Desfile em Copacabana

O Pedro, do Rio de Outros Janeiros, colocou em seu blog mais um vídeo inacreditável do seu avô. É um desfile de automóveis em Copacabana que eu acabei de assistir e te digo: parece o Concours d’Elegance de Palm Beach! Só que aqui, Rio de Janeiro, nos anos 50, talvez. Bem que o Guilherme podia, com o conecimento dele, identificar estes carros pra gente, né não?

O link para o vídeo é este aqui e Pedro ainda têm mais dois para serem publicados.

Bárbaro, Pedro. Saberia dizer para quando feito este desfile? Ou o ano?

blog_pedro

7 comentários sobre “Desfile em Copacabana

  1. Guilherme Gomes disse:

    Nik, apertei bem os olhos, é só identifiquei o maravilhoso Rolls-Royce!
    Infelizmente a imagem é um tanto nebulosa, mas deu pra ver o nível dos carros… desconfio de outros Chrysler, Plymouth, Cord…(?).

    Abraço,

  2. João Pedro Gazineu disse:

    Caramba! imagino o que vem por ai ainda…O conversível acima é um Auburn com certeza,um modelo 8-105 Phaeton de 1933 se não me engano.O Rolls-Royce foi fácil identificar,Phantom II talvez.
    Muitos Chryslers Imperial,nas versões conversível,limousine,sedan…
    Lincolns,Cadillacs….,provavelmente aconteceu em meados da decada de 30.

    Abraços!

  3. Nikollas Ramos disse:

    Obrigado, João e Guilherme. Se a imagem estivesse um pouquinho mais nítida, vocês diriam ainda o tecido dos vestidos das moças, as gemas dos colares…
    Eu achei que isso poderia ser mais tarde, João. Sei que os carros são muito antigos, mas pelos outros vídeos do avô do Pedro e, sentimento mesmo, achei que isso seria um desfile, no final dos 40, começo dos 50, onde a elite carioca desenterrou suas preciosidades, guardadas desde antes da guerra, para uma ocasião cívica ou festiva. Tradição ecoando ainda do corso de carnaval, quem sabe? Pois, me parece, isso não é o “trânsito” normal de Copacabana, correto? Abraços, Nik.

  4. João pedro gazineu disse:

    rsrsrs trânsito acredito que não…pesquisando mais sobre percebi que todos esses modelos são de 1933,posso estar errado…isso ainda mostra o quanto misterioso fica.Os Lincolns,Cadillacs,o Auburn,todos de 1933.Fica mais evidente nos modelos Chrysler que são especificos de 1933! Seria bom perguntar ao dono desse video o ano,esclareceria muitas dúvidas!

    Abraços e parabéns pelo blog!!!

  5. Nikollas Ramos disse:

    INteressantíssimo isso, João. É uma informação muito relevante pra entender este filme. Aliás, mais dia menos dia o acervo da família do Pedro acaba no Instituto Moreira Salles. É rico demais e precioso em registros exclusivos.
    Eu queria saber ainda mais do Pedro. É sobre os equipamentos que o avô dele utilizava. Eu não entendo mas isso que estamos vendo é muito antigo, não é como meus filmes Super 8 da infância. E cinegrafar era algo muito caro e trabalhoso então. Logo, esta deve ter sido uma grande oportunidade, um registro que merecia ser feito, e foi marcado com antecedência. Quem sabe os próximos pedaços vão trazer mais informações.
    Abraço!

  6. Pedro Gomes disse:

    Olá pessoal,
    Meu avô morreu há mais de trita anos, e meu pai, que poderia explicar muita coisa morrue há dez anos. Eu assisti todos os filmes com meu pai só que tamém faz muito tempo( uns 29 anos) éppoca que fiz as primeiras cópias em casa no VHS. Só mais recentemente passei para DVD, mas não com o material original(películas).
    Precisaria de alguém com mais de 80 anos ,lúcido e com boa memória para contar o que acontecia na época.
    Quanto ao equipamento, eu não cheguei a ver pessoalmente, só os projetores, as cameras já não existiam mais. Mas tenho bastante material para exibir, tanto coisas como os carros como filmes de família com parentes, que aliás nem sabia que existiram.
    A moior fase de filmagens foi dos meados dos anos 30 até o começo dos anos 40 pelo que me lembro meu pai contar. É uma pena não poder fornecer mais informações a respeito dos filmes e fotos, mas fica o registro e quem sabe alguém possa dar maiores detalhes quando assistir os filmes.
    Obrigado pelos comentários e ainda vou colocar mais coisas interessantes no blog. è só esperar.
    Pedro Gomes

  7. Nikollas Ramos disse:

    Pedro, lamento por ambos.
    Sabe, o que sua família reuniu ao longo do tempo poucas conseguiram. O legado de vocês, em video e foto, está para a história do Rio de Janeiro assim como o acervo de Charles Cushman está para os Estados Unidos.
    Sabendo agora que você não copiou dos originais, fico pensando quanto ganharia a memória e a história de nossa cidade se estes filmes fossem restaurados como merecem. Se há outro acervo como este ao alcance de minhas teclas, por favor, alguém me avise!
    De qualquer forma, obrigado. Sou leitor assíduo do seu blog e não posso deixar de, sempre, elogiar sua iniciativa. Sem a qual, tudo isso seria um imenso e inútil segredo.
    Abraço fraterno, Nik.

Deixe um comentário

