Turiscar na Classic Show

Eu não leio mais a Classic Show, mas de um furo destes tenho que participar. É o Mário, todo orgulhoso, quem me manda em primeira mão os scans da matéria que a Classic Show fez sobre a Turiscar, empresa fundada pelo Seu Pedro Scheid, seu sogro, na edição que foi lançada sábado último em Novo Hamburgo, na Expoclassic. Bela matéria, por sinal. Muito deveria nos orgulhar conhecer a história de uma empresa brasileira que, de tão pioneira, pagou o custo de estar anos à frente de seu tempo e escrever história. Mesmo assim, a Classic Show dá esta notícia aos seus leitores com anos de atraso, não obstante a proximidade geográfica entre as duas empresas. Antes tarde do que nunca, eis a merecida homenagem à família Scheid e seus empregados e colaboradores.

CS 01

5 comentários sobre “Turiscar na Classic Show

  1. Luís Augusto Malta disse:

    Parabéns ao Mário, figura extremamente simpática que espero ter o prazer de conhecer em um futuro encontro de antigos. Quanto à Classic Show, sempre há tempo de melhorar a linha editorial, o que, de fato, tem ocorrido.

  2. Mário Buzian disse:

    É mais do que óbvio que eu não poderia deixar de comentar essa postagem,rrsrsrsrsrs !!!!
    Quero que todos saibam desde já que foi exatamente por conta da existência desse espaço,e depois da grande amizade que fiz com o Nik,que o resultado final está aí,publicado,e pronto para que todos possam ler a respeito da Turiscar,uma empresa que praticamente fundou o campismo no Brasil,e que trouxe (e ainda traz) tanta alegria a tanta gente por aí,espalhada nesses confins do nosso mundinho…
    Para quem ainda não entendeu patavina dessa “coincidência”,faço questão de explicar: a alguns meses atrás,foi criada uma certa polêmica a respeito de uma promoção realizada pela Classic Show,e eu,como fiel leitor e participante ativo do blog,coloquei a minha opinião,inclusive dizendo que a revista pecou por não ter me dado um “feedback” a respeito de um material que eu próprio enviei a eles,a uns três anos atrás. Depois de tudo o que foi dito,o saldo positivo,devidamente reconhecido inclusive pelo pessoal da redação da revista,foi um primeiro contato via telefone me pedindo muitas desculpas,pois o CD que eu forneci a eles acabou sendo arquivado,sem sequer terem visto o conteúdo.E mais,eles se propuseram a fazer a matéria na próxima edição,sem falta (isso foi a três meses atrás),o que realmente aconteceu.
    Como eu não acredito somente em coincidências,mas sim fatalidades do destino,quis ele que naquela época nada fosse falado ou publicado,e eu disse ao Atos e a todos os amigos que foi justamente essa atitude da revista que me incentivou a criar o Turiscar Heritage Blog,direcionado a compartilhar todo o acervo da Turiscar que está de minha posse,e que foi guardado por décadas pela minha querida sogra,dona Toni.
    Por outro lado,a decretação final da massa falida da empresa,e o leilão judicial do seu parque industrial,foi realizado somente em fins de Outubro do ano passado,e certamente alguma notícia sobre o assunto poderia prejudicar mais ainda o andamento do processo,o que também acabou sendo positivo no final das contas.
    Outro ponto bem interessante foi o fato de ter tido a oportunidade de conhecer pessoalmente não só a redação da revista,na cidade de Ijuí (que fica a quase 500 km daonde moro),por conta de compromissos profissionais na área,mas também todas as pessoas que lá trabalham,e tive uma impressão extremamente positiva sobre eles,pois são fanáticos por antigomobilismo,tanto quanto nós.E eles foram tão transparentes e solícitos que até chegaram a me mostrar o depósito onde fica o “encalhe” das publicações (acreditem,não é pouco),e eu vi como é difícil se manter com uma revista que circula somente seis vezes ao ano,e com tantas despesas e dores de cabeça que assunto dá,e ainda ter algum lucro com isso,num país que tradicionalmente e culturalmente sempre procura apagar o seu passado.E o mais impressionante disso tudo,eles vão completar dez anos nas bancas,com seus erros e acertos,e eu sou testemunha ocular disso.
    Claro que nenhuma revista poderá agradar a todos nós,e isso foi conversa de muitas horas com o pessoal da revista,mas eles se esforçam,realmente.
    Deixo aqui o meu agradecimento ao Nik por ter “levantado a lebre” sobre o assunto,que somente terminou com o sorriso e as lágrimas que escorreram pela face do meu sogro,lendo e (re)vendo que todo o seu trabalho e história acabou sendo recompensado pela bela reportagem publicada na maior revista em circulação sobre o antigomobilismo no Brasil.
    E também quero manifestar a grande alegria de ter participado nessa empreitada,e mais,de ter feitos mais amigos que são apaixonados por essa ferrugem no cérebro,assim como nós. Muito obrigado,Classic Show,e seus colaboradores !!!!!

