Neste Natal, vou caçar mulatas.

O automóvel antigo é minha oportunidade de viver a história. Por quem me apaixonei antes dos motores, também precedidos em meu interesse pela fotografia de época. Assim, do gosto pela história caminhei para o seu registro iconográfico e daí para o automóvel – terreno fértil para ambos. É assim, através de três lentes, ou camadas, que enxergo o automóvel, não me podendo faltar nenhuma delas sob risco de desinteresse.

Pois é assim que me explico o bote que dei sobre os Ford clássicos e por fim acabei comprando o meu 1951. É uma marcha para trás, em direção ao passado sempre mais fértil de referências, curiosidades e segredos. Nesta seara, os acessórios de época para automóveis antigos são um capítulo a parte. São sempre elegantes, austeros, paternais. O Ford ainda quero enfeitar com muitos, ou tantos quanto possa, sem ferir suas identidade, o que é difícil, se não uma contradição.

E eis que, na semana passada, ganhei de presente de três amigos queridos o primeiro destes itens, e seguramente o mais aguardado de todos. Um item que sempre admirei, muito antes mesmo dos carros antigos. Precisava era achar um chassi que comportasse esse apetrecho que por si fala por toda uma época, em que existiam faroletes tocados pelas mãos! Me refiro ao tradicional caça-mulatas que ganhei dos amigos Maurício, Júnior e Marcelo. Um baita presente, sim senhor!

Ainda não deu um Google no fabricante, uma coisa de cada vez. Mas não deve ser difícil achar algo sobre ele. É um tal de Casco Products Corporation, de Bridgeport, Connecticut. Não foi o único com certeza, mas fazia produtos de qualidade. Esse que ganhei ainda têm o cromo original e sabe Deus quando ele foi aplicado ali. E está bem, obrigado. Não vai receber cromo nunca. Vai ser um legítimo NOS para sempre.

Enfim, um bruta presente de natal. Daqueles que, se um dia o carro for embora, fica em casa. Antes disso, pretendo descobrir como instalar essa maravilha no Ford logo após o Natal, quando tiro uns dias de folga. Vai ser muito usado, com certeza.

Aos amigos queridos, muito obrigado. Pro Natal do ano que vêm, caso tenham o mesmo arroubo de generosidade, fica a dica da viseira…

15 comentários sobre “Neste Natal, vou caçar mulatas.

  1. Guilherme Gomes disse:

    Nik, bom-bril com massa de polir, depois cera normal e jamais precisará de cromo! Linda peça!
    Eu ainda tô esperando o meu presente de natal… Hahah

    Abraços!

  2. Mauricio Maciel disse:

    Nik, o presente que lhe demos foi de coração, mas, particulamente, eu tive o privilégio e entregá-lo e ver a seu sorriso como o de um garoto que recebe o brinquedo novo tão desejado e não sabe nem o que dizer … hehehe.
    Te garanto que isso vale mais do que ganhar o próprio presente.
    Um forte abraço, amigo

  3. MAKINETA disse:

    PARABENS PELA INICIATIVA BELA DE CARRANCA DO JUNIOR E DO MARCELO, O DIA DA INSTALAÇAO DEVE SER REGADO A UM CHURRASCO POIS O QUE NAO VAI FALTAR SAO ENGENHEIROS ANTIGOMOBILISTAS PARA INSTALAREM O ADORNO…

    NIK UM DOS FORDS A VENDA DE SEU VIZINHO , TEM A VISEIRA INSTALADA… DERREPENTE ELE TE CEDE DE UMA FORMA OU DE OUTRA ….

    COMECE A SE PREOCUPAR POIS O QUE NAO FALTAVA NAS DECADAS DE 50 E 60 ERAM PARAFERNALIAS E GERINGONÇAS MILAGROSAS PRA INSTALAR NO CARRO…

    APESAR DO CARRO SER SEU…AQUI VAI UMA DICA : TENHA O HABITUAL BOM SENSO E NAO ME TRANSFORME O 51 NUMA “MULA DE CIGANO” OK??

    KKKKKKKKKKKKKKK

    PARABENS CARA!

    ABRAÇAO

  4. Nikollas Ramos disse:

    Carranca, foi isso mesmo. Só de olhar pro farolete já abro um sorriso! Puta presente, meu! Muito obrigado.

    Makineta, burro de cigano? Vai ficar igual a penteadeira de P#!!!!! Quero todos! Inclusive aquele para se prender o chapéu no teto (vou ter que comprar um panamá…), o porta cigarros, o espelho para semáforo, as skirts das rodas, calotas, luz de ré e, last but not least, pra quando sobrar muito dinheiro, um kit continental de época para uso exclusivo na estrada! Tá bom ou tá ruim? Ah, falta a viseira, claro, mas meu vizinho é ruim de jogo e esse item é obrigatório!!!!!

    N.

  5. francisco disse:

    Bom, muito bom ver seu entusiasmo com o brinquedo novo…Parabens a vc e aos amigos doadores.

  6. MAKINETA disse:

    HAHAHAHA
    NIK VAIS TER DE APIMENTAR O O MOTOR DO 51 PRA PUXAR TANTO PESO EXTRA… FALA COM BATATA!!

    TEM COMO REPRODUZIR ELA NAO?? PESSOAL QUE TRAB COM LANCHAS NAO FAZ?

    ABRAÇAO CARA!

  7. Nikollas Ramos disse:

    Valeu, Francisco. Idem para o seu, com o camaro completando 5K de estrada. É isso aí, pé na lata. Ano que vêm, se Deus quiser, vou poder andar mais com os meus. Esse ano não deu pra respirar pois houveram outras prioridades.

    Alberto, seu sacana: só aceito peças de época! Quero tudo o mais ORIRRINALE possível! Vê se um lambão que faz lancha pro Eike Batista pode meter a mão no meu Ford?????? Nem louco, meu! :)

  8. Eugenio disse:

    Isso sim é que é presente Nik, nada de encrencas eletrônicas ou outras frescuras! Comigo, na verdade foi o contrário, eu estava “fazendo o carro” quando consegui o caça mulata. Quanto a viseira (sun visor), dá uma olhada no e-bay, sempre aparece alguns Fulton´s, até mesmo NOS.
    Parabéns pelo belo presente, estou te mandando algumas fotos do meu setup de instalação.

    Abraço,

    Eugenio

  9. Mário Buzian disse:

    Grande Nik !!!
    Muito legal o teu presente, o meu futuro “presente” já tem dois desses spotlights americanos instalados na cabine, rsrsrs !!
    aliás, para um motorhome, ele está muito bem “enfeiteitado”, já que a grande maioria dos acessórios era proveniente dos EUA, pois seu atual dono, além de muito caprichoso, viaja direto pra lá, sempre rodando em desmanches, e sempre procurando novidades pra agregar à viatura…
    Forte abraço, meu amigo !!

    PS: o meu presente de Natal (e aniversário também, pois faço um dia antes), além de comemorar a minha entrada no time dos “enta”, vai ser a compra de um carro que eu conheço desde zero km., e que já está se tornando um clássico, um Santana CD ano 1986, duas portas, na rara cor branca, e que pertenceu ao pai de um grande amigo meu, falecido há uns dois anos, o carro está parado na garagem desde 2004, tem uns 40 mil km. rodados, é 100 % original de tudo, e eu fui o eleito para deixá-lo mais zero km. ainda…
    Esse eu vou curtir um tantão também, rsrsrs !!!

Deixe um comentário

