Revista Machina by Moto Clube do Brasil

IMGFoi o Cesar Costa quem me envio as imagens em anexo, da Revista Machina, publicada no Rio de Janeiro a partir de 1977. Outro dia, num post aqui sobre um raid de motos de Niterói à Araruama em 1956, ele comentou ter ainda algumas destas revistas, publicadas pelo Moto Clube do Brasil, do qual ele fez parte e, parece, existiu até pouco tempo atrás aqui no centro do Rio, na rua Ceará, praça da Bandeira. Talvez por conta disso, eu especulo, seja aquela região hoje ponto de oficinas de motos, customização e etc. O Cesar me disse que a sede do clube, que era própria, ainda está lá, mas defigurada.

As páginas da revista que o Cesar me mandou são muito boas e eu vou publicar todas de uma vez. Nelas se lê a cobertura das primeiras provas de moto velocidade no Rio de Janeiro e do GP Brasil de Fórmual 1, em 1978.

Eu só não entendi, pelo que o Cesar me escreveu, se a Machina era publicação do Moto Clube ou se uma publicação comercial. Se do motoclube, putz grila, é melhor do que qualquer equivalente “auto-clube” de que já tive notícia. Quem puder, comente.

Para ver as páginas da revista, clique no link abaixo.

5 comentários sobre “Revista Machina by Moto Clube do Brasil

  1. Leonardo Grecchi disse:

    Nik:

    Já que vc está postando fotos de motos, digo que tenho alguns livros de motos (inclusive um fotográfico de Indians), além da minha coleção de revistas Duas Rodas (acho que começa na edição no. 10) e moto Show (tenho desde a 1).

    Que tal?

  2. Francisco disse:

    Foi a primeira revista a dar cobertura nas competições de motocross no Brasil, era editada comercialmente e vendidas em bancas de jornais… Tenho algumas e tenho interesse em completar as edições…. Se alguém tiver alguma pra vender, tenho interesse!

    Francisco Barbarisi

Deixe um comentário

