Ford dealership, 1928.

1928_ford_dealership

Eu também sou fascinado por dioramas. Nos detalhes enxergo a preciosidade de coisas que, normalmente, me passam desapercebidas no mundo dito real. Mesmo assim, quase sempre os dioramas me parecem inverossímeis. Por maior que seja o talento de quem o fez, eu me pergunto sempre se aquele detalhe seria mesmo assim, se aquele objeto estaria mesmo ali, enfim, tento racionalizar um retrato familiar mas que quase nunca me lembro como realmente é. Vou nas oficinas e fico olhando as peças pelo chão e as ferramentas na bancada e tento ver nos dioramas a mesma ordem naturalmente caótica das coisas. Um exercício e tanto.

Penso nisso ao ver a foto acima, de uma concessionária Ford em Washington D.C. em 1928. Olhando todos os detalhes da foto, as bombas de gasolina, os letreiros, vejo uma simetria quase artificial, própria de um diorama. É a primeira vez que tenho a sensação contrária, a de que a realidade estática de uma foto é incomodamente rica em detalhes e por isso quase não natural. Mas o é. E por isso é uma foto impressionante. E, se desta foto alguém fizesse um diorama, provocaria a mesma sensação. Diria: isso está muito artificial!

Via Shorpy.

6 comentários sobre “Ford dealership, 1928.

  1. Francisco disse:

    Esta procura pela perfeição é um pé no saco, na realidade. Faz mais de 1 ano tento terminar uma oficina Porsche, começo a olhar trabalhos de outras pessoas e acabo desanimando….

  2. Nikollas Ramos disse:

    Poxa, mas asua está o máximo. Tu tá falando do diorama ou da sua de verdade? A de verdade está o máximo. De qualquer forma, desiste não. Isso é fácil. Difícil é terminar.

  3. ivano couto disse:

    gostei do seu trabalho, quem sabe voce pode me ajudar. Preciso de fotos do ford 1928 coupe barata aquela que tem banco da sogra.

Deixe um comentário

