIGOS nao me convidam pra esses eventos e outros que aconteceram,muito decepcionado com essa galera,mais blz ,nao podemos agradar todo mundo.Ainda moro em ICARAI.

    l

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s