Ford 1932 Model B

Em 1932 o velho Henry Ford teve que mudar seu produto, mais uma vez. Mudar, para os padrões daquele homem conservador e ranzinza estava se tornando algo estranha e incomodamente comum, ultimamente. “O mercado mudou”, devem ter advertido, por anos a fio, os seus subalternos mais próximos, inflados por Edsel, seu filho. Ao contrário do Modelo T, que durou 20 anos, o modelo seguinte, o A, durou menos de 4 e dali por diante o ritmo seria outro. Foi assim, dizem seus detratores, que em 1932, o cisne de Henry Ford cantou.1932_Ford_v8_launch

A Ford projetou um automóvel novo, dentro do qual iria o mesmo motor 4L do modelo anterior, o Ford A, com algumas melhorias. A este modelo resolveram chamar de Ford Model B. Mas eles tinham um segredo, saído das pranchetas e mentes mais brilhantes de seu tempo, um motor com oito cilindros em vê, que poderia pela primeira vez na história ser produzido aos milhares; não, aos milhões! Essa novidade merecia um registro particular, e por isso eles decidiram que o automóvel Ford fabricado em 1932 que recebesse o motor de cabeça chata com oito cilindros em vê, seria chamado de Ford Model 18, uma homenagem ao primeiro V8. Pela primeira vez em sua história, a Ford Motor Company tinha dois automóveis para oferecer ao mercado, e não apenas um.

As carocerias disponíveis para este ano de 1932 somavam 14 tipos diferentes. Eles vinham em roadsters, coupês, sport coupês, tudors e fordor sedans, cabriolet e o phaeton.  Entre todas estas, duas tiveram destaque. Uma era a carroceria “5 Window”, com duas portas com janelas, mais janelas laterias e uma vigia traseira; e a agora muito rara “3 Window” Deluxe Coupê, com portas suicidas.

new_ford_v8

O feito notável de Henry Ford foi ter construído seu flathead. Um prodígio 20 anos à frente do seu tempo. Já o desgin elegante dos Ford de 1932 são mérito do Edsel, que levou um passo adiante o melhor desenho do último Ford A de 1931. Combinados, motor e desenho, eis por que o Ford Model 18 entrou para a história.

Abaixo, um lindo Ford Model B station wagon, via Locos por Classicos.

Não deixe de ler este artigo do New York Times sobre o Deuce, é muito bom.

ford_32_model_18_01ford_32_model_18_02ford_32_model_18_03ford_32_model_18_04ford_32_model_18_06ford_32_model_18_05ford_32_model_18_07ford_32_model_18_08ford_32_model_18_09ford_32_model_18_10ford_32_model_18_11ford_32_model_18_12

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s