Fords cruzando os arroios!

Estas fotos foram enviadas pelo amigo Luiz Antônio Cassarriego, a pedido do contribuinte contumaz deste blog, o estimado Luiz Alfredo Sampayo, de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

As fotos mostram a dificuldade que era, nos idos de 1930, chegar até a fazenda da família Cassariego, a bordo de seus Fords. Impressionante estas cenas. Veja se não.

O Luiz comenta que, mais tarde, nos anos 50, o mesmo trajeto era feito em carroças, pois os automóveis de então não eram páreo para a viagem que os antigos Fords A tiravam de letra! O velho Henry Ford não poderia ter pensado em melhor propaganda para seus automóveis. Dá pra bolar o anúncio. A foto do Luiz e a chamada: Ford, o carro universal cruzando os arroios!

Veja a foto seguinte, que espanto.

Não deu para achar o Ford? Compreendo, mas ele esté ali. Veja no detalhe, abaixo.

O Ford está submerso no arroio! Me parece que ele está sendo puxado por três juntas de bois-de-carro, como se diz aqui, tocados pelo peão por uma longa vara para fora dali. Sim, pois se não for, é o contrário, é o Ford ligado e empurrando os bois para fora do regato, o que não deve ser o caso!

Fiquei curioso em saber se alguém estava lá dentro, guiando o Ford no meio daquele aguaceiro. De qualquer forma, são duas fotos impressionantes. Luiz, mais uma vez, muito obrigado. E se quiser falar mais sobre onde fica este local e outras histórias, seja bem vindo.

Falando em Fords, o outro Luiz também me mandou mais fotos. Na sequência, são fotos da família Wigg, em situações semelhantes. A primeira foto, abaixo, se chama “Travessia São Gonçalo” e apenas imagino a que se refere. Veja as canoas e o tabuado que segura o Ford. Eu não subiria ali nem…

A segunda foto, também da família Wigg, se chama “Viagem à Montevidéu”. Deduzo que o distinto ali na esquerda seja o chauffeur. Olho a cesta de piquenique e a garrafa de cerveja e penso em como estes dias realmente foram dias gloriosos da nossa história, destas famílias que desfrutaram destes momentos e do próprio automóvel, que servia a algo mais do que ficar retido em congestionamentos sem fim.

Aos prezados Luiz Antônio Cassarriego, Luiz Alfredo Sampayo e toda família Wigg, o meu muito obrigado pela generosidade. Aguardo mais fotos e histórias!

4 comentários sobre “Fords cruzando os arroios!

  1. Luiz Sampayo disse:

    Nikollas, p/lembrá-lo: photos para “Fords cruzando os arroios” foram remetidas pelo Luiz Antônio Cassarriego a meu pedido, mas não por mim, p/obséquio corrija qd.possível; as que enviei foram as do post “Lançamento do Ford 49 na WiggSA”, porém você inadvertidamente trocou os Luizes qd. transferiu o texto p/o Blog ShoeBox como pode observar. Tks fy prompt att. Ab

  2. Nikollas Ramos disse:

    Luiz, você está certo, eu recebi seus emails mas me enrolei e não consegui alterar, ainda. Estou em dívida com vocês, vou corrigir isso hoje ou amanhã, se Deus quiser. Recebi também as fotos das corridas de Stock e as suas últimas sobre os Fords, que estou me coçando para publicar.
    Desculpe o atraso, Nik.

Deixe um comentário

