Muriaé, Minas Gerais.

Quase dez anos atrás eu me meti numa sala de aula para aprender o tal do html. A internet não era mais uma novidade, mas suas possibilidades ainda eram incertas e isso exercia uma grande atração sobre mim. Movido a pura curiosidade, eu queria entender como se construía um website. Na conclusão do curso, lógico, tínhamos que apresentar um que funcionasse. Eu fiz dois. Um chamado COOLltrane, sobre a obra do John Coltrane e um outro, chamado Projeto Monte Verde, minha tentativa de resgatar e preservar via internet a memória da terra natal de meus pais, o distrito de Monte Verde no município de Cambuci, aqui no Rio de Janeiro.

Conto isso por que eu admiro muito as pequenas cidades brasileiras que não consumiram sua história juntamente com seu ocaso econômico e político, a partir dos meados dos anos 50 do século passado, como foi o caso do meu Monte Verde e provavelmente a cidade natal dos seus pais também. Da noite pro dia uma parte da população envelheceu, a outra migrou para as maiores cidades e o Brasil se tornou, na década de 80, um país de população majoritariamente urbana. Na mesma velocidade morreram as tradições, as histórias, as receitas da vovó, a simpatia da Sinhá e a reza do preto velho. O Brasil em uma geração mudou a ponto de não se reconhecer mais. Isso é grave, gravíssimo, mas é assunto pra outro papo.

O que eu queria mostrar aqui é que a charmosa cidade de Muriaé, em Minas, relativamente próxima do meu Monte Verde e a ele ligada em sua história, preservou bem sua memória em fotos de um período relativamente amplo. Confesso que lá só estive uma vez, mas estas fotos de Muriaé me deixaram feliz quando as encontrei por acaso na internet. Nelas há vários elementos comuns a outras cidades do interior do período, como a arquitetura. Acho que vejo um Jeep capota de aço em uma delas, igual ao que meu avô teve. Na terceira foto o que se vê é um caminhão, não uma carroça ou carro de boi. Uns 30 anos atrás, em Monte Verde, vi usarem Rurais para a mesma tarefa, mecanizar a descida do café até o terreiro para secagem. Vê-se ainda muitas fotos de enchentes aqui, coisa comum naquela região e quase sempre um evento trágico e marcante. Como ainda o é em Monte Verde e todo o norte fluminense. Aliás, acredito que uma destas enchentes registradas aqui foi a de 1951 (53?) que isolou o norte do Estado do Rio, vitimando várias pessoas com as águas que Minas sempre manda, todo Natal, ano após ano.

Separei as fotos em que se vê o automóvel como parte da cena, mas há muitas outras lindas fotografias aqui neste link.

Caminhao 1_jpgCarro Sr Gumercindo 3_jpgCompanhia Autoviaria_jpgEnchente 18_jpgEnchente 27_jpgEnchente 30_jpgEnchente 35_jpgEnchente em 1926 2_jpgHospital Sao Paulo 3_jpgIgreja da Barra 1_jpgPraca da Prefeitura 10_jpgPraca Joao Pinheiro 4b_jpgPraca Joao Pinheiro 11_jpgPraca Joao Pinheiro 23 (anos 40)_jpgPraca Joao Pinheiro14 anos 70_jpgRua Capitao Gil Moreira_jpgRua Pascoal Bernardino_jpgRua Silveira Brum 2 (1950)_jpg

17 comentários sobre “Muriaé, Minas Gerais.

  1. Rui Pastor disse:

    Nota 10 pelas fotos. E a arquitetura de alguns edifícios, muito interessantes. Parabéns.

  2. sebastiao disse:

    adorei ver estas foto me deu muita saldade da minha cidade naci em muriae no bairro do porto fas 20 anos que nao vou la mas tenho muita saldade hoje moro em santos

  3. Saavedra Fontes disse:

    Saudades, quem não tem. Muriaé de minha infância e juventude. Maravilhoso foi encontrar estas fotos antigas. mande mais!

