As plantações de seringa de Henry Ford

A visão do norte-americano na época da Fordlândia, em 1928, num precioso artigo que mostra o absurdo valor econômico e estratégico para Henry Ford e toda Detroit que tinham o látex então. Não está fácil de ler, a imagem está em baixa, mas vale a leitura para quem se interessa pelo assunto. Mais Fordlândia aqui, aqui e aqui. Já sobre o documentário, que eu não sei se já está disponível, o melhor link que achei foi este. No Google Maps, pegue se Jeep com GPS e vá até aqui para chegar à Fordlândia. O site Mini Ford têm uma história engraçada de um funcionário da Ford que foi de Camaçari ao Pará em um Ecosport em 2003.

Artigo extraído da Popular Science, abril de 1928.

books_004books_002books_001

Anúncios

5 comentários sobre “As plantações de seringa de Henry Ford

  1. Nanael Soubaim disse:

    Ford não contava o suficiente com uma barreira muito mauior do que a floresta: a diferença cultural; a corrupção correu de modo a fazer os senadores de hoje parecerem escoteiros.

  2. Nanael Soubaim disse:

    Apesar de tudo, não conseguiram matar Fordlândia. Está na UTI, mas ainda que como atração turística ela tem viabilidade. Optimista? Não, sinceramente não. Só reconheço de longe o brilho do ouro em meio a peças de latão polido.

  3. meufordinho disse:

    Não tá pra sair um filme com a história da Fordlândia?
    Acho que foi minha esposa que é dona de locadora que me falou. Vou ver com ela. Uma história épica.

    Henrique

  4. Nikollas Ramos disse:

    Têm sim, está finalizado só não sei se já entrou ou se já saiu de cartaz. Sei lá, deve ser um daqueles BNDES em que ninguém precisa de bilheteria pois a produção está paga antes de estreiar. Tomara que não e que seja fora dos estereótipos que marca o documentátio nacional: esquerdaXdireita, campesinoXlatifundiário… Isso a gente JÁ sabe, eles poderiam dar um foco diferente, não sei. Vamos aguardar. O livro já saiu, está aqui, na fila. Parece ser interessante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s