Marinetti, o automóvel e o Futuro

Eu encontrei isto por acaso, e achei muito interessante.

“Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito à energia e à temeridade.
Tendo a literatura até aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono, nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo ginástico, o salto mortal, a bofetada e o soco.
Nós declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre adornado de grossos tubos como serpentes de fôlego explosivo… um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais belo que a Vitória de Somotrácia.”

Parte do Manifesto Futurista de Felippo Tommaso Marinetti (1867-1944), italiano e pai do movimento literário denominado futurismo, publicado em 1914. Li que seu nome está ssociado ao fascismo e outros ismos que varreram a Europa então, mas disso eu não tenho culpa, nem você.

Abaixo, pintura de 1913 de Giacomo Balla, Velocità d’automobile, membro destacado do mesmo movimento artístico, cultural e político. Clique para ampliar, é deveras interessante.

Para uma aula mangna sobre a influência da obra de Marinetti no modernismo brasileiro de Oswald e Mario de Andrade, e o automóvel em suas obras, clique aqui.

1- BALLA

Anúncios

3 comentários sobre “Marinetti, o automóvel e o Futuro

  1. David disse:

    Nik, o futurismo não era apenas um movimento literário, era um movimento cultural de vanguarda, mas que também envolvia política e a própria literatura.

    É fato que o futurismo estava associado aos governos facistas, mas eles não estavam nem aí pra Marinetti, que também não levantava a bandeira do facismo. Marinetti morreu esquecido na miséria, enquanto que a estética futurista foi aproveitada na publicidade facista.

  2. Pedro "Coin" Duarte disse:

    “Li que seu nome está ssociado ao fascismo e outros ismos que varreram a Europa então, mas disso eu não tenho culpa, nem você.”

    AHUahuhauhau, gostei do comentário xD

    Me revolta a tão bela forma que o futuro era enchergado e aspirado nos tempos passados… triste vê-lo se tornar o oposto do que fora esperado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s