  4. marcelo mastroiani dos santos disse:

    otimas fotos parabens eu sou d betim adoro fotos antigas prinçipalmente a respeito da esso eu sou um louco apaixonado pela sua historia parabens

  5. ITALO JOSÉ MANNARINO disse:

    Ver as fotos da minha Muriaé, balança o corpo e afaga a alma, ainda mais venda a mensagem de meu amigo Saavedra Fontes. Parabéns ! Ítalo José Mannarino

  6. ITALO JOSÉ MANNARINO disse:

    Ver as fotos da minha Muriaé, balança o corpo e afaga a alma, ainda mais lendo a mensagem de meu amigo Saavedra Fontes. Parabéns ! Ítalo José Mannarino

  7. Saavedra Fontes disse:

    Como é gostoso na velhice a gente rever todas essas fotos, de um tempo que não retorna e sobrevive na saudade intensa. Meu caro Italo, que bom também a gente ser lembrado.Viva o nosso Muriaé, viva a saudade!
    Saavedra

  8. marcia disse:

    adorei encontrar as fotos de minha cidade que eu adoro nao sou desta epoca mas conheço boa parte da historia de minha cidade,obrigada por mostrar com carinho a memoria de meus avos

  9. Osmar Magalhães disse:

    Meu coração se encheu de alegria ao ver a minha linda Muriaé. Olha que eu sou carioca e fui morar em Muriaé 1978. Mas aí tenho bons amigos “amo Muriaé”. hoje moro em J.Fora, mas não chega nem aos pés da nossa Muriaé.

  10. jean bass disse:

    muito bom apesar de nao ter nascido aqui mas nao tem quem nao resite ao charme de muriaé
    e parabens pela iniciativa de postar estas fotos alias de grande qualidade apesar da idades de cada

  11. Reinaldo Taranto disse:

    espero que continuem postando mais fotos e documentos relativos á nossa inigualável Muriaé, terra abeçoada pelo Pai Celestial sob todos os sentidos. Faz-me enorme bem poder ver estas imagens, tenho 63 anos e participei de alguns fatos desta saudosa época.

  12. clovis souza filho disse:

    Muriae terra querida
    Sou filho do Sr Clovis da loja “A preferida “, e de Dona Maria das Dores professora em Muriare, junto com a Cleria Ticon
    A mãe do Savedra , Dona Nenem foi minha madrinha de batismo
    Avenida Eudoxia Canedo , ano 1950 , foi onde nasci , e morei ate 1963
    Saudades de todos voces
    Estou fazendo album de Muriae , e aceito trocar fotos antigas particulares
    Mandem fotos para mim, vamos fazer juntos um lindo Album
    Abraços a todos

  13. Braz José Augusto de Souza disse:

    Gente,quanta alegria,quanta saudade,depois de ver essa maravilhosa galeria de fotos,inclusive a foto do local de meu primeiro emprego,Radio Sociedade de Muriaé do Sr. José Pires Jr,fiquei mais feliz ainda,em ver os comentários dos amigos Saavedra Fontes,e Reinaldo Taranto,que comigo trabalharam na Radio Muriaé.Fiz um clipe com as fotos de nossa cidade,em homenagem a um programa chamado:Noturno,poemas e canções,da qual o Saavedra foi um dos apresentadores,com a trilha terma,ou prefixo do programa na época.Para ver,You Tube:Muriaé – Minha terra…Minha vida,saudades de todos vocês,ainda verei-os,rs.

  14. Reinaldo Taranto disse:

    Meu amigo Braz jJosé, por onde andas? Tenho ótima recordações de tí caro parceiro e amigo dos idos tempos da nossa querida Rádio Muriaé, na qual, nos operadores de som éramos verdadeiros artistas por não usufruirmos da modernidade de hoje, pois era tudo na base do improviso e de nossas “armações” técnicas, lembra-se? Precisamos nos encontrar e colocar o papo em dia. Aguardo sua resposta. Forte abraço do amigo sincero de sempre, Reinaldo Taranto, de volta à Muriaé.

  15. leda apareciada de oliveira assis vieira disse:

    lindas as fotos ! gostaria de uma foto do bairro Safira onde fui criada e passei toda minha infancia .foto quando ainda as construções eram barracos moro neste bairro há 47 anos,preciso para m trabalho do programa EJA.Por favor tenho certa urgência.Obrigada.

Deixe um comentário

