Lindóia ‘10 Swap Meet – 3

Mercury Turnpike Cruiser 1958, em bom estado e na medida para quem quer gastar uns 150 contos restaurando uma extravagância da indústria automotiva. Nem me diga que é raro ou exótico, por que hoje em dia todo mundo acha o Edsel lindinho. Já em 1958…

O carro é desengonçado, não dá para saber se está indo ou vindo, pois a dianteira e a traseira são iguais, não necessariamente nessa ordem. Mas, falando sério, até que tem seu lado positivo, qual seja o de ser fotografado. Não me ocorre nenhum outro.

Deve ter sido importado para ser vendido aqui. Quem têm o sonho de ter um desses é que é mais raro do que o automóvel em si. Os dois se merecem. O que eu topava eram esses dois aqui, mas aí é difícil.

12 comentários sobre “Lindóia ‘10 Swap Meet – 3

  1. Alexandre Zamariolli disse:

    Desculpem-me se pareço chato, mas o carro da primeira foto é um Ford Thunderbird 1958.
    E, cá pra nós: perto desse Merc, o Edsel é LINDO!

  2. Nanael Soubaim disse:

    Pois é nós nos merecemos. Desengonço por desengonço, eu não deixo a desejar. Tenho experiência com pessoas difíceis, parece que elas grudam em mim e não largam até a questão estar resolvida, então eu gostaria de ter esse feiosinho sim… E claro que a cromeação Não Seria em Goiânia, temos pouca gente boa por aqui e nenhum, que eu conheça, capaz de fazer um serviço desta monta em um tempo razoável e a preços razoáveis.

  3. Carros Antigos disse:

    Na verdade é uma piada, o desengonçado é charmoso de mais. E estava inteiro, fácil – para quem dispõe dos recursos – de ser restaurado. E muito fotogêncio. Charme puro.
    Ah, eu ainda não li seu artigo, vou ler hoje.

  4. MAKINETA disse:

    GOSTO DO CRUISER…
    BEMMM EXTRAVAGANTE EM SEUS CROMOS

    ERA UM EXERCICIO DE DESIGN E INVENCIONISMO DE FORMAS…

    COMO DINHEIRO E UMA BOA EQUIPE DEVE SER DIVERTIDO RESTAURAR UMA JACA DESSAS…

    MAIS UMA VEZ ESBARRAMOS NO DINHEIRO….

    EXISTIU VERSAO PERUA??? SE EXISTIU DEVIA SER UM OVNI HEIM??? RSRSRSRS

    ABRAÇO

    MAKINETA.COM.BR

  5. Nanael Soubaim disse:

    Sem grilo, bicho. Mas é que eu realmente sou daqueles exêntricos que gostam do que quase ninguém mais gosta. Tenho uma imensa simpatia pelos microcarros, de sua fase áurea, até imagino um Peel P50 como carro-estepe de um Mercury 1951.

  6. David disse:

    Eu já estou tão familiarizado com esses carros do final dos anos 50 que eu nem acho mais estranhisse no exagero deles… Sem dúvida os modelos 1958/1959 da Mercury foram dos mais excêntricos em termos de estilo, embora eu prefira os carros da Chrysler da mesma época, que seguiam um tipo de estilo mais “maduro”, mas sem abrir mão dos exageros…

  7. Luiz Sampayo disse:

    Nikollas,- Estilo barroco de gosto duvidoso sem dúvida, não tinha o fascínio dos clássicos nem a esportividade dos musculados da segunda metade dos 60s, mas n’aquela época tinha lá seu charme para desfilar com muita personalidade. Cruzadores criados para as turnepikes gringas de curvas imperceptíveis, com certeza correspondiam as expectativas d’aqueles que como eu defendem esses espécimes como merecem. Casualmente Mercury, se me permite registro uma experiência para conclusão: jah dirigí mts dinosauros e posso garantir que com esse foi como viajar com uma amante argentina, não se esquece; em 1966 um colega com defeito físico adquiriu um Park Lane 1958 com troca de marchas por botões, para empurrá-lo tinha o bloco grande com cerca de 360 puros sangue; em 1969 me emprestou o dito cujo para uma viagem de bate e volta entre a cidade de Rio Grande/RS e o Chuí, quase um retão de +- 250kms de estrada de pouco tráfego…dá para avaliar as emoções.Ab PS.:hoje essa estrada corta a Estação Ecológica do Taim e em seu trecho a velocidade eh devidamente monitorada.

  8. Romeu disse:

    Nada mais carcateristico do que esses carros do final da decada de 50 e inicio dos 60.
    Os exageros de estilo, os cromados em profusão e os inumeros detalhes que “enfeitavam” os carros, provocam até hoje boas discussões.
    Como gosto não se discute, para mim o carro na época era bonito e hoje é curioso.

  9. Luiz Sampayo disse:

    Nikollas, qt a fotos, sem dúvida hoje eh + fácil e mt + economico, continue bem aproveitando e aqui postando como tem feito. Igual a mts; tirei, salvei e tbm perdí mts fotos e algumas máquinas ao longo dos anos. Nos 70s perdí duas OlympusPen que permitiam tirar ateh 74 fotos e… carregadas com imagens de VetCars. De uma inclusive, após retratar emocionado o Roadmaster reencontrado após + de 25 anos e que havia pertencido a meu velho, soh me dei conta vários quilometros depois de tê-la deixado sobre a capota da minha camionete antes de arrancar. Mas o saldo eh positivo. Ab

  10. Andy Schmitt (Floripa) disse:

    Bem, gosto realmente não se discute… porem… em termos de cromados, analizando a fundo esse classico tem bem menos que o tão classico Cadillac Eldorado 1959, em tamanhos e quantidades… baseando-se que o Cadillac além dos parachoques, tinha a grade frontal enorme e igualmente cromada e estilizada, além de seus frisos e detalhes nas laterais e a tão famosa e linda traseira com grande parachoque e detalhes nos frisos traseiros (baseados em aviões na época) para quem conhece a historia…. Pois bem… tendo mais cromados que esse Mercury, então o clássico Eldorado 59 é estranho e exagerado tambem?? Ou diria com excessos de pompa e cromo? amigos? Garanto que vendo a maquina pessoamente e andando nele… mudam de ideia… rsrsr
    Sobre tudo aqui em Florianopolis existe 1 Azul e Branco… restaurado a 10 anos.. lindo, alias restaurado nas mãos de conhecidos meus… profissionais e tanto… e é simplesmente fantastico sobre tudo se voce tiver o privilegio de andar nele… enfim é isso.. gosto não se discute…. é claro… tem quem ache celta, gol bola, bonitos.. e asssim vai….. abraços

Deixe um comentário

