Niterói, onde canta o sabiá

Eu adoro minha cidade, Niterói. Gosto das pessoas daqui, do seu ritmo provinciano, bairrista. Enfim, me ufano desta terra, apesar dos pesares, mas quem não os têm?

Conto isso com a alegria de quem recebeu estas fotos num calendário de uma loja de ferramentas aqui da cidade, onde comprei uns apetrechos no final do ano. Achei linda a iniciativa de se prestigiar nossa história e não os óbvios monumentos do Niemeyer, que se espalham pela orla.

Na primeira foto, vê-se o prédio dos Correios, que ainda esta lá na beira mar, de frente para a baía de Guanabara, atrás do Araribóia e aguardando urgente restauração.

Na segunda, a igreja de São Lourenço, no Ponto Cem Réis, um dos bairros mais tradicionais e antigos de Niterói. O nome, cém réis, deve-se ao fato de que ali era feita a baldeação dos bondes, o que significava mais dinheiro de passagem, acredito que 100 contos de réis.

Na terceira, um bar antológico que existiu no final da praia de Icaraí, onde começavam os rachas de rua, chamado bar do Honorato. Em todas elas eu vejo sim o automóvel, mas também a mobilidade, a alegria de tempos mais frescos, alegres a tranquilos.

Nesta foto aí de cima está a essência de Niterói. Os barzinhos na beira d’água, redutos da boemia que se espalham da Ponta da Areia até Charitas. Hoje, claro, é tudo diferente, com restaurantes pseudo-chiques, e seus clientes com olhares blasé. Nada mais desses lindos automóveis, do violão embaixo do braço, das lambretas ou da Harley e seu sidecar. Como fomos perder tudo isso? Não me refiro aos automóveis. Antes, perdemos a espontaneidade, a alegria de viver, o entusiasmo.

Pensando bem, Niterói mudou muito.

Anúncios

13 comentários sobre “Niterói, onde canta o sabiá

  1. Nanael Soubaim disse:

    Meu caro, hoje o chique é ser fake; pseudointelectual, pseudonobre, pseudoecologista, pseudomoderno, pseudoliberal, oseudoautêntico, pseudohomo-sapiens. Eu notei há muito que as pessoas, desde meados dos anos 1990, se comportam como se estivessem em um BBB ou suas imitações pseudointeressantes. Nós estamos fora de moda, talvez também de linha.

  2. David disse:

    Há, hoje em dia é todo mundo e tudo feito de plástico, seguindo rigidamente padrões de comportamento e estética, nada que vá além do que somente há por fora. Talvez naquela época, pelo fato das pessoas viverem de maneira mais simples e com menos recursos, houvesse uma maior espontaneidade e uma busca constante de conquistar algo na vida, diferentemente da minha geração, que já nasceu praticamente com tudo na mão…

  3. Nikollas Ramos disse:

    Nós somos obsoletos, Nanael. Tal qual um carro da década de 50, sómos interessantes apenas em algumas raras ocasiões, para desfile; na maioria delas, prefere-se um moderno Celta com ar condicionado.

  4. André Grigorevski disse:

    Por acaso conheço o calendário e já fiquei um bom tempo admirando essa época que não vivi. Niterói já foi linda… Digo, ainda é. Ainda consigo ver algumas vezes resquícios da Niterói que conheci quando era criança (e nem faz taaanto tempo assim, tenho 30 anos). Porém, parece que a cada dia que passa eu perco um pouco mais da alegria de morar aqui.

    Hoje saio e vejo a própria população acabando com a cidade. As pessoas jogam lixo no chão sem a menor vergonha, passam no sinal vermelho (sem contar outras infrações), pedestres esperam o sinal fechar em pé no MEIO da rua, camelôs em todo o canto, violência, prédios e mais prédios sendo construídos enquanto a cidade já não suporta mais tanta gente…

    Enfim, é melhor parar de pensar nos problemas da cidade e olhar novamente essas fotos. Quem sabe não exista uma forma de Niterói recuperar um pouco do charme e da tranquilidade que tinha a alguns anos atrás?

  5. MAKINETA disse:

    BACANA AS FOTOS QUE O NICOLAU CONSEGUIU PARA O CALENDARIO ,ME PRESENTEOU COM UM. PARABENS PELO BOM GOSTO.

    AS FOTOS NO IMPERIO DABANHA SAO OTIMAS TB.

    PENA QUE HJ EM DIA ESTAMOS PERDENDO A CULTURA PELA FOTO DE PAPEL
    IMAGINA QUANTAS IMAGENS NAO SE PERDERAO PARA SEMPRE EM PEN DRIVES EMPERRADOS OU HDS DANIFICADOS….
    UMA PENA…

    ABRAÇAO
    MAKINETA
    http://www.makineta.com.br

  6. Francisco disse:

    Fui apenas uma vez a Niterói e gostei. VC fala com amor da sua linda Niterói, perdeu-se tudo, aqui perdeu-se tudo, parece que o mundo todo está perdendo tudo, Bertioga no litoral está insuportável, era maravilhosa e assim vai….acho que ninguém tem uma explicação lógica para isto.