  3. Carros Antigos disse:

    Mário!
    Quer dizer que eu caio de pau nos caras, sou destratado em meu próprio blog, ganho a pior fama e tu agora se torna amigo de infância deles? É ISSO? Ué, então valeu a pena! ;) KKKKK!
    Mário, a história da Turiscar é que é bonita e admirável. Quando soube dela no blog Turiscar Heritage eu escrevi que era um dos poucos blogs autênticos de que tinha notícia, pela exclusividade do material, sua importância histórica e afetiva. Enfim, uma leitura RELEVANTE.
    Quanto ao encalhe das revistas, bom, o negócio é assim mesmo. QUem têm restaurante têm um problema maior e nem por isso reclama, certo? Agora, querer resolver o problema do encalhe, por exemplo, com o preço que eles vendem a coleção completa é que não dá! Acho que mais de 400 paus. Se fazem um bom desconto venderiam mais, não sei. Mas tudo ficaria melhor se eles fizessem uma revista para o leitor e não para o anunciante. Viu o carro da capa que nos mandou, da edição deste mês? Estava em Lindóia à venda, até a placa da loja está ali. A revista ficou muito parecida com aqueles catálogos de carros usados que custam 2.90 nas bancas. Pra terminar, esse encalhe está computado nos tais 30.000 leitores que eles afirmar ter ou foi feito o desconto? Isso é importante pro anunciante, sabe? ;)
    Bom, mas isso é outro papo. O que interessa hoje é a Turiscar e a todos o meu abraço cheio de afeto e admiração.

  4. Mário Buzian disse:

    Nik,

    Realmente eu concordo contigo,tanto que até sugeri uma melhora no preço da coleção completa,e isso acaba sendo uma “batata quente” na mão deles resolverem,rsrsrsrs !!!
    Quanto ao carro da capa,sim,eu soube que ele estava à venda,mas independente desse fato,é um raro RoadRunner,e eu nem sei como conseguiram negociar um carro desses,e ainda por cima,trazê-lo para cá…Gostaria de saber quanto os caras pediriam por ele,apesar de saber que nunca iria sentar a bota num desses,hehehehehehe !!!
    Acho que eu compraria um tribute-car,tipo um Dodge Daytona ou um Plymouth Superbird,feitos no capricho por lá,e que chegam a custar UM QUINTO do preço de um original…E eu nem sofreria tanto assim por rodar com um modelo “fake”,hahahahahahahha !!!! (Pode até ter um motor 440 sob o capô,tá de bom tamanho…)
    Mas como você mesmo disse,o momento é de comemoração sobre a Turiscar,então…Vamos à festa !!!!!!
    Abração,meu amigo,e o meu muito obrigado novamente !!!!

  5. Mário Buzian disse:

    Malta,

    Muito obrigado pelos elogios,e eu também espero encontrar pessoalmente o amigo em um dos grandes eventos antigomobilistas por esses nossos infinitos confins…
    Como diz Seu pedro,um TURISCAR abraço !!!!

    PS: a divulgação já está surtindo efeito: recebi um e-mail de colecionador interessadíssimo em adquirir um Turiscar para ser rebocado em encontros nacionais e internacionais,pelo seu carro antigo,imagine que cena mais linda de se ver…É exatamente esse o espírito,minha gente !!! (Nossa,agora eu falei como o Collor,rsrsrsrsrsrs !!!!)

Deixe um comentário

