Ford Crestliner 1951.

Situe-se no tempo, estamos em 1951.

Pense em todos os carros que você conhece com o ano 1951 qualificando o modelo. Poucos, não? Não foi como em 1955, 57, 61, 64 e 68 por exemplo, anos de destacados modelos ou de grande melhoramentos apresentados por Detroit.

Talvez eu esteja generalizando. Mas é para chamar sua atenção para esta foto do Ford Crestliner 1951 e a beleza das linhas deste automóvel. A qualidade de sua construção é evidente, principalmente se comparado com o modelo de 1949 que não teve o modelo Crestliner, era mais espartano, quase simplório. Não é o caso deste ano de 1951. Veja os cromos, a pintura e, principalmente, o teto que, segundo um amigo, é listado como sendo vinyl nos catálogos de peças, mas definitivamente não é esta a textura e aparência que eu tenho em mente quando se fala em vinil. Mais parece uma camurça, um veludo, de tom levemente azulado. Vontade de passar a mão ali. Qual será o tato?

Gostou? Eu estou encantado com a foto.

Nó tínhamos um Crestliner 1950 no Rio até semana passada. Eu tenho outras fotos deste modelo em 1951 também e uma comparação em 3 momentos aqui. Veja o teto de um restaurado, que diferença.

Que material será este usado no teto do Ford 51?

Em tempo, esta foto é by FoMoCo, original até o teto, literalmente.

The Crestliner

17 comentários sobre “Ford Crestliner 1951.

  1. Guilherme Gomes disse:

    Nik, linda foto, carro maravilhoso!!
    mas veja, não será esse carro um 50? ele não tem nada do 51, ou o crestliner não recebeu a cosmetologia do resto da linha?

    abraço,

  2. Carros Antigos disse:

    Ato falho, Guilherme, CLARO que este é um 1950! Óbvio, nem dá pra discutir, olha o emblema o capú ali. A exuberância da foto e do carro e seu teto me cegaram completamente.
    Não deixa de ser irônico. É que ontem eu estava lendo um comentário do José Saramago, o escritor português, sobre blogs e internet, em que ele destila seu humor afirmando que a maiorira das pessoas escrevem mal nos blogs da vida, não se importando com a qualidade do que escrevem por aí. Achei isso um pouco desmedido, posto que nem todos são escritores profissionais como ele, mas relevei. Cá estou eu hoje, relembrando as palavras do gajo, com justiça sobre mim mesmo. Carapuça justa. De novo.
    Mas isso não é importante, o importante é a foto, o carro, o teto, tudo aqui forma um conjunto bárbaro. Olha, até ontem é a foto promocional mais linda que eu vi desta época. Sem paralelo.
    Vou vorrigir a data, mas ainda preciso desvendar o mistério do teto de camurça.
    Abraço, Nik.

  3. Carros Antigos disse:

    Em tempo, eu fui investigar de onde veio o ano 1951 e descobri que veio da própria Ford. A Ford assim legenda esta foto do Crest:
    The Crestliner:
    The Crestliner, with a wide choice of exterior colors and interior trim, was among the most colorful cars in Ford’s 1951 lineup.

    Eles deram bobeira, ou então esse carro era 51 também, apesar dessa cara toda de 50?
    Foi bobeira mesmo, o carro é 50.

  4. Francisco disse:

    Nik, Saramago é um chato, cada um escreve o que quiser; adoro seu blog, as fotos que vc posta por aqui são fenomenais, no ano deste a Ford batia de goleada nos Chevys.

  5. Rui Pastor disse:

    Meu pai tinha um Ford 1951 – Custom, 4 portas. Aprendi a dirigir nele. Cambio na coluna, 3 marchas + ré. Motor V8. Acomodava 6 pessoas com muito conforto. Vou procurar fotos e te mando depois…

  6. Impala 409 disse:

    Oi Nik, estava buscando algumas fotos do Ford Crestliner e me deparei com seu post sobre estes carros. Quanto ao comentário do Guilherme, acho que vale esclarecer que este modelo foi feito tanto em 1950 como em 1951. Por trás é difícil saber se é 50 ou 51. Na verdade, os Fords usaram a mesma carroceria de 49 a 51, sendo que a diferença mais evidente entre o 50 e o 51 era a grade com as duas “turbinas”, o 50 tem uma e o 51 tem duas. Esse carro foi lançado para concorrer diretamente com o Bel Air da Chevrolet, que em 1950/51/52 era um cupê sem coluna. O primeiro Ford sem coluna seria o Victoria de 51. Como a Ford não tinha uma carroceria sem coluna, em 1950, eles optaram por lançar este modelo, cuja principal característica era a pintura em dois tons, acho que eram 3 opções apenas, e teto de vinil. Infelizmente, tais características não foram suficientes para concorrer com o Bel Air, pois foram fabricados cerca de 17.000 em 50 e menos de 9.000 Crestiliners em 51. O Bel Air sofreria apenas com o belo Victoria em 51 que vendeu mais de 110.000 unidades. Em 1952, o nome Crestiliner passou a ser dos top de linha da Ford até ser substituído pelo Fairlane, em 1955. Abraço.

  7. Impala 409 disse:

    Nik, apenas para concluir, com certeza o carro da foto é 50, o 51 tem um friso diferente. Abraços.

  8. Santiago disse:

    Hola amigo en so de Buenos Aires Argentina y tenho um Ford 1955 Station Wagon 2 portas, vc gostaria de comprar.

    Saludo cordial
    Santiago

  9. Célio Helegda disse:

    Boa noite. Caros amigos, sinto-me realizado por saber que mais gente também aprecia os fords da década de 50. Há algum tempo comuniquei-me com o Nick, mas devido ao constante corre-corre diário, não mantive periódico contato. Tenho um ford club coupe 1949, um Crestliner 1951 que em breve iniciarei a restauração e dois ford 51 4 portas: um custom e um de luxo. Também me pergunto se esse prazer por nostalgia seria patológico? Mas parece que quando rodamos ou estamos em contato com esses carros o tempo para e os problemas cessam, e parece que voltamos no tempo recordando lembranças agradáveis da vida. Então percebo que talvez seja bom gosto por aquilo que de melhor foi empenhado para elaborar um automóvel que deixou boas recordações. Um abraco a todos e viva os fords. Parabéns pela qualidade e bom gosto do blog. Célio Helegda

  10. Nik disse:

    Célio, seja mais do que bem vindo. Obrigado por aparecer aqui, vamos trocar muitas idéias ainda. Abraço, Nik.

Deixe uma resposta

