Fashion Rio

Minha irmã, cujo prazer e talento é acompanhar o mundo da moda, me mandou estas fotos que ela clicou no Fashion Rio, mês passado.

Eu já tinha visto no jornal uma foto deste carro, com uma modelo posando sobre ele, mas como se via apenas o teto, aquele pedaço de automóvel não se encaixava em nenhuma referência que eu tinha na cabeça. Fiquei curioso até que ela resolveu o mistério: é um Cadillac 1951! Esticado!

As fotos trouxeram dúvidas. Essa carroceria é original dele, feito lá fora para alguma finalidade perdida no tempo, ou foi feita aqui, posteriormente? Está bem feito, parece. De quem seria este carro? Ele anda ou só faz figuração?

É sempre curioso e muito interessante esse tipo de carroceria, me lembrou alguns artigos da Hemming’s sobre estes projetos especiais para Cadillac que, sabemos, quase sempre se destinavam aos ritos funerários.

NOTA: o prezado Romeu, de Sampa, mandou as fotos a seguir, clicadas em outubro de 2006 no Sambódromo. Como se vê, esse Caddy já sofreu muito, mas pelo menos está em uso, o que é em última análise a finalidade de qualquer máquina, inclusive Cadillacs. Obrigado, Romeu!

Dentre estes artigos, recomendo dois. O primeiro, da foto abaixo, estava a venda e é uma daquelas excentricidades típica dos americanos. O artigo pode ser lido aqui neste link.

O outro artigo, ainda mais interessante, aconteceu na Argentina, onde foram encontrados dois Cadillacs 1942 destinados a tansportar ilustres ao além, como Carontes do século XX. São da coleção de um certo Fernando Aguerre que, apesar de morar nos EUA, deixa os brinquedos na Argentina mesmo. Impressionante estes carros, mais uma prova da riqueza e do luxo em que viveram a elite argentina na primeira metade do século XX. O link para esta história espetacular é este aqui. Estes dois carros são tão esetaculares e raros que o editor da Hemming’s diz que igual só conheceu outros dois, curiosamente avistados no Uruguai, respectivamente este aqui e este aqui, mas não são Caddys. Que coisa, não?

Bom, isso não responde nada sobre a origem do Cadillac do Fashion Rio, mas é uma especulação, só isso. Quem saberia dizer mais?

22 comentários sobre “Fashion Rio

  1. Luis disse:

    posso estar enganado mas este Cadillac é o mesmo que circulava pelas ruas de Belo Horizonte a uns anos atrás.

    Nao sei se é o mesmo mas conto como é o que eu vi

    O carro servia como uma especie de bar ambulante, o dono montou um tipo de quiosque na caçamba e la ele servia drinks tropicais com aqueles guardachuvas no copo, e copos em formato de coco, esse tipo de drink doce

    o carro ficava a cada dia em um lugar, sempre circulando, a ultima vez que me lembro ter visto ele foi nos arredores do mineirao em dia de jogo, mas o carro ja estava semi-acabado estava ate suspenso por cavaletes mas ainda servia como bar

    talvez seja o mesmo veiculo que foi restaurado e levado ao RJ ou talvez eu esteja enganado e este de BH nem seja um Cadillac, pois isso ocorreu a mto tempo

    eu nao tou a fim mas se quiser da uma procurada pelos googles

  2. André Grigorevski disse:

    Já vi esse Cadillac anos atrás aqui em Niterói, naquele evento que havia todo final de semana na Cantareira (que não lembro o nome agora). Digo, creio que seja o mesmo, não devem haver dois iguais por aqui. Mas era pintado de amarelo e servia de bar. Havia também um Landau esticado, que já vi algumas vezes, com a mesma finalidade.

    Pelo que lembro, o carro anda mesmo. Mas não sei dar mais nenhum detalhe…

  3. Mário Buzian disse:

    Nik,

    Pelo “shape” da carroceria, acho que o amigo acabou acertando em cheio: me pareceu mesmo um ex-“Flower Car”, carroceria feita apenas para carregar as coroas de flores dos enterros de gente rica nos anos 50 e subsequentes.
    Existem vários desses carros no Uruguai, e com preço bem baixo, pois muitos acreditam que exista muita energia podre sobre essas carrocerias…A Ulbra restaurou um deles, que foi vendido, bem parecido com esse da foto…
    Abração, mestre !!

    Mário

    PS: imagina fazer uma picape estilo El Camino com um trem desses, encurtada entre eixos??
    Seria uma “El Caddyminho”, e ficaria linda, com certeza !!!!

  4. makineta disse:

    NIK

    ESSE CADDY É GIGURINHA ANTIGA
    ANTIGO CADILLAC BAR…
    JÁ SAIU EM DIVERSOS EVENTOS…

    ESSE CARRO VEIO DA BOLIVIA OU COLOMBIA… NAO ME LEMBRO AO CERTO

    ESTÁ ENCIMA DE UMA CHASSIS DE PICK UP E TEM UM MOTOR DE PICK UP TB…

    PARTICIPOU DE DIVERSAS FESTAS

    JA FOI ROSA…. AMARELO…. TIGRADO….

