Paisagem

Anúncios

4 comentários sobre “Paisagem

  1. Nikollas Ramos disse:

    Silvano, este é o problema de se colecionar fotos antigas sem critério objetivo. Não tenho o registro. Posso garantir somente que veio do acervo da Life Magazine, com certeza. Ah, e que é nos EUA, claro.

  2. Nanael Soubaim disse:

    Seja qual for o lugar, tem uma poesia própria, mostrando a mulher com uma criança no meio de um estacionamento aberto. Pela disposição e uniformidade dos edifícios, é da época em que cidades de importância até então secundária estimulava a chegada famílias (solteiros eram considerados menos confiáveis e propensos à perturbação da ordem) com mão-de-obra qualificada, para saírem da estagnação, como até hoje acontece no Brasil. Detroit teve a má idéia de ser inflexível (impostos, sindicatos, et cétera) e dormir no berço esplêndido neste período. Fica menos difícil buscar os lugares com crescimento acima da média americana de então.

  3. Nikollas Ramos disse:

    Nanael, os fotógrafos da Life eram a elite da fotografia mundial. Todos tinham sua linguagem, sua poesia. Conheço alguns pelo nome, tal a frequência com que me deparei com seus trabalhos garimpando o acervo da Life. Um eu já conhecia de muito antes, e sobre ele preparo há muito tempo um post que ainda não está pronto, que é o Walker Evans. Infelizmente exite muito pouco de seu trabalho na Life, por conta de direitos autorais pois a obra dele foi arrematada há 20 anos por uma empresa que, sabidamente, controla rigorosamente seu legado. Mas ainda assim existem boas fotos. Até em Dearborn ele foi e há uma série de fotografias de um Rolls Royce que – não sei se por influência de outros trabalhos dele – eu acho que é uma forma incomum de se fotografar um automóvel. Enfim, há fotos para se ver o resto da vida na Life, e ainda há mais por ser disponibilizado pelo Google. Vamos aguardar. Enquanto isso, a gente se entusiasma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s