  7. MAKINETA disse:

    NIK, NAO SEI SE VC SABE… MAS EM TODO CASO SEGUE UM CAPITULO :

    NO TAL CALENDARIO (ALIAS, AS FOTOS ORIFINAIS ESTAO NA PAREDE DA DAFEL DA SIMPATICA DNA. MARCIA AQUI MESMO EM NITEROI QUE TEM UM CANTINHO SÓ DE FOTOS EM POSTERS ORIGINAIS DO TEMPO DO PAI DELA AINDA NO COMANDO DA LOJA,QUE CONTAM A HISTORIA DE NITEROI ANTIGA…VALE A PENA IR CONFERIR,ELA CEDEU AS FOTOS AO AMIGO NICOLAU DONO DA CASA DAS FECHADURAS)

    TEM A FOTO DO BAR DO HONORATO, FOI ALI BASICAMENTE QUE COMEÇOU A BEM SUCEDIDA ESCALADA DO GRUPO IMPERIO DA BANHA. ALI ERA UM POSTO DE GASOLINA FECHADO… POR ISSO A LOCALIZAÇAO, FOI ABERTO POR UM COLEGA DE BALCAR DO PAI NOS TEMPOS DA “CONFEITARIA CHAVE DE OURO”, ELE LARGOU O EMPREGO E SE AVENTUROU ALÍ, CHEGOU A CHAMAR MEU PAI,QUE RECEOSO NAO QUIS. ALI SE VENDIA BASICAMENTE CHOPP,BATATA E CAMARAO… NUM INTELIGENTE SISTEMA DE FICHAS QUE MEU PAI RELEMBRA ATÉ HJ.

    OS GARCONS COMEÇAVAM A TRABALHAR COM UM DETERMINADO VALOR EM TROCO E EM FICHAS, E ELES ATENDIAM AS MESAS PEGAVAM OS PEDIDOS NO BALCAO, E SERVIAM E NO FINAL DO DIA PRESTAVAM CONTAS DA QUANTIDADE DE TICKETS… ERAM TICKETS PARA CERVEJA…OUTROS PARA CAMARAO E ASSIM VAI…

    CLARO, QUE O GARÇON AS VEZES COBRAVA NO TIRO PARA GANHAR UM ALEM $$$ POR FORA SEM ROUBAR O PATRAO…. “JEITINHO BRASILEIRO”…. NAO MUITO DIFERENTE DAS SOMAS ERRADAS DE HJ EM DIA.

    ABRAÇAO
    MAKINETA

  8. Nikollas Ramos disse:

    Alberto, não conhecia os detalhes do balcão, maravilhosa a história.
    O bar era bem frequentado e rivalizava com os bate-entope do Ingá, os escondidinhos de Charitas – um deserto então – e poucos outros de nossa bucólica NIterói. A loja a que se refere, das fotos, eu já tinha ouvido falar de um amigo que sabe do meu interesse, ele só não soube me dizer onde fica. Qual o endereço? Quero ir lá conhecer esta senhora. Abraço, Nik.

  9. Nikollas Ramos disse:

    Chico, é a preocupação da hora: o que está acontecendo com as pessoas? É a prosperidade econômica que dizem nos acomete? São os sucessivos Big Brothers ou falta do que dizer e todos estamos atrás de escudos 4WD e de outras grifes? Não sei, mas a situação é grave. Dirigir hoje definitivamente não é mais um prazer, é um risco. Estamos todos atrás dos 15 minutos de fama.
    Mas NiIterói é bacana sim, é uma cidade linda. O passeio ao RIo fica mais divertido e completo se o turista atravessar a ponte, e não só para admirar o outro lado.
    Volta em NIterói, Chico! Volta! A casa está de portas abertas!
    Abraço, Nik.

  10. MAKINETA disse:

    FALA NIK!!!

    A LOJA SE CHAMA DAFEL, VC PODE PROCURAR SOB MINHA INDICAÇAO A DNA MÁRCIA ELA E A IRMÃ TEM UM CANTINHO NA LOJA QUE CONTA MUITA COISA EM FOTOS A NOSSA NITEROI ANTIGA.

    FICA NA SALDANHA MARINHO NA ALTURA DOS NUMEROS 160 A 170 (NAO ME RECORDO AQUI DO NUMERO MAS É FACIL DE IDENTIFICAR)

    UMA PENA QUE NA MARECHAL DEODORO FECHOU A LOJA FERRAGENS MARTINI GIMINEZ…(AGORA FICOU SÓ A FACHADA E VIROU UMA LOJA DE ARTIGOS FERRO FUNDIDOS) ERA QUASE SECULAR, E FECHOU POR FALTA DE HERDEIROS FACE A IDADE AVANÇADA DE SEU DONO. ELE TINHA MUITAS HISTORIAS E A LOJA MANTINHA AS PORTAS DE MADEIRA DE 3MTS DE ALTURA NA ENTRADA.

    SR. ISAC, DA ISAC FECHADURAS (TIO DE NICOLAU,DA CASADAS FECHADURAS.) TAMBEM É UM ARQUIVO VIVO. SÓ NAO SEI SE ELE AINDA FICA NA LOJA, SOUBE QUE ANDAVA ADOECIDO, ESPERO QUE ESTEJA BEM.

    BOM DIVERTIMENTO NIK!!!

    MAKINETA

  11. Nikollas Ramos disse:

    Valeu, vou lá e te conto. Sobre seus catálogos de peças e manutenção, quem sabe um dia tu escolhe um, mais ilustrado e me empresta? É que o scanner lá de casa é nervoso! ;) Abraço!

  12. MAKINETA disse:

    tranquilo empresto sim
    sevc quiser marcamos um dia e vc vai fazer uma visita ao dormitorio dos brinquedos….kkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s