    PODE TER SIDO CARRO FUNUBRE … MAS O QUE TEM DE BACALHAU DE SOLDA E MASSA NAO TÁ NO GIBÍ…
    ABRAÇAO

    MAKINETA.COM.BRE

  5. Roberto Costa disse:

    Havia uma versão destes alongados (não lembro o modelo e era amarelo) que acompanhava o Campeonato Brasileiro da Fórmula 3 e atuava como bar.

  6. Darcy Becker disse:

    Circula sempre nos eventos automobilísticos e motociclíticos do Estado do Rio um Cadillac Bar , que se não me engano é este aí, porém sua cor atual é preto\ rosa.

  7. Luiz Sampayo disse:

    Nikollas, o Cady com parasol, pela parrilla e pelo pára-golpes posterior, eh 50 e não 51. Me parece ser o mesmo carro que ví no Rio a poucos anos, nas cores preto&rosa; e, em Maldonado no Uruguay em 97 com motor a óleo, qd estava sendo despachado para o Br (tenhofotos). Esses king-size estranhos sempre foram mt comuns nos paises hermanos, principalmente como funeral cars. Os encarroçados pela firma Bonino de Rosario primavam pelo acabamento mtmo luxuoso, sendo inclusive essa alternativa o destino de vários Kaiser Carabella made in Argentina. Ab

  8. Carros Antigos disse:

    Tô igual marido traído, fui o último a saber.
    De qualquer forma, Luiz deu pistas sobre os papa-defuntos dos hermanos, sendo que estes dois 1942 da coleção do milionário argentino não me cansam a vista. É muito detalhe, trabalho e suntuosidade para um uso tão efêmero. Me intriga ainda como eles ainda guardam coisas que nós descartamos ou ignoramos sem a menor vergonha. Palma para os argentinos.

  9. Romeu disse:

    Nik, esse Cadillaaaaaaaaaac esteve em varios eventos de antigomobilismo.
    Eu conheci como Cadillac-Bar e já foi amarelo/preto e rosa/preto.
    Tenho fotos dele em 2006.
    Sei que esse carro veio de um dos países hermanos (se não me engano Uruguai) e não tem mais a mecanica original.
    Romeu.

  10. Vagner Bretz disse:

    Esse era o Cadillac Art Bar. Era originalmente um Cadillac fúnebre encontrado em Punta del Este onde depois teve na década de 90 a armação fúnebre em madeira retirada e adaptado o motor diesel Peugeot nos idos de 1996. Àquela época ainda tinha placas estrangeiras. Depois nunca mais ouvi falar do carro mas creio que seja este mesmo pois tenho uma revista e um vídeo dele. Era amarelo e ja tinha essa rodas e esse pára sol. Era de um tal de trajano em São Paulo se não me engano. Aqui na cidade de Guarapari/ES tem um Ford 1958 que tb era fúnebre que hoje é um bar. Está bem combalido mas tem salvação. É o Jack Tequila.

  11. Carros Antigos disse:

    O prezado Romeu mandou fotos mais recentes do famoso Cadillac, que eu estou postando acima. Vagner e Luiz, se depois tiverem saco de achar e me mandar as fotos, desde já agradeço. Ah, Vagner, inclusive do Jack Tequila! ;)

  12. Luis disse:

    achei mais algumas imagens do Cadillac ainda no RJ, pena que nao vi o de BH

    cheguei a ver ele na cor amarelo com tons vermelhos e depois verde musgo quando ja tava com as rodas pra cima do cavalete em BH

    as fotos:

    BAR REVEILLON  1 DE JANEIRO 2009

    tem tb um Landau:

    IMG_2465

  13. Carros Antigos disse:

    Show de bola, Luis. Falta só o seu chará, o Luiz, desarquivar as fotos do Caddy no Uruguai, que aí a gente fica conhecendo mais dele que o próprio dono. ;)

  14. Marcelo Fernandes disse:

    No Uruguai ví um Packard 12 cil. de funerária sendo restaurado por um senhor que os envia para Europa, isto na cidade de San Carlos, o carro é extremamente trabalhado ao estilo desses Caddy’s. Então acredito na chance de ele ter vindo de lá.

  15. Luiz Sampayo disse:

    Nikollas, para comparar com as fotos postadas aqui e talvez confirmar se trata-se do mesmo veículo, enviei uma foto que tirei em 1997 no Uruguay de um Caddy 1950 Serie62 King Size, ateh então denominado Cuba Libre. Se encontrar mais fotos,envio. Ab

  16. sabrina disse:

    Bom, parece que todos sabiam do carro, menos o Nik… Aproveitem, isso não acontece muito quando o assunto é carro antigo! rs Desculpem a corujice, mas é meu irmão! Nik, o blog é o máximo, um capricho só. Bjs, Bina.

  17. ROBERTO TRAJANO disse:

    Ola pessoal,vcs estao muito curiosos para saber se eu sou eu mesmo! sim sou eu mesmo, este que andou pelos paises de nossos hermanos deixando muitas saudades, mas retornarei.No momento vivo na cidade maravilhosa,Rio de Janeiro, com meus amores minha amada jojo,minha cachorrinha branca, e nossas maquinas maravilhosas, nao sao muitas mas sao inesqueciveis.se quiserem saber mais sobre nos,visite nosso site que esta em metamorfose.beijos abraços e felicidades a todos leitores. tchau fuiiiiiiiiiiiiiiiii. Trajano.

Deixe um comentário

