História fotográfica da General Motors – 2

Este é o meu segundo post sobre a história da General Motors.

Para ler o anterior, com as origens da GM, clique aqui.

Chevrolet_1931Não posso deixar de comentar que, no espaço de um mês e meio, entre a publicação do primeiro post e este, a General Motors faliu, fechou centenas de concessionárias e fábricas, demitiu milhares de trabalhadores, deu um calote sem tamanho nos seus credores e acionistas e hoje é de propriedade do Governo dos Estados Unidos da América. Enfim, aquela que já foi a maior empresa do mundo, responsável por 4% do PIB americano e que empregou só na América do Norte mais de 600.000 pessoas, é hoje uma empresa estatal, decadente e obsoleta, como escreveu Michael Moore em um artigo recente que foi mal recebido por quase todos. Faz-se, assim, ainda mais necessário recontar a história desta empresa que hoje não se reconhece em seu próprio passado, o que é típico de quem perde o vínculo com a realidade e se julga exterior e acima do mundo no qual está inserido.

Vamos, pois, às origens da General Motors que o seu futuro é incerto.

O post de hoje é particularmente interessante, por tratar do momento em que Henry Ford fez parte da história da futura General Motors e outras curiosidades. Enfim, é um grande livro este que comprei.

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O Oldsmobile Curve Dash runabout foi o primeiro automóvel a ser construído em um sistema de montagem progressivo. Acima, polias tocam eixos utilizados na linha de montagem dos chassis em 1901. O Olds Curved Dash foi o primeiro carro produzido em massa nos Estados Unidos. A sua distância entre eixos era de 60 polegadas (1,52m), pesava 650 libras (294 Kilos) e era tocado por um motor monocilíndrico horizontal com 4 hp. Foi o primeiro carro a receber o nome de Olds e, por $650.00, era vendido por $1 por libra.

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Mais um anúncio de 1901 da Oldsmobile, que se mostra profético na sugestão de que os automóveis irão substituir os cavalos e as carruagens tradicionais. Não deixa de ser evidente a presunção de Olds, se considerarmos que toda sua produção em 1901 foi de apenas 425 veículos, enquanto, ao mesmo tempo, a empresa de carruagens de Durant em Flint trabalhava a pleno vapor, despejando dezenas de milhares de carruagens no mercado naquele ano. Em janeiro de 1900, um artigo da Scientific American afirmou que era mais barato manter um automóvel do que cavalos e uma carruagem. A produção de Olds chegou a 2.500 automóveis já em 1903.

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Em outubro de 1901, Roy Chapman, que mais tarde seria o cabeça da Hudson Motor Company,  dirigiu este Olds Curved Dash de Detroit até o Auto Show de Nova York. A viagem consumiu 7 dias e meio e 30 galões (113 litros) de gasolina. Todo o sacrifício valeu apena, pois a viagem resultou em  aproximadamente 750 pedidos de novos Curved Dashes à fábrica.

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Ransom Eli Olds (1864-1950) fundou a Olds Motor Vehicle Company em 21 de agosto de 1897. Ele começou a pesquisar sobre carruagens sem cavalo na fundição do pai, no início da década de 1890. Como outros pioneiros do negócio do automóvel, Olds se desentendeu com investidores, abrindo mão da Olds em 1904  para iniciar a REO Motors, uma companhia que fabricou automóveis até 1935 e caminhões até 1957. REO, aliás, é uma palavra formada com as iniciais de seu nome.

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Henry M. Leland (1843-1932) formou-se nas indústrias de armas da Nova Inglaterra, onde os conceitos de fabricação precisa e a intercambialidade entre os componentes foi aprimorado. Em 1892 ele fundou a Leland & Falcouner Machine Shop em Detroit, e em poucos anos tornou-se um grande fornecedor da nascente indústria automotiva em Michigan. Na foto acima Leland está à esquerda, em seu escritório, em 1902. Ele foi convidado a assumir a direção da Henry Ford Co. de 1899, depois que Ford, assim como Olds, se desentendeu com os investidores e saiu do negócio. Leland renomeou a empresa para Cadillac e criou a imagem de qualidade e confiabilidade que sempre caracterizariam seus veículos.

