Sedan para o Dan

Quase tive um treco passeando pelo blog do Dan Palatnik semana passada. Imagina, meu nome escrito ali? Só podia ser por violação de copyright! O que eu teria feito? Mas não era nada disso. Era uma homenagem do Dan, veja só. Gritei pelo Tales, mas o guri já estava dormindo. Esperei até o outro dia para mostrar para ele o motivo de meu orgulho, ter merecido tamanha homenagem de um artista que há muitos anos admiro. Obrigado, Dan.

Bom, retribuir isso é complicado, mas acho que encontrei uma maneira. O Dan pelo que sei é caidinho pelos Sedan Deliverys da Chevy, principalmente os 55, 56 e 57. Achei aqui em um livro antigo umas fotos interessantes. Talvez sirvam de inspiração para próximos trabalhos, quem sabe? Se não, no mínimo enchem os olhos.

Mas a foto mais legal é a primeira, que não têm nada a ver com os Sedan Delivery. É que nela se pode ver o avô do Dan Palatnik trabalhando com modelagem em 3D nos anos 50! As ferramentas são um pouco diferentes, mas a arte é a mesma. No caso desta foto, o artista está criando o molde para letreiros e billboards a serem produzidos em toda a américa, anunciando o lançamento do novo Chevy 55. Bela chance de se comparar a evolução da arte, não?

Falando em Sedans. Na foto abaixo, um protótipo do Sedan Delivery 1955, com a suspensão traseira ligeiramente mais alta do que os modelos de produção. Na outra foto, um sedan 150 com a nova abertura da tampa de mala.

Abaixo, o motivo pelo qual sobraram tão poucos Sedan Deliverys: eram carros de tabalho, no caso, de um representante de vendas da Cervejaria Goebel.

Abaixo, o modelo 1956 do Sedan Delivery.

Para terminar, o último Sedan para o Dan. Que eu acho que é o mais raro entre todos os que a Chevy produziu, o Sedan Delivery 150 1957. O que e vê na foto abaixo estava na área de preparo de um dealer Chevrolet da região de Detroit, a poucos instantes de ser entregue ao futuro dono.

Anúncios

5 comentários sobre “Sedan para o Dan

  1. francisco disse:

    Vc e o Dan merecem umas porradas, começar a semana com as deliverys faz a gente sonhar com as Nomads….então sonhemos.

  2. Dan Palatnik disse:

    Que isso Nik, não faço mais que minha obrigação…

    Por acaso este livro é o “Pictorial History of Chevrolet 55-57”, de John D. Robertson, que traz fotos exclusivas do arquivo da GM?

    Repare nas janelas e na abertura em duas metades da porta traseira do carro de entrega da Goebel: trata-se de uma Handyman, a mais barata das camionetes — sendo a Sedan Delivery considerada caminhão.

    Eu adoro camionete. Um dia quero fazer uma Ford Ranch Wagon 1956.

    (Francisco, as Nomads em 3d estão lá no meu blog, confira lá)

    Abração e boa semana

  3. Carros Antigos disse:

    Sim, é esse mesmo. Baita livro, não? Leitura obrigatória. É o meu favorito sobre os tri-chevys. Se tiver mais algum para indicar, sou todo ouvidos.
    Chico, já convidou o Dan para escrever para a revista? Vou convidar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s