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Henry Ford (1863-1947), visto aqui em seu primeiro veículo experimental, o quadriciclo de 1896, na verdade foi o projetista do que mais tarde seria o primeiro Cadillac da história. Muitos dos que mais tarde iriam liderar a indústria automotiva, como Olds, Chapin, o próprio Ford, além de Chrysler e Nash, participaram ativamente dos primeiros anos do que depois se tornaria a General Motors.

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Em 1902, a Detroit Automobile Company, estabelecida em 1899 e posteriormente denominada Henry Ford Company, foi reestabelecida como “Cadillac Automobile Company”. Este modelo Runabout 1903, o primeiro produzido pela Cadillac, tinha motor de um cilindro e 10hp. O contraste entre a produção em massa de automóveis na América no Norte e artesanal e limitada na Europa, fica evidente quando comparamos a produção do primeiro ano da Cadillac de 2.947 veículos contra as 43 unidades produzidas pela Vauxhaull Inglesa,considerando as quantidades produzidas em 1903.

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Este é o primeiro automóvel fabricado pela Ford Motor Company, o Modelo A de 1903, que não deve ser confundido com o Modelo A fabricado entre 1928 e 1931. Note a semelhança com o primeiro modelo fabricado pela Cadillac, na foto anterior (acima), que também ficou conhecido como Modelo A. Ambos foram projetados por Henry Ford mas o motor do Cadillac é um projeto do próprio Leland.

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David Dunbar Buick (1854-1929), acima à esquerda, fundador da Buick Motor Co., foi um bem sucedido empresário de Detroit, fabricante de tubos que decidiu fabricar barcos movidos a gasolina e motores estacionários, por volta de 1900. Para tanto ele empregou dois mecânicos, Walter L. Marr e Eugene C. Richard, e os três desenvolveram o motor com válvulas no cabeçote. W.C. (Billy) Durant, acima à direita, investiu na Buick em 1904 e rapidamente suas habilidades como empreendedor a tornaram a maior em vendas, para depois, com os lucros da Buick, fundar a General Motors. Sua participação foi definitiva para o sucesso da Buick: a produção subiu vertiginosamente de 37 unidades em 1904 para 4.641 em 1907, quando então supera em vendas as rivais Olds e Cadillac somadas.

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O primeiro Buick experimental foi construído entre 1898 e 1901 e vendido também em 1901 para Walter L. Marr (1865-1941), que provavelmente foi quem o construiu para David Buick. Marr e sua esposa, Abbie, aparecem na fotografia acima andando no que se acredita ser o primeiro Buick fabricado. Esta fotografia foi encontrada em 1993 entre os papéis e objetos deixados pela filha de Marr. No verso da foto alguém escreveu “1898” e “Primeiro Buick”.

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O engenheiro chefe da Buick, Walter L. Marr (esquerda) e Thomas D. Buick, filho do fundador David Dunbar Buick, são fotografados acima no primeiro Buick fabricado em Flint, ao final de sua bem sucedida viagem de Flint a Detroit em Julho de 1904.

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A primeira fábrica da Buick localizada em Flint, na West Kearsley Street, tinha originalmente um andar sendo que os outros dois foram construídos posteriormente. Nesta época, era rodeada por fábricas de carruagens e charretes. A proximidade com a rede ferroviária era vital para facilitar a entrega da produção até os mercados consumidores.

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Acima, alinhados lado a lado no centro de Flint, em novembro de 1903, vê-se os primeiros oito Buicks Model B fabricados. William C. Durant havia assumido recentemente a direção da empresa, que mais tarde usaria para fundar a General Motors.

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Em 1905 a nova direção da Olds Motor Works organizou a primeira corrida através dos Estados Unidos. Dois Olds Curved Dash Runabout viajaram de Nova York a Portland, no Oregon, em 44 dias. Os pilotos chamaram seus carros de “Old Steady” e “Old Scout”.

Em breve publico a continuação desta grande